Manchetes comentadas 15 – Micróbios na Antártica aumentam chance de encontrar vida extraterrestre

Algumas semanas atrás escrevi sobre os extremófilos. Hoje saiu uma manchete sobre bactérias quimiotróficas vivendo abaixo de uma imensa capa de gelo na Antártica em uma salmoura quase sem oxigênio. E o que isso tem a ver com vida extraterrestre? É que condições similares, quase sem oxigênio, baixas temperaturas, com fontes de energia alternativas (como a degradação do ferro e do enxofre encontrada na Antártica) e com um ambiente quimicamente desafiador, podem ser encontradas em pontos longínquos do universo. Um ambiente como o descrito acima foi encontrado por astrônomos em Europa, uma das luas de Júpiter. Assim, não seria nada impossível que a vida não tenha surgido necessariamente na Terra, mas tenha vindo parar aqui trazida por um asteróide originado em outro local do sistema solar.

Discussão - 3 comentários

  1. Cristina disse:

    Acho que eu prefiro a versão de alienígenas invadindo a terra em naves espaciais… adorei o texto!

  2. Marão disse:

    Eu achava que a galera do MST e similares eram mesmo extremófilos e radicais, mas percebo que a origem é mais em baixo( ou em cima). Todavia, a questão da origem da vida na Terra pode ser apenas um detalhe, caso ela tenha sido importada. Mas a questão fundamental permanece: e lá, de onde ela veio, foi também importada? Da onde!!Então onde, quando e como começou? Claro, é pedir demais…

  3. bessa disse:

    Hoje em dia não é pedir demais, não. Temos teorias para boa parte dos passos necessários à origem da vida. Quem sabe em um post (ou posts) futuro.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM