Qual a maneira correta de divulgar ciência?

Publicado por Paulo em

Nos dias de hoje há uma preocupação de levar ciência à grande população, mas infelizmente essa preocupação é suprimida pelo desespero dos cientistas em publicar artigos científicos. Para nós esses artigos são importantes, pois estão diretamente relacionados com a chance de um jovem cientista conseguir um emprego. Claro que não é o único fator avaliado, mas é o mais importante. Mas será que avaliar um pesquisador pelo número de artigos publicados em revistas cientificas é correto? EU DIRIA QUE NÃO!!

artigos-cientificosOs artigos científicos têm a função de divulgação dos resultados criando uma maior comunicação entre os pesquisadores de diferentes países, criando assim, importantes conexões entre grupos de pesquisa. Eles são responsáveis por criar discussões sobre diversos assuntos, o que resulta em mais perguntas. Nesses artigos também são descritas as metodologias utilizadas para que estas possam ser replicadas por outros pesquisadores, e é assim que a gente consegue repetir experimentos e avançar, por exemplo, no estudo de uma doença. Acredito que por isso a divulgação científica acabou se focando em pessoas que vivem nesse meio, que são os próprios pesquisadores.

No entanto, essa forma de divulgação científica está sendo reavaliada!! Hoje o que se espera de uma boa divulgação é que ela consiga levar conhecimento para a população em geral. Uma divulgação que mostre a ciência presente no dia a dia, pois é necessário atrair o interesse das pessoas pela ciência, gerando discussões e assim, levando a formação de uma sociedade cientificamente ativa. No entanto, estamos muito longe disso, infelizmente, mas uma forma de tentarmos dar início a essa mudança necessária foi a criação do DESCASCANDO A CIÊNCIA.

Mesmo assim, é sempre recorrente aqui no BLOG colocarmos links para artigos científicos para quem se interessar em aprofundar no assunto, mas eu sei que muita gente que se interessa pode ter dificuldade em fazer a leitura por conta de não estar familiarizado com esse tipo de texto, que está, na maioria das vezes, em inglês e cheio termos científicos específicos.

Como interpretar um artigo científico?

artigo-cientifico[2]Para tentar resolver isso temos um dica rápida para não se perderem e nem perderem a vontade de buscar mais informação: os mais curiosos devem abrir o artigo e ir direto para a INTRODUÇÃO, onde é comentado um pouco mais sobre a história da doença e das plantas por exemplo, na METODOLOGIA para conhecer as técnicas que foram utilizadas no trabalho. Para ver qual foi a reposta encontrada para cada experimento, vá até os RESULTADOS, é nessa etapa que quase sempre são apresentadas figuras para facilitar a compreensão e por fim na DISCUSSÃO, na qual o autor confronta os seus resultados com resultados de outros pesquisadores deixando claro o seu pensamento sobre o trabalho desenvolvido.

A boa notícia é que nós estamos preocupados e interessados em levar uma ciência de qualidade a todos e estamos engajados em fazer com que isso aconteça de uma maneira fácil! Não tenham vergonha e estamos aqui para ajudar de todas as formas que pudermos, não hesitem em participar, comentar, enviar e-mails, pode ser com perguntas, sugestões e reclamações. Queremos retribuir todo o investimento e estamos aqui pra isso!!

“O saber científico  é desenvolvido para ser refletido, meditado e discutido”

Edgar Morin

Escrito por Paulo Camargo e Laís Moreira Granato

Paulo

Biólogo, mestre em microbiologia, tentando largar o vicio em seriados para poder completar o doutorado em biologia molecular.

Alessandra A. de Souza · 11 de julho de 2016 às 21:22

Muito bom Paulo. Parabéns pelo seu comentário, afinal a ciência é para todos e os cientistas só serão valorizados quando a sociedade souber o que os cientistas fazem por eles!

Paulo · 12 de julho de 2016 às 23:45

Muito obrigado Alessandra e vamos fazer essa conexão dos cientistas com a sociedade.

Francisco H. · 12 de julho de 2016 às 00:29

Ficou excelente o texto Paulo. Parabéns 🙂

Paulo · 12 de julho de 2016 às 23:45

Obrigado Francisco.

Cristina Canale · 12 de julho de 2016 às 08:35

Gostei muito do texto! Especialmente quando vc diz que "é necessário atrair o interesse das pessoas pela ciência". Acho que assim nossos pesquisadores poderão ser mais valorizados aqui no Brasil. Tá aí nossa missão!

