Vida após a morte sem mistérios


Qual a graça???

Qual a graça???


Saí para almoçar agora e passei em frente a uma banca de jornal. Me chamou a atenção a matéria de capa de uma revista espírita: “A vida após a morte sem mistérios”. Engraçado como surgem as idéias, né. Acho que foi por isso que nunca me filiei a nenhuma religião. Elas são assassinas de perguntas.

As pessoas acham que a Ciência assassina os mistérios do mundo ao obter respostas para eles. Só pensa isso quem nunca entrou num laboratório ou nunca fez ciência de fato. Nossas falsas respostas científicas são apenas o caminho para novas perguntas. Perguntas mais detalhadas, mais específicas e mais elegantes. As respostas que a ciência gera não têm a pretensão de serem únicas, verdadeiras ou eternas. São enfeites para permitir admirar melhor a beleza da vida como um telescópio ajuda a enxergar um planeta distante.

Vamos combinar que vocês não vão contar a ninguém sobre isso, tá bom. Principalmente às agências de financiamento da pesquisa: CAPES, FINEP, CNPq, FAPESP, FAPEMAT e outras FAPs por aí afora. Às vezes acho que eles realmente pensam que iremos fazer descobertas que irão salvar o mundo, dar-lhes grandes somas de dinheiro em patentes ou, de preferência, as duas coisas. Nos fazem escrever um projeto contendo uma justificativa que, em termos grosseiros, seria: “Como seu projeto poderá render dinheiro ou salvar o mundo?” Das duas uma; ou eles não sabem que nossas respostas não fazem isso ou se deixam enganar.

As pessoas acham que a Ciência assassina os mistérios do mundo. Não o fazem! Elas são passageiras, frágeis e estão aí para serem desmontadas. As respostas da religião, por outro lado, invocam uma verdade inquestionável e imutável. Elas assassinam a beleza da dúvida, os mistérios do mundo. Não quero que a vida após a morte deixe de ser um mistério. Não quero que nossa origem deixe de ser povoada de dúvidas. Rejeito uma missão fixa para o nosso papel no universo. Prefiro a beleza da incerteza à paz fria e monótona das verdades eternas.

Discussão - 3 comentários

  1. Rafael [RNAm] disse:

    fantástico. Só posso dizer que o texto ficou bom à bessa.

  2. Kentaro Mori disse:

    kudos

  3. Claudia disse:

    hehehe, é incrível como eles tem a resposta para a vida após a morte. Alguém voltou de lá pra contar pra eles?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM