Big Five – Leopardo

É noite na África e faz um silêncio ensurdecedor. Tudo está tão tranqüilo que o menor ruído é perceptível, insetos rastejando sobre o capim seco, o zumbido de um bater de asas. A escuridão também impera em uma noite sem lua, as estrelas são as únicas luzes no céu e você não se lembra de ter visto brilho mais forte naqueles pontinhos celestiais. Mais próximo ao chão você observa algumas outras constelações a dançar e piscar: vaga-lumes. De repente até a miríade de pequenos ruídos que havia pouco invadiam os ouvidos se silenciam, a savana mergulha num sufocante silêncio absoluto. É então que você observa dois discos de luz entre o amarelo e o esverdeado a pouco mais de cinco metros. A princípio pensou que pudessem ser os vaga-lumes, mas andavam sempre unidos e não piscavam. A noite da África tem dentes e garras afiadas.


obtida em www.awf.org

obtida em www.awf.org


 

O leopardo (Panthera pardus) é o único outro carnívoro dos Big Five, esse sim bem mais difícil de ser visto do que o leão. O leopardo tem hábitos solitários e noturnos, além de uma camuflagem bem eficiente. Esse felino abriga-se no alto de árvores durante o dia, ficando escondido entre as folhas escorado em forquilhas. O leopardo é o menor dos grandes felinos com pupilas redondas, incluídos no gênero Panthera, que inclui ainda o leão, tigre e a onça pintada. Sua pelagem é amarela dourada e tem círculos pretos sem uma mancha no seu interior. Isso me lembrou aquela tirinha do Fernando Gonsales: O menino pergunta ao professor: “Professor, a onça tem a mancha circular sem uma pinta no meio?” E o professor: “Não, esse é o leopardo.” “Ah, então o Juninho caiu na jaula do leopardo.” Os leopardos também têm variantes melânicas, ou seja, completamente pretas.

Populações de leopardos iam desde o sul da África até a Coréia, hoje essas populações estão isoladas, mas ainda encontram-se leopardos na África, Sri-Lanka, China e Nepal. Essa extensão toda só se mantém graças à plasticidade de sua dieta. Leopardos podem comer desde roedores a babuínos, de veados a cães domésticos e pessoas. Em duas ocasiões leopardos mataram mais de 500 pessoas na Índia. Esse felino marca seu território com urina e esturra ou ruge para anunciar sua presença, encontros entre machos são raros e habitualmente violentos. A área de vida dos leopardos machos chega a 50 km², as fêmeas têm áreas menores e deixam seu hábito nômade quando ganham filhotes. Os filhotes nascem em número de quatro, mas a mortalidade infantil é alta, restando geralmente apenas um que permanece com a mãe até os dois anos. Hienas e leões muitas vezes tomam as presas capturadas pelo leopardo e podem até mesmo predar o felino. Por isso eles costumam levar suas caças para a copa das árvores onde podem comer em paz. Um leopardo, que pesa 70kg, pode erguer uma caça de 200 kg. Ele também atinge velocidades tão altas quanto 60 km/h.

Discussão - 3 comentários

  1. Desta vez gostei do artigo do Bessa, sobre os Leopardos. Só achei que exagerou um pouco, na capacidade do mesmo, em subir em arvores com presas pesando até 200 quilos. Segundo as informações que tenho, fornecidas por biólogos e caçadores africanos de renome, através de livros,esta carga situa-se em torno do dobro de seu peso médio, portanto, uns l20 quilos.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.