OpenCon 2017: movimentos abertos de acesso, educação e dados!

Nós, voluntários que administramos o Blogs de Ciência na Unicamp, estaremos apresentando um encontro aberto com a comunidade sobre a importância dos blogs na Educação Aberta no OpenCon 2017 – Campinas.

Cartaz de participação no OpenCon 2017-Campinas - movimentos abertos de acesso, educação e dados
Cartaz de participação no OpenCon 2017-Campinas

O encontro ocorrerá no dia 27 de outubro às 15h e é um evento gratuito. Mas precisa se inscrever pelo site. O OpenCon 2017 – Campinas terá também várias outras apresentações interessantes. Se estiver em Campinas e os movimentos abertos forem de seu interesse, vale a pena passar por lá. Confira a programação no site.

Mas o que é o OpenCon?

O OpenCon é um evento internacional organizado pela Right to Research Coalition (coalizão pelo direito à pesquisa), um projeto desenvolvido pelo SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition – coalizão para editores e recursos acadêmicos), uma coalizão de bibliotecas acadêmicas e de pesquisa comprometido em tornar os movimentos abertos como padrão para a pesquisa e a educação.

 

 

A SPARC é uma aliança internacional de organizações de estudantes de graduação e pós-graduação que representa quase 7 milhões de estudantes em mais de 100 países ao redor do mundo. Defende e procura incentivar o compartilhamento aberto do resultado de pesquisas e materiais educacionais. Busca também democratizar o acesso ao conhecimento e acelerar o processo de educação e descobertas científicas. Uma lista de membros do SPARC pode ser encontrada em sua página.

Os pilares estratégicos do SPARC

Por mais de uma década, a SPARC tem promovido a Agenda Aberta. Trabalha intensamente para tornar os movimentos abertos um modo padrão para a pesquisa e educação. As atividades do SPARC estão embasadas em quatro pilares estratégicos para assegurar o compartilhamento aberto do conhecimento:

  1. Pilar político: visa ampliar o perfil de políticas públicas voltadas para os movimentos de abertura;
  2. Pilar da educação: visa promover a compreensão dos benefícios resultantes pela adoção de movimentos abertos;
  3. Pilar da colaboração: visa incentivar o surgimento de novas normas e métodos que apoiem a Agenda Aberta;
  4. Pilar de Incubação: visa demonstrar como novos modelos de negócios escaláveis podem sustentar o compartilhamento aberto do conhecimento.

Mas por que a Agenda e os movimentos abertos são importantes?

Os números dos movimentos abertos na OpenCon
Os números dos movimentos abertos na OpenCon

A Internet mudou a forma como o conhecimento é criado e compartilhado. Com as mudanças, o conhecimento deixou de ser acessível apenas para poucos privilegiados. Os formatos “somente para leitura” inibiam a colaboração e os movimentos abertos promovem sua otimização.

Atualmente, diante da capacidade sem precedentes propiciada pela digitalização, é possível adaptar e desenvolver o conhecimento em tempo real e de modo prático e imediato para resolver problemas e estimular novas descobertas. O desafio do momento é saber utilizar todo o potencial da Internet para promover a Agenda Aberta.

O Acesso Aberto

A pesquisa fornece o alicerce da sociedade moderna. Ela conduz avanços inimaginados e seus resultados permitem transformar suas descobertas em melhores condições de vidas. Por exemplo, considere os novos tratamentos para doenças, soluções para o aquecimento global ou a utilização de novas matérias-prima. Entretanto, o sistema atual de pesquisa se ampara num modelo que ainda não usa adequadamente as novas tecnologias.

O sistema atual, em plena era digital, ainda usa prevalentemente o modelo baseado em impressão. Os resultados continuam “protegidos” por barreiras técnicas, legais e financeiras. Tais barreiras artificiais são mantidas por editores que restringem o acesso a poucos privilegiados, privando a maior parte da população mundial de obter novos conhecimentos, além de impedir a utilização de novas técnicas de pesquisa. Foi esse descompasso com a tecnologia digital que originou o conceito de Acesso Aberto. O ideal seria um sistema que conseguisse comunicar os resultados das pesquisas para qualquer pessoa e em qualquer lugar.

O Acesso Aberto deve ser gratuito, imediato e online. Deve fornecer os artigos de pesquisa combinados com o direito de usá-los totalmente em ambiente digital. É uma atualização moderna e necessária para promover a comunicação das pesquisas no mundo digital. Assim, realiza-se também o propósito original de acelerar a pesquisa.

A Educação Aberta

A educação é fundamental para o avanço da sociedade. É o modo de ampliar a riqueza do conhecimento humano e preparar a próxima geração da sociedade. Ela transforma crianças em cidadãos, aprendizes em profissionais e trabalhadores braçais em trabalhadores qualificados.

