5- Ou você me engana ou não está madura. Onde está você agora?

vespa.jpg

Vespa macho com a polínia nas costas pseudocopulando com o labelo da orquídea
Obtido em: anu.edu.au

Para nosso Grand Finale reservei o que talvez seja a maior humilhação à incessante busca por prazer que nós machos fazemos. Plantas também precisam transferir seus gametas masculinos de um indivíduo para outro, para isto as angiospermas passaram a contar com a ajuda de animais como beija-flores, abelhas e borboletas, os polinizadores. Na maioria das vezes há uma troca entre o polinizador e a planta polinizada. As abelhas aproveitam parte do pólen para sua alimentação, beija-flores nutrem-se do néctar, mas no caso que narrarei hoje o polinizador é enganado pela planta. A orquídea Chiloglottis trapeziformis tem seu labelo fisicamente e olfativamente semelhante à fêmea de sua vespa polinizadora Neozeleboria cryptoides. Ao desabrochar a flor começa a dispersar o doce perfume da vespa fêmea fértil, o que atrai machos apaixonados de todos os cantos. Os machos atracam-se ao labelo da orquídea, uma pétala modificada, e se cobrem com o pólen enquanto pensam ter um momento de puro prazer sexual com a falsa fêmea. Em seguida encontram outra flor que abordam pensando tratar-se de mais uma fêmea generosa e, à medida que dedica-se sexualmente a esta nova “amante”, transfere o pólen de uma orquídea à outra.

Discussão - 3 comentários

  1. Claudia Chow disse:

    Adorei a serie Bessa!! Fantástica! Parabéns, achei super criativa! 😉
    Só acho q vc deveria ter abusado mais da palavra sexo pra atrair mais visitantes do google! hehehe

  2. Bhingo disse:

    Sábia natureza! Que nós humanos vivemos em busca do prazer isso é inegável. Mas será que aproveitamos bem as nossas características? Penso que nossa capacidade de atrair as fêmeas ou vice-versa depende de nossa auto-estima. E aí complica. Nos dias que acordamos bem nossa percepção interna nos avalia alto e nos enche de orgulho. Aí exalamos brilho, cheiro, sedução, atração e por aí vai: somos .com.br! Por outro lado, certos dias nossa frequência está baixa e o autoconceito vai paras as cucuias. Em vez de polinizar, nós polemizamos. Viramos zangão. Um conselho, espere as conexões cerebrais mudarem.

  3. Marão disse:

    Caramba, jamais suporia existir “boneca inflável” no mundo natural. Dona Chiloglottis, cheia das manhas, poliniza de fato, sem direitos, mas a burla é lídima! Seu Zangão manda ver pra valer, não tem essa Mr. Bessa, de pseudocópula. O cara zangado leva a coisa muito à sério. É pra criar ou procriar? Ele manda bem, no fim, essas coisas são sempre nobres. Afinal, é preciso também enganar as fêmeas com algum papo aranha...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.