Manchetes comentadas 9 – Padre balonista fica em 1o lugar em prêmio internacional sobre mortes

Padre Carli indo para o céu (Fonte: www.folha.com.br)

Padre Carli indo para o céu (Fonte: www.folha.com.br)


Desde que soube da história do Padre Adelir Antônio de Carli a primeira coisa que me veio à cabeça foi o prêmio Darwin. O padre desapareceu no domingo, 20 de abril, ao tentar fazer um vôo suspenso por balões de festa cheios gás hélio. Antes de sumir do mapa ele telefonou ainda duas vezes, uma para pedir ajuda no uso do GPS (ora, meio tarde, não?), a outra pedindo resgate porque iria cair no mar. Apenas a metade inferior de seu corpo foi encontrada mais de 70 dias depois pela marinha próximo a Macaé, RJ. A identificação só foi possível através de teste de DNA. Agora o ocorrido é o favorito para levar o prêmio Darwin de 2008.
O prêmio Darwin é uma brincadeira (talvez de mau gosto) sugerindo que seus ganhadores favoreceram a humanidade ao deixar de passar adiante seus genes inclinados a atos idiotas. Seu site oficial tem histórias bem pitorescas e segue o mote “honrando aqueles que melhoraram a espécie ao acidentalmente remover-se dela”. Só dois lembretes: 1) evolução de forma alguma menciona a melhoria da espécie. O nível de atuação da seleção natural está no indivíduo, no gene, na família pode ser, até em grupos alguns sugerem ultimamente, mas na espécie NÃO! 2) Ao se tornar padre o Sr. Adelir de Carli já havia retirado seus genes do pool da nossa espécie (a menos que ele quebrasse o celibato e deixasse filhos por aí). Em se tratando de evolução, de nada vale viver sem deixar descendentes.
Afinal, a história do Padre Carli pode ter sido desastrada, mas vale a pena recordar o que ele procurava com o tal vôo. Seu objetivo era sim permanecer 20 h no ar com os balões e entrar para o Guiness, idéia que, por si só, já me parece meio besta. Esse recorde, afinal, não era assim tão sem sentido, a intenção do padre era chamar a atenção para a Pastoral dos caminhoneiros, dedicada a reduzir o uso de anfetaminas e prostitutas por essa categoria. O Padre Carli também atuou contra maus tratos a moradores de ruas de Paranaguá. Era bem intencionado, mas desses o hospício está cheio.

Discussão - 1 comentário

  1. Lucas disse:

    Meu professor de biologia do cursinho, muito bom, aliás, embora incompreendido, comparava a evolução ao quesito homônimo no desfile das escolas de samba.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.