4- Teus sinais me confundem da cabeça aos pés, mas por dentro eu te devoro…

Na maioria das vezes as fêmeas de algumas espécies não são lá muito receptivas a seus candidatos. Para acalmar sua ira os machos oferecem a elas presentes como pacotes de alimento. Não são necessariamente caixas de bombom, uma mosca é suficiente. Há diversas hipóteses para explicar a evolução deste comportamento: o presente pode servir para convencer a fêmea de copular, pode ser uma forma de investir na nutrição dos filhotes que serão gerados ou pode ser uma forma do macho evitar virar ele o lanchinho pós-sexo da fêmea. Também há evidências nos três sentidos. Algumas espécies de moscas da família Empidae dão a suas parceiras um embrulho, enquanto a fêmea desembrulha o pacote o macho aproveita para copular rapidamente e foge antes que ela descubra que o pacote estava vazio. Já outros estudos com grilos e besouros mostraram que presentes nupciais maiores levam à produção de ovos maiores ou desenvolvimento mais rápido dos filhotes. Por fim, entre as aranhas Pisaura mirabilis, não dar à fêmea, muito maior do que o macho, algo de comer na hora da cópula quase sempre significava tornar-se o macho o prato principal.
nationalgeographic dot com.jpg

Obtida em: nationalgeographic.com

De fato, nosso exemplo extremo de dedicação à fêmea de hoje vem de machos que consideram o sexo a melhor forma de morrer. Machos da aranha viúva negra, por exemplo, oferecem-se como alimento para sua parceira enquanto a fecundam. Há inclusive evidências indicando que os machos que não se deixam comer não têm tempo suficiente para fecundar a fêmea, e os que fogem antes de serem totalmente devorados não geram ao longo de toda a vida tantos descendentes quanto os que aceitam o terrível destino de morrer nas quelíceras de suas amadas.

Discussão - 3 comentários

  1. Rachel Tegon de Pinho disse:

    Criativo e bastante atraente. Adorei o blog.

  2. Dalita disse:

    Bem interessante... gostei do blog, entrei pq queria saber mais sober a Viuva Negra pois estou desenvolvendo uma joia inspirada nela..
    abraço

  3. Dalita disse:

    Bem interessante... gostei do blog, entrei pq queria saber mais sober a Viuva Negra pois estou desenvolvendo uma joia inspirada nela..
    abraço

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.