A ampliação das oportunidades educacionais é mais urgente agora do que jamais foi. Através da Internet, é possível encontrar informações instantaneamente sobre praticamente qualquer tópico. Tornou-se possível compartilhar conhecimentos em qualquer lugar do mundo quase tão facilmente como se estivesse numa sala de aula. Materiais educacionais podem ser divulgados a uma audiência mundial praticamente sem custo marginal. Entretanto, o mercado editorial de materiais educacionais continua restrito por modelos que restringem a disseminação de novos recursos. Os atuais sistemas de compartilhamento de informações em educação ainda não alcançaram o potencial da tecnologia do século XXI.

Considerando as práticas originadas no mundo analógico e o potencial tecnológico da Internet, os atuais sistemas educacionais ainda permanecem desconetados. O movimento da Educação Aberta procura apoiar o ensino e a aprendizagem para torná-los mais acessíveis e eficazes. Além disso, promove também a utilização, o compartilhamento e a adaptação ao ambiente digital.

Acredita-se realmente que uma educação melhor possa significar um futuro melhor. Ela pode ser considerada a chave para promover desde a construção de uma economia forte até uma vida mais saudável. Ao aumentar o acesso à educação e criar uma plataforma mais eficaz, a Educação Aberta beneficia a todos.

Os Dados Abertos

Na era digital, os dados são a matéria-prima que propiciam novas pesquisas e possibilitam que se chegue a novas descobertas. O acesso irrestrito aos dados, seja em Ciências da Vida ou Sociais, é crucial para acelerar o avanço científico. Os dados desempenham um papel crucial na capacidade de prever e minimizar desastres naturais, na compreensão da biologia humana ou no desenvolvimento da computação.

Entretanto, apesar de sua importância, ainda permanecem fragmentados e inacessíveis por restrições técnicas, jurídicas e financeiras diferentes. Percebe-se a existência de um fosso entre a tecnologia digital e a infra-estrutura de coleta e compartilhamento de dados. Foi tal percepção que originou a necessidade dos Dados Abertos.

Os dados tornaram-se a informação necessária para replicar e verificar os resultados da pesquisa. Assim, os Dados Abertos apresentam potencial para acelerar o processo de pesquisa e de melhorar a confiança nos resultados. O acesso, a utilização e o cuidado com a crescente quantidade de dados são fundamentais para as pesquisas.

Movimentos abertos na OpenCon 2017-Campinas
Movimentos abertos na OpenCon 2017-Campinas

Conclusão

Enfim, a missão dos movimentos abertos é socializar o conhecimento. Possibilitar um acesso mais amplo, por parte da população, ao conhecimento. Desde 2014, o OpenCon promove conferências que visam capacitar a próxima geração para o desenvolvimento dos movimentos abertos.

OpenCon é mais do que uma conferência, é uma plataforma para desenvolver habilidades críticas. Consegue catalisar ações voltadas para um sistema mais aberto de compartilhar a informação do mundo, desde pesquisas acadêmicas e científicas até materiais educacionais e dados digitais de pesquisa.

Movimentos abertos: os eventos satelites da OpenCon 2017
OpenCon 2017 – eventos satélites

Os eventos “satélites” do OpenCon combinam conteúdo, temas e idéias do encontro principal com atividades organizadas localmente. O evento principal ocorrerá entre 11 e 13 de novembro em Berlim, com vários eventos satélites em todo o mundo. A página (em inglês) apresenta os eventos satélites ao redor do mundo.

Venha você também participar do OpenCon 2017 – Campinas e fazer parte desse movimento pela democratização do acesso ao conhecimento. Una-se ao ao Acesso, Educação e Dados Abertos.

Doutorando em Educação (FE), psicólogo, químico, programador e analista de sistema. Envolvido com software livre desde os 16 anos qdo começou a programar. Acredita que, com a atual mudança no sistema de produção em direção a digitalização das informações, o movimento de abertura em várias áreas (open source, open science, open data, recursos educacionais abertos, etc.) possa propiciar uma sociedade mais justa e solidária, com uma melhor distribuição dos conhecimentos e mesmo de renda.

Share
Sobre Cássio Ricardo Fares Riedo 12 Artigos
Doutorando em Educação (FE), psicólogo, químico, programador e analista de sistema. Envolvido com software livre desde os 16 anos qdo começou a programar. Acredita que, com a atual mudança no sistema de produção em direção a digitalização das informações, o movimento de abertura em várias áreas (open source, open science, open data, recursos educacionais abertos, etc.) possa propiciar uma sociedade mais justa e solidária, com uma melhor distribuição dos conhecimentos e mesmo de renda.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*