Paulo · 12 de julho de 2016 às 23:35

Precisamos e merecemos ser valorizados, né! Estamos abraçando essa missão e toda ajuda é bem vinda. Feliz por ter gostado, participe sempre Cristina.

André Garcia · 12 de julho de 2016 às 11:36

Parabéns pelo post e pelas dicas, creio que são muito úteis para quem ta começando a se aproximar da ciência. Recomendo até colocar esse post como opção fixa de menu, algo como "como ler ciência" ou "iniciante em ciência, leia isto primeiro".... No próximo curso vamos chamar vocês para dar essas dicas ao vivo heheh 😉

Paulo · 12 de julho de 2016 às 23:32

Obrigado pela dica André, que bom que está gostando e estamos a disposição, é só nos chamar.
    Vlw.

Juliana Botelho · 15 de julho de 2016 às 09:02

Oi, Paulo.
Parabéns pela iniciativa do seu blog! As ciências em geral precisam de mais e mais pessoas trabalhando pela popularização dos resultados, pela explicação dos processos e pelo desvelamento dos bastidores da ciência.
Meu comentário aqui vai para a charge da Luiza Carvalho (e não Cardoso) que você usou no seu post. A charge em questão foi publicado originalmente no blog Diálogos c/ Ciência, nos tempos em que a Luiza era bolsista do projeto. Por esta razão, teria sido legal você ter pedido autorização prévia para a re-publicação, mantendo um link para o post original (https://dialogoscciencia.com/2013/07/24/a-divulgacao-cientifica-e-a-minha-formacao-no-bacharelado-de-ciencias-biologicas-da-ufmg/). Ela teria sido dada com o maior prazer!
Diferentemente das publicações com fins comerciais, os blogs de ciência só têm a ganhar com este tipo de interação. Afinal, quando compartilhar conteúdo autoral de qualidade, dando os devidos créditos de autoria, estamos fortalecendo uns aos outros e ajudando a divulgar blogs que divulgam ciência.
Fica aí a minha dica.
Abraços e sucesso com o seu blog!

Laís · 15 de julho de 2016 às 09:49

Olá Juliana, obrigada pelo comentário, acreditamos que nós cientistas precisamos contribuir uns com os outros para fazer com a divulgação científica seja mais eficiente e assim chegue a cada vez mais pessoas. A responsável pela colocação da charge fui eu, por isso estou respondendo. Eu acho que coloquei o nome correto na legenda (Luisa Carvalho) e quanto ao link ele também está lá no post quando falamos de divulgação científica. Inclusive usei o link porque achei muito interessante e informativo, e gostaria de entrar em contado com a Luisa para posteriores charges para o blog, você teria o contato dela? Mais um vez obrigada, continue nos acompanhando!

Juliana Botelho · 15 de julho de 2016 às 10:53

Oi, Laís.
      Obrigada pela resposta. Agradecemos a citação ao Diálogos c/ Ciência. De qualquer forma, sugiro ainda que a fonte da imagem apareça na legenda, como costuma acontecer em trabalhos acadêmicos. Com relação ao email da Luiza Carvalho, aqui vai luiza.ncarvalho@gmail.com. Ela vai gostar de saber que as charges dela continuam sendo apreciadas.
      Abraços.

Camila Delmondes · 26 de julho de 2016 às 08:35

Paulo, que texto gostoso de ler. Saiba que toda vez que um cientista desperta para essa necessidade, um jornalista especializado em ciência regozija em silêncio. Muito bacana mesmo. Parabéns pela iniciativa.

Michelly · 5 de outubro de 2016 às 16:22

Gostei muito texto. Realmente atualmente os pesquisadores se preocupam em publicar artigos científicos por vários motivos um deles é o que você sitou no texto conseguir um emprego, com isso a divulgação da ciência com uma linguagem mais para população em geral acaba ficando em desvantagem.

Rafaela Lima · 3 de fevereiro de 2021 às 12:17

Olá, acabei de conhecer o blog, gostei muito e vou continuar acompanhando as publicações. É fundamental que tenhamos cada vez mais pessoas comprometidas em divulgar a ciência. Parabéns!!

Qual a maneira correta de divulgar ciência? - Blogs Científicos - UNICAMP · 12 de julho de 2016 às 11:32