Biologia se aprende é no mato

Esse feriado eu, o colega Rogério Añez, professor de botânica na UNEMAT, e mais 29 estudantes de Biologia passamos quatro dias inesquecíveis no Pantanal Mato-grossense. Fomos com o intuito de estudar um pouco dessa paisagem de exceção, como o classifica Ab’Saber e acabamos vivenciando muito mais. Dos catastróficos efeitos da água não filtrada dos rios, à dor da ferroada de um bagre, à importância do trabalho em equipe, acho que todos voltamos de lá pessoas melhores. Obrigado a todos que participaram da saída de campo e espero que muitas outras se sucedam.

Discussão - 11 comentários

  1. Andressa >Dêssa disse:

    Realmente, momentos inesquecíveis!
    Foi tudo muito bom fora do pronto socorro! hehe
    Gostaria de agradecer os professores Eduardo Bessa e Rogério Añes pelos conhecimentos dividos...
    Qdo pensarmos em sair a campo novamente, não tenham dúvidas que seram convidados... espero que recebamos convites tbm! hehe
    Foi sim tudo muitoo bom, conhecemos a 7ºmaravilha do mundo! Obrigado por tudo... e dsculpe alguma coisa!
    Beijos

  2. Igor Zolnerkevic disse:

    Conta essa história da "dor da ferroada de um bagre"!

  3. Felipe Palis disse:

    Com certeza o título desse post condiz muito com essa viagem.
    É no campo que visualizamos as teorias que aprendemos em sala de aula.Passamos "apertados" com algumas situações, mas tudo deu certo no final.
    Também agradeço a participação de todos e, principalmente, dos professores Eduardo Bessa e Rogério Añez.
    Um abraço.

  4. Eduardo Bessa disse:

    A história da ferroada do bagre foi que um aluno nosso, o Robson, teve o azar de pisar bem onde repousava um bagre ou cascudo, não deu para vê-lo por causa da turbidez da água. Em uns 15 minutos a perna dele estava doendo um monte e ele ficou bem assustado. Depois de uma visita ao PS de Poconé, uma injeção de anestésico na sola do pé e outra de analgésico no traseiro, estava novamente lépido e faceiro.

  5. Legal, se tiver algum "tour" desse em dezembro ou janeiro me avise, acho que estarei em Cuiabá!!

  6. Michele Gonçalves disse:

    Foi maravilhoso... um lugar lindo.
    Tudo muito bom, fora o tanto de coisas que aprendemos... foi divertido à Bessa (não resisti =D).
    Obrigado professores Añez e Bessa pela paciência e parceria.
    Até a próxima.

  7. Luciana Talita disse:

    Concerteza foram momentos inesquecíveis, experiências que vão muito além do ensino acadêmico. Ter o privilégio de conviver e conhecer melhor pessoas de natureza única, que em apenas quatro paredes cotidianas seria impossível. Aprender a importância do trabalho em equipe e a preocupação com o bem estar do colega dentre tantos outros ensinamentos que invevitavelmente serão inesquecíveis. Experiência agradável e revigorante.Quando é a próxima???rsrsrs
    Agradeço aos profs por aceitarem a tarefa de nos coduzir nesta jornada e aos nobres colegas por tornarem estes quatro dias super agradáveis. Alem de Agradecer a Andressa e o Adelis por tornarem a viagem possível.
    bjoes

  8. Bruno Zago disse:

    Fora os pernilongos gigantes do pantanal, foi tudo ótimo, realmente inesquecivel. Aprendemos muito, nos divertimos a bessa. (piadinha batida rsrsrs)

  9. Angélica Massaroli disse:

    Realmente essa viagem foi maravilhosa e concerteza é inesquecível, aprendemos muito, passamos momentos difíceis mas ño fim acabou tudo ótimo e agora so espero que possamos fazer uma dessas para a amazônia!
    E olha muito obrigada aos professores Bessa e Añez pelo conecimento que voces transmitiram pra gente e aos meus queridos colegas pela convivência.
    Grande bj a todos e ate a proxima...

  10. Robson ( o cara do bagre ) disse:

    Com certeza, dias maravilhosos!!
    com tantas coisas bonitas e fascinantes a injeçao na sola do pé passo quase despercebida (quase, pois doeu a bessa kk).
    Agradeço ao professores e todos por esses dias inesquecíveis!
    abraços

  11. Añez (Rogério) disse:

    Obrigado aos agradecimentos. Estamos "aqui" pra isso também. Como pantaneiro nativo eu não poderia deixar de ir e também de falar sobre minha "casa". Sempre será um prazer voltar lá e se quiserem me chamar, estou a disposição.
    Abraços Botânicos em todos e todas.
    Añez

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.