Ciência cotidiana 2 – Como funciona um forno de microondas?

Maravilhas da tecnologia! Hoje em minha cozinha prescindo de um fogão, mas acho que nunca mais sobreviverei sem um forno de microondas. Esse eletrodoméstico que já se infiltrou nas casas das mais puristas Amélias do país, apesar de sua utilidade, ainda tem seu funcionamento envolto em uma névoa de mistério. Abre a portinha, coloca ali o prato congelado, aperta meia dúzia de botões, assiste-se ao cronômetro regressivo ou à bandejinha a girar e, após três apitos, lá está o seu jantar pronto.

Feitiçaria? Não, é tecnologia. O forno de microondas é baseado em um princípio da física chamado ressonância. Segundo esse princípio duas ondas com a mesma freqüência tendem a aumentar sua amplitude. As microondas do nosso forno têm a mesma freqüência de vibração que as moléculas de água, gordura e açúcar, 2500 Mhz. No caso das microondas o que entra em ressonância com ela é a água. Variações dessa mesma técnica são usadas por uma criança para brincar no balanço, numa ressonância magnética médica ou na antena do rádio. O forno faz vibrar por ressonância as moléculas presentes no alimento. E o que essa vibração tem a ver com aquecer comida? Bem, o calor é simplesmente a forma como sentimos as partículas em movimento.

É por essa história da refração que não se pode usar material reflexivo dentro desse tipo de forno. As ondas incidiriam no recipiente e refletiriam “cozinhando” o eletrodoméstico em vez do alimento. Os recipientes chamados de refratários não são aquecidos pelas ondas e nem as refletem, por isso são ideais. Também é por isso que o microondas não é exatamente a melhor forma de secar seu gatinho. Ele não faria vibrar apenas a água dos pêlos do bichano, mas também aquela presente em seu sangue e órgãos, cozinhando-o. Por falar em cozinhar por dentro, o papo de que o microondas cozinha de dentro para fora é lenda. Ele aquece quase por igual a parte de fora e a de dentro, já que a radiação das microondas atravessa o alimento, o calor se expande por radiação, ao invés da condução do forno a gás. Daí que a casquinha do pão que você aquece ali não tosta mais que seu interior, dando à casca a textura tão molenga quanto o interior da massa.

Discussão - 5 comentários

  1. Carlos disse:

    É legal colocar um sabonete dentro do microondas.
    E um CD também, mas tem que ser só uns 10 segundos.

  2. Carlos disse:

    O que tem de errado? Por que as letras com acento ficaram assim quadradas?
    áéíóúàèìòùäëïöüâêîôûãõ

  3. Igor Santos disse:

    Ótima explicação, só faltou uma coisa:
    MAGNATRON!
    (Foi mal, não resisti...)

  4. luisa disse:

    olá, meu microondas é velho, deixo a comida la dentro por pouco tempo e a agua dela escorre, ficando em volta do alimento, borbulhando, e gruda no prato, parece que estou comendo algo contaminado pelas radiações... voce acha que isso pode fazer mal p. quem come a comida?
    Alias, aquela tampa de um plastico, que deve ter uma caracteristica especifica para ser usado em microondas, serve p. proteger a comida? caso seja, que males a radiação pode trazer a comida? se souber dessas informações, responda por favor. Obrigada.

  5. bessa disse:

    Não se preocupe, a aparência pode ser feia, mas as microondas só tem seu efeito durante o funcionamento do aparelho. A radiação não fica presa no alimento para te afetar após o fim do cozimento. Aparelhos celulares, que usam microondas também, te expoem à radiação muito mais e ainda assim é tudo seguro até que se prove o contrário.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.