A mordida do leão

Já escrevi sobre leão na blogagem coletiva sobre África, ainda no Lablogatórios. Mas como tive contato íntimo com esse animal hoje resolvi escrever mais um hoje.
DEZ FATOS SOBRE O LEÃO QUE VOCÊ SÓ SABE SE FOR MUITO VICIADO EM DOCUMENTÁRIOS DA TV A CABO:

Ao meu padrasto, Fernando Tamanini

1- O leão macho copula uma vez a cada meia hora com cada fêmea no cio em seu harém. Cada ninhada tem entre um e seis leõezinhos que nascem com pintas marrom escuro.
2- A gestação é de cerca de 16 semanas. Como a maioria dos filhotes de grandes predadores, o filhote do leão nasce incapaz de andar por 15 dias e só abre os olhos após 11 dias. É comum que as fêmeas tenham filhotes todas ao mesmo tempo, assim uma fêmea pode amamentar o filhote das outras.
3- Machos constantemente disputam entre si pelo domínio de um harém. Quando um novo macho toma o harém de outro contendo seus filhotes o novato frequentemente mata os filhotes para que a fêmea entre no cio novamente logo. As fêmeas em geral defendem seus filhotes e podem até ser mortas nesses combates.
4- Além do leão macho, as hienas e leopardos são predadores comuns dos filhotes de leão. Isso só acontece quando a mãe deixa sua prole sozinha para caçar. Os adultos só são ameaçados por outros leões, pelo homem ou pela fome.
5- Machos de leão vivem em média 10 anos, fêmeas vivem 15. Adoro quando meus alunos me perguntam quanto tempo vivem alguns bichos, pena que nem todos são simples como o leão, as perguntas variam da longevidade de um anfioxo à de um aardvark.
6- Os grupos de leão variam de 2 a 40 indivíduos, mas 13 é a média. Suas caçadas em grupo têm sucesso em 30% das vezes, mas isso cai pela metade se o leão está caçando sozinho.
7- A área de vida de um leão depende da densidade de presas, mas varia de 20 a 400 km². Grupos muitas vezes guardam um reservatório de água predando os animais que ali param para beber, o que reduz bastante a área de vida.
8- Hienas abatem suas presas mais frequentemente do que alguns leões, principalmente leões sozinhos. Estes animais também podem alimentar-se de ovos de avestruz, aves, ratos, sapos e até peixes.
9- Os leões estão bastante ameaçados pela ampliação das áreas de pastagem na África. Muitos fazendeiros envenenam carcaças de boi para matar leões que ameaçam seus rebanhos e famílias. O isolamento genético é outra grande ameaça aos leões.
10- Os leões só perdem em tamanho para os tigres entre os felinos de todo o mundo. Machos são maiores do que as fêmeas e pesam cerca de 200 kg, medindo 1,20 m do chão às costas. Nem todos os machos têm juba, mas seu corpo mais vistoso os torna predadores menos eficientes do que as fêmeas.
A data limite para alimentar o leão este ano é 30 de abril, não se esqueça do leão que ele morde forte depois. Eu já estou quite com o meu! Ufa. Para baixar os programas da receita clique aqui.

Excelente!
    Mas fui pego de surpresa; não sabia que a Receita era tão pesada.
    =¦¤þ