O pesquisador e a mídia

à Priscila, minha amiga e excelente companhia

Acho que todo pesquisador precisa reservar um tempo em seu cronograma para receber a mídia. Claro que sou um partidário da divulgação científica, se não este blog não existiria, mas advogo em favor do jornalismo científico no geral. Temos dois deveres em relação à divulgação científica: valorizar nosso trabalho e retornar algo para a sociedade.

O que separa um pesquisador de um jornalista obtido de http://w3.ufsm.br/reciam/

O que separa um pesquisador de um jornalista

Obtido de http://w3.ufsm.br/reciam/

O público em geral não tem idéia do que um cientista faz. O estereótipo do cientista é um sujeito solitário, de roupa branca, meio desarrumado e enfiado em um laboratório. Nosso produto de trabalho não chega à compreensão de boa parte da população, daí para ela achar que nosso trabalho não é importante é um passo. As repercussões disso vão desde um artigo como aquele da Ruth Aquino, tão acaloradamente atacado e com razão, até as propostas de corte no orçamento das agências de fomento à ciência e tecnologia. Outro ponto interessante é correlacionar o número de ingressantes em carreiras científicas no vestibular com a presença de um dado assunto na mídia. Acompanhei enquanto estudante a chamada geração Dolly, toda uma massa de calouros ingressando na biologia em busca de clonar carneirinhos. Divulgar nosso trabalho garante que no futuro haja quem dê prosseguimento a ele.

Por outro lado, temos todos uma dívida com a sociedade. Em geral nós cientistas, pelo menos no Brasil, dependemos majoritariamente de dinheiro público. Impostos. O cidadão pelo país todo paga seus impostos e uma parcela deles vem parar na pesquisa, seja pagando o salário de um pesquisador na universidade pública ou instituto de pesquisa, seja financiando nossos projetos, seja formando cientistas no ensino superior gratúito. Divulgar nossas pesquisas nada mais é do que prestar contas aos seus provedores, algo do tipo mostrar o boletim aos pais no final do semestre.

Se você morre de vergonha de câmeras e microfones pode aproveitar-se de jornais e revistas. Se gosta de escrever e tem medo dos jornalistas distorcerem suas informações a internet oferece inúmeras formas de comunicar-se com o público. Escolas de ensino médio e fundamental são sempre carentes em atividades alternativas para seus alunos. O MCT realiza todos os anos em outubro a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que visa justamente abrir o trabalho do pesquisador à sociedade, a deste ano ocorrerá de 19 a 25 de outubro e todo o mundo pode participar, basta entrar no site deles e se informar. Agora é só escolher o seu e boa sorte.