Big Five – Leão

Selo da Blogagem Científica da África

Falar em África e pensar em grandes mamíferos é na verdade um grande clichê, mas não pude evitar. Minha formação de zoólogo me proíbe de pensar automaticamente em qualquer outra coisa quando se fala em África. Depois do livro sobre África que li percebi que tem muito mais coisa no continente além de grandes mamíferos, mas não vou fugir da expectativa e aproveitarei a blogagem coletiva sobre África para falar dos “Big Five”, os cinco grandes mamíferos mais procurados da África. Originalmente referia-se aos animais mais difíceis de serem caçados, hoje são os mais difíceis de serem vistos nos safáris fotográficos.

o comprimento, cor e extensão das jubas varia muito entre populações e de acordo com o clima

O comprimento, extensão e cor da juba variam muito com a idade, dieta e clima

Começarei pelo leão (Panthera leo). O rei da selva habita savanas muito parecidas com o nosso cerrado, cheia de gramíneas e árvores baixas e retorcidas, nada de uma selva densa e alta como as que ocorrem na África equatorial. Outro mito interessante é que o leão muitas vezes toma a caça de outros predadores ou alimenta-se de carniça. Apenas metade da alimentação do leão é caça abatida por ele, menos do que a hiena, por exemplo.

Os leões são a exceção que valida a regra no que se refere aos hábitos solitários dos felinos. Enquanto a maioria dos felinos vive isoladamente exceto no momento do acasalamento e cuidado à prole, os leões “inventaram” um sistema de caça cooperativa, o que lhes permite capturar presas muito maiores do que eles próprios, como rinocerontes, girafas e hipopótamos. Os grupos são formados por cerca de 13 indivíduos, dois ou três machos que defendem seis fêmeas e seus filhotes. Os machos são, em geral, aparentados e têm o hábito de matar os filhotes quando tomam para si um grupo de fêmeas, o chamado efeito Bruce. Assim, essas fêmeas voltarão a ficar férteis gerando filhos dos novos machos. As fêmeas cuidam da prole e realizam mais de 80% da caça enquanto os machos defendem o território e a posse de suas fêmeas.

Outra curiosidade interessante é que leões podem ficar dias sem beber água na estação seca. Já foram vistos alguns desses animais bebendo a água que estava no estômago de suas presas recém abatidas. Os leões são ímpares também por suas jubas, mais longas nos indivíduos distribuídos em climas mais frios. Essas jubas são decorrentes da testosterona nos testículos do leão, o que impede a realização de castrações nos zoológicos, onde os felinos costumam acasalar-se demasiadamente. A saída tem sido vasectomias.
e para o almoço: estrelas hollywoodianas

O temível leão, na verdade tem sua maior ameaça em nós humanos. O aumento da área agriculturável e das alterações na savana africana pela presença humana tem levado muitas populações ao colapso. Os leões não são grandes ameaças a nós humanos, há uma lenda sobre leões comedores de humanos que diz que, após provar nosso sabor um leão nunca mais se contenta com bisteca de zebra. Um simples fruto de nossa prepotência. Que eu saiba nunca fizeram experimentos de preferência alimentar de leões usando carne humana, mas isso me parece uma grande bobagem. Apesar disso, em 1890 dois leões vitimaram cerca de 140 funcionários de uma ferrovia antes de serem abatidos, o que deu origem ao filme: “A sombra e a Escuridão”. Hoje esses animais estão concentrados em grandes reservas naturais no Quênia, Tanzânia, Zimbábue, África do Sul e Botswana, além de uma população pequena de leões na Índia.

Leão no Parque Gir, Índia

1. Cristina disse:

Eu adorei o texto sobre os leões.
    Adoro felinos e descobri várias informações que não fazia nem idéias.
    Estou ansiosa pelos próximos "four".