O nascimento dA Pedra – a Educação no MEIO do caminho

Parede de tijolosNosso interesse principal é a Educação. Portanto, a intenção do blog é divulgar assuntos relacionados à Educação. Contudo, recordando Drummond, “havia uma pedra no MEIO do caminho”. A Educação é um tema muito amplo. Pode-se escrever sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo. Pode-se facilmente ser muito generalista e ficar na superficialidade. Neste sentido, a pedra drummondiana nos ajuda a procurar um enfoque mais detalhado. Ao lançá-la n´água, a pedra afunda e pode atingir profundidades não visíveis da superfície.

Assim, é a pedra que afunda a revelar nossas intenções: abordar temas de modo aprofundado. E, por meio da reflexão, buscar aspectos nem sempre revelados na superfície aparente. Até porque, quando os primeiros hominídeos abandonaram as cavernas foi com pedras que construíram suas moradias. E nem é preciso fazer referência à a alegoria da caverna de Platão! Evoluiu-se até construir muros em volta de si mesmo. Muros que precisam ser desconstruídos, como apontado na música “Another Brick in the Wall – part 2”, do Pink Floyd. Lembram-se dos estudantes questionando o sistema de ensino e, principalmente, a abordagem tradicional e conteudista do processo ensino-aprendizagem?

Unificando e expandindo ideias com uma Pedra

TabletDrummond, que já ajudou a revelar nossa intenção, também orientou-nos a aprofundar os temas que serão apresentados. Mas devemos recordar que, como dito popularmente, o inferno está repleto de boas intenções não realizadas. Neste ponto, já questionando se as pedras realmente nascem, ressalto a história do nascimento da “Pedra”. Esse blog surgiu para unificar dois outros blogs e, de certa forma, ampliar as possibilidades de colaboração, abrindo espaço para temas mais variados em relação ao que vinha sendo tratado anteriormente. Os blogs do grupo de pesquisa LANTEC, que abordava as questões tecnológicas relacionadas à Educação, e o blog “Abre-te Sésamo”, que abordava o mundo dos movimentos abertos, se uniram para ampliar seus escopos de investigação e buscar novas colaborações e pontos de vista ainda mais diferenciados.

Só quem sabe a dificuldade de manter a periodicidade do blog ou buscar colaboradores entenderá os benefícios da unificação. Tentaremos preservar as características e ideais dos antigos blogs e melhorar a sinergia na publicação das matérias deste novo blog. Portanto, pedimos desculpas aos antigos leitores dos blogs do LANTEC e “Abre-te Sesamo” por inconvenientes que a transição possa trazer. Enfim, continuam os princípios, os interesses e nossa devoção ao publicar, e publicar regularmente, artigos para toda a comunidade interessada em Educação, Tecnologia, Movimentos Abertos e tudo que possa se relacionar a estes temas.

Olhando para um futuro de Pedra

OpenAccessChamamos ainda a atenção para Drummond, quando apontou “a pedra no MEIO do caminho”. A escolha do título também se deve ao “MEIO”! A Tecnologia deve ser o meio para ampliar a qualidade da Educação, nunca um fim em si mesma. E mesmo os movimentos abertos podem ser considerados um meio para se buscar uma sociedade mais justa, mais aberta, com maior participação e possibilidade de se obter informações confiáveis que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem.

Neste momento, em que a tecnologia tanto facilitou a reprodução digital do conhecimento (com custos muito mais baixos), muitos percebem intenções de privatizar a Educação, usando a revolução digital como justificativa. Nesse contexto, os movimentos abertos podem revolucionar modelos de negócio e serem vistos como a maneira de evitar cobranças indevidas por serviços. Mesmo considerando as cobranças justificáveis para a geração de lucro e acumulação de renda. Entretanto, é preciso garantir o acesso à informação para que cada um possa exercer sua cidadania.

Vida longa à Pedra

A PedraQue a “Pedra” seja bem-vinda. Que os leitores não se afoguem e estejam dispostos a nos acompanhar em reflexões que, como princípio, procurarão divergir do trivial! Que o caminho valha a pena ser percorrido pelas paisagens do meio do caminho e não apenas pela objetividade fixada em um fim, seja ele qual for. Afinal, a “vida” de uma pedra é loooonga! Long Live Rock, ou, se preferirem em português, vida longa à Pedra!

Sobre Cássio Ricardo Fares Riedo 12 Artigos
Doutorando em Educação (FE), psicólogo, químico, programador e analista de sistema. Envolvido com software livre desde os 16 anos qdo começou a programar. Acredita que, com a atual mudança no sistema de produção em direção a digitalização das informações, o movimento de abertura em várias áreas (open source, open science, open data, recursos educacionais abertos, etc.) possa propiciar uma sociedade mais justa e solidária, com uma melhor distribuição dos conhecimentos e mesmo de renda.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.