[VENHA APRENDER] Curso “Methods in Statistical Genomics”

[VENHA APRENDER] Curso “Methods in Statistical Genomics”

O ideário do melhoramento de plantas e animais mimetiza os métodos naturais de seleção de genótipos mais convenientes. Quando a humanidade começou a se dedicar ao melhoramento das espécies, não dispúnhamos de muito além de informações fenotípicas, quase sempre influenciadas pela força do ambiente. Hoje temos disponíveis dados de varreduras genômicas que possibilitam predições mais rigorosas sobre o potencial de cada planta ou animal. Maior decorrência deste cenário é a ampliação da efetividade de programas de melhoramento, com redução de…

Read More Read More

Projeto investiga variações e padrões de cromossomos sexuais e B de animais – Parte II

Projeto investiga variações e padrões de cromossomos sexuais e B de animais – Parte II

Quem gostou da primeira parte da reportagem, vale a pena conferir a continuação aqui. Na postagem anterior, introduzimos conceitos e tipos de cromossomos sexuais conservados ou não, definições e histórico  de cromossomos B,  importância e tipos de polimorfismos [variações] cromossômicos, um olhar sobre o drive – mecanismo de perpetuação que cromossomos B podem realizar na meiose -, entre outros tópicos básicos e avançados da Citogenética. Agora vamos desenvolver alguns achados sobre polimorfismos em cromossomos sexuais, bem como discutir sobre a…

Read More Read More

O DNA do reflorestamento

O DNA do reflorestamento

O Brasil é amplamente reconhecido no mundo como um país megabiodiverso, ou seja, suas paisagens naturais abrigam uma imensa diversidade de espécies animais, vegetais e de todos os outros tipos. Isto é resultado, pelo menos em parte, de sua extensão geográfica continental, que inclui uma grande variedade de formações geológicas, relevo e clima, que interagem entre si e com vários outros fatores e proporcionam uma grande heterogeneidade ambiental. O Brasil possui seis grandes biomas terrestres. A Amazônia é a maior…

Read More Read More

Pesquisa ajuda a desvendar variações e padrões em cromossomos sexuais e B de espécies evolutivamente independentes – Parte I

Pesquisa ajuda a desvendar variações e padrões em cromossomos sexuais e B de espécies evolutivamente independentes – Parte I

Tanto cromossomos sexuais quanto os B são bem distintos no genoma, mas pesquisadores apontam que seres vivos evolutivamente distantes apresentam padrões comuns de genes nesses cromossomos Todo mundo já deve ter ouvido falar em cromossomos alguma vez. Eles são a estrutura compactada das moléculas de DNA, sendo grandes componentes da célula onde os genes se distribuem e, assim, responsáveis pela transmissão de grande parte das características hereditárias. Dentro do conjunto regular de cromossomos, destacam-se os cromossomos sexuais, que são elementos…

Read More Read More

Do pasto ao prato

Do pasto ao prato

“Se eu quisesse agradar a todos, não daria a minha opinião. Eu faria um churrasco!” O leitor deve estar acostumado a ouvir essa frase, tendo em vista a popularidade do churrasco brasileiro e a sua importância para nossa cultura. O que talvez você não saiba é que, além de carne e leite, nós consumimos muitos outros produtos que vêm do boi: os cascos e os chifres são utilizados na produção de comidas para pets, compensados, plásticos, adesivos, filmes fotográficos, shampoos…

Read More Read More

Natureza seletiva

Natureza seletiva

Neste ensaio abordaremos a relação da genética com os princípios da seleção natural, ambas importantíssimas para a teoria da evolução. Gostaria de iniciar com uma importante observação: frequentemente o termo “teoria” é indevidamente interpretado. Devemos recordar que teoria científica é uma espécie de classificação do mais alto status de credibilidade. Isto é, uma teoria é amplamente aceita pois existem fatos sólidos que sustentam a sua explicação. Além disso, as teorias podem ser continuamente testadas e com comprovação científica ganham ainda…

Read More Read More

A joia da coroa

A joia da coroa

“SARS-CoV-2 é um vírus RNA fita simples com cerca de 29 kb que codifica 29 proteínas”. Estas são as credenciais genéticas do nosso atual inimigo número 1, o famigerado coronavírus da dinastia SARS, o segundo de seu nome, afinal, estamos falando de coroas. Em uma única frase, residem todas as informações que o vírus precisa para promover a infecção de seus hospedeiros e a sua própria replicação. Em uma única frase, reside também um arsenal de informações que nós, os…

Read More Read More

À sombra da sibipiruna

À sombra da sibipiruna

O ato de ensinar, prestigiosa função legada ao professor, divide crescentemente o cenário de sala de aula com a necessidade de emprego de estratégias de reversão do desinteresse dos alunos e da tão proeminente quanto indesejada evasão escolar. As funções do professor se expandiram em número e suas responsabilidades atingiram esferas mais amplas que a tradicional comunicação de conteúdo. Buscar o engajamento de crianças e adolescentes no processo educativo formal e sensibilizá-los para a sua relevância tornaram-se preocupações centrais de…

Read More Read More

As plantas nos unem

As plantas nos unem

Quando vi este texto pela primeira vez há alguns anos, eu estava escrevendo minha tese de doutorado e por isso não o dei a devida atenção. Naquele momento o que atraiu meu olhar foi o título do texto: “Mi cassava es tu cassava” que em tradução livre seria “Minha mandioca é a sua mandioca” (já se vão uns bons 10 anos em que pesquiso a genética de mandiocas). Entretanto, longe de ser um texto sobre mandioca, o que salta aos…

Read More Read More

O DNA do geneticista

O DNA do geneticista

O geneticista, ao confessar seu ofício, normalmente se depara com as mais animadas interjeições: “Uau!”, “Que chique!”, “Deve ser muito interessante!”. Impossível não compreender, impossível não endossar tais reações, pois há muito, senão tudo, de delicioso nesta profissão. A missão do geneticista é desvendar os meandros da hereditariedade e as ligações entre as moléculas que habitam o núcleo das células e as características dos respectivos organismos, tais como altura, tipo sanguíneo ou predisposição a doenças. Das mais diferentes formas e…

Read More Read More