Adendo aos produtos de limpeza

Um dos comentários sobre o Ciência Cotidiana, enviado pelo Marão, pedia dicas de como compreender melhor os rótulos dos produtos de limpeza. Fui pedir mais uma ajuda ao Adley, meu assessor em química e chegamos a pelo menos duas. Primeiro, os surfactantes são de dois tipos: cadeia simples e cadeia ramificada. Os de cadeia ramificada são bem mais difíceis de serem degradados pelos decompositores. Portanto, para ajudar o meio-ambiente, compre produtos com surfactantes de cadeia simples, como o lauril éter sulfato de sódio, um dos mais comumente usados. Esta molécula foi relacionada ao câncer, mas esta correlação nunca foi comprovada. Talvez mais uma daquelas lendas urbanas da química industrial.

Lauril Éter Sulfato de Sódio, um surfactante de cadeia longa e simples. Portanto, biodegradável.

Lauril Éter Sulfato de Sódio, um surfactante de cadeia longa e simples. Portanto, biodegradável.


Por outro lado, vale atentar para a neutralidade do pH dos produtos de higiene pessoal e detergentes de lavar louça. Por ficar muito em contato com a pele o pH destes produtos deve ser o menos agressivo possível. Daí a importância de usar os neutros.

Discussão - 1 comentário

  1. Marão disse:

    Caramba, não sabia que ia dar essa taenia solium! O tal Lauril Éter Sulfato de Sódio deve ter mesmo muito pedigree. Como sou apenas um leigo biodegadável e jamais entendi as cadeias, moléculas e surfistas actuantes, gostaria de ser mais pragmático e pedir, se não for abusar da boa vontade e do tempo do nosso estimado Adley, que ele nos fornecesse, para orientação, os níveis, parâmetros, enfim, alguma referência entre PH’s e Surfactantes, capaz de nos fazer distinguir um produto de outro e fazer a melhor escolha.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.