Matérias Jornalísticas

Este espaço é dedicado à indicação de notícias, reportagens, entrevistas, entre outros materiais jornalísticos ou de divulgação científica interessantes sobre comportamento e bem-estar animal. Esses materiais certamente complementam o conteúdo do Blog e trazem informações de qualidade. Tem matérias minhas e de outras pessoas.   1) Entrevista com o professor Stelio Luna, médico veterinário que…

Comentários de profissionais

Neste setor você encontra textos e comentários exclusivos de profissionais especializados e com experiência sobre temas específicos relacionados ao comportamento e/ou bem-estar animal. Assim, ao ler os textos aqui disponíveis, terá a oportunidade de aprender sobre comportamento e bem-estar animal diretamente a partir da experiência e do conhecimento adquirido por profissionais de qualidade que trabalham…

Comentários de cientistas

Aqui você encontra comentários de cientistas nacionais e internacionais sobre temas relacionados ao comportamento e bem-estar animal que são especificamente elaborados para o blog! Assim, ao ler tais comentários, terá a oportunidade de aprender diretamente a partir de cientistas renomados que têm vasta experiência na área de comportamento e/ou bem-estar animal ou mesmo em áreas…

Fotos e vídeos

Aqui posto ou adiciono links para fotos e vídeos interessantes relacionados ao comportamento e bem-estar animal. Junto a cada foto, vídeo ou link, adiciono uma descrição e um comentário. Conto com a participação de vocês para juntos discutirmos e desenvolvermos este post ao longo do tempo! 1) Esforço físico da truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss) para…

Artigos científicos e livros

Este espaço é dedicado a inclusão de artigos científicos e livros ou capítulos de livros relevantes para a área do comportamento e bem-estar animal. Conforme eu acrescento conceitos, fatos históricos e discussões sobre o tema, alguns artigos fundamentais que servem de base ou mesmo exemplificam tópicos são acrescentados aqui. LIVROS COMPORTAMENTO ANIMAL 1) Excelente livro…

Conceitos

Uma das características deste blog é que apresento aqui os conceitos básicos relacionados ao comportamento e bem-estar animal, visando divulgar o conhecimento, gerando questionamentos, discussões e esclarecimentos sobre cada conceito. 1) O que é Etologia? 2) O que é bem-estar animal? 3) O que é senciência? 4) Dor 5) Enriquecimento ambiental 6) O que é preferência? 7)…

Fatos históricos

Um ponto relevante a ser divulgado visando melhorar a compreensão a cerca da forma como interpretamos e lidamos com o comportamento e bem-estar animal é a exposição de fatos históricos relevantes que ajudaram a construir a história do bem-estar animal. Este também é um dos objetivos deste blog. 1) Quando emergiu o estudo do comportamento animal?…

Discussões

Os temas, conceitos e fatos históricos relacionados ao comportamento e bem-estar animal que vão sendo apresentados fornecem uma base para discutirmos e trocarmos informações a respeito de cada item apresentado, gerando um ambiente rico de aprendizado e crescimento profissional e pessoal na área. 1) Dor em peixes? 2) Testes de preferência? 3) Usar indicadores de…

FishEthoGroup Association

Este espaço é dedicado à divulgação científica produzida pela FishEthoGroup Association (FEG), uma organização sem fins lucrativos composta por profissionais dedicados a estudar e melhorar o bem-estar de peixes de produção. O FishEthoGroup procura preencher lacunas entre a ciência e as partes interessadas na prática da aquicultura, como produtores, certificadores, varejistas, ONGs, políticos e, inclusive,…

Iniciativa Consciência Animal

Assessoria, consultoria e soluções em Comportamento e Bem-estar animal Uma iniciativa para dar suporte ao desenvolvimento de projetos e artigos científicos de comportamento e bem-estar animal, além de oferecer cursos e soluções práticas na área 1)  Sobre 2) Missão 3) Serviços 4) Contato 5) Postagens & Reflexões 6) Momento Animal