Programação para o fim de semana? SNCT

Aproveitando a aproximação do final de semana vou sugerir uma programação aos fãs de Ciência e Tecnologia. De 20 a 26 de outubro está sendo comemorada a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Um evento criado pela coordenadoria de divulgação científica do Ministério de Ciência e Tecnologia e pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência. São diversas atividades realizadas por todo o território nacional abordando qualquer assunto relacionado a Ciência e Tecnologia. De forma a nortear o evento, esse ano o MCT escolheu como tema “Evolução e Diversidade” em homenagem aos 150 anos da publicação da Seleção Natural.

Todas as instituições de pesquisa e educação são convidadas a participar do evento todos os anos e as atividades são sempre gratuitas. Dessa forma, o evento busca levar ao público a importância da pesquisa científica, difundir o pensamento investigativo e alardear a produção do conhecimento realizada no país. As atividades reúnem exposições, apresentações culturais, palestras, matérias em jornais e revistas, emissoras de rádio e de televisão. Ao todo são mais de dez mil atividades realizadas por 745 instituições diferentes em mais de 400 cidades de todos os estados da federação, além do Distrito Federal.

Peguei algumas dicas para o final de semana dos interessados que listo a seguir, mas não deixem de conferir a lista completa no site da Semana (http://semanact.mct.gov.br). Em Manaus os visitantes do INPA, Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas, terão acesso ao laboratório de mamíferos aquáticos. Se você está em Recife o Espaço Ciência Pernambuco terá uma exposição de foguetes brasileiros, satélites, oficina de montagem de telescópios e mini-foguetes. No Planetário do Rio de Janeiro, na Gávea, haverá palestras a partir das 15 h sobre a biodiversidade brasileira no Zoomóvel, um ônibus com ambientação dos nossos principais ecossistemas. Em Brasília, no auditório do CNPq, esplanada dos ministérios, ocorrerá às 9 h da manhã de sábado um espetáculo teatral sobre o corpo humano e suas defesas contra as doenças. Já em Belo Horizonte minha sugestão é o curso de Introdução à Paleontologia, no Museu de Mineralogia. Quem estiver em São Paulo pode conferir a Mostra Internacional de Ciências na TV no domingo das 10 às 17 h na Estação Ciência da USP. Por fim, aqui em Cuiabá a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia organizou uma mostra dos trabalhos vencedores das feiras de ciências pelo estado todo, além de apresentações do Show de Física da USP no Centro de Eventos Pantanal.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.