4) Que postura devo adotar?

Seja aberto e receptivo, sem perder o senso crítico. Você tem todo o direito, até o dever, de opinar e tomar decisões, mas não passe por cima da hierarquia. O orientador espera que você tenha suas próprias idéias, mas sabe provavelmente melhor que você sobre falhas lógicas, metodológicas ou conceituais. Mas não acate a tudo sempre, discutir decisões não precisa ser um processo traumático e demonstra iniciativa. Argumente! Saiba, porém, que algumas coisas não estão abertas a negociação. Aqui no LECR (Laboratório de Ecologia Comportamental da Reprodução), onde eu trabalho, tenho quatro regras: i) Nossas reuniões de quarta-feira são sagradas; ii) Todo o mundo tem que sair dos cafundós do Mato Grosso para participar pelo menos uma vez de um congresso em nível nacional; iii) Todo o mundo precisa divulgar para a sociedade de alguma forma o trabalho que está desenvolvendo; e iv) Trabalho concluído significa artigo submetido. Todo orientador terá as suas reivindicações. Descubra-as antes de vender-lhe a alma ou será tarde demais.

Discussão - 1 comentário

  1. Olá Eduardo,
    Essa parte ficou excelente. Acho a argumentação muito importante e com certeza os alunos devem ser motivados a participar de reuniões e congressos dentro e fora do país. Com a devida divulgação os trabalhos atingem uma esfera muito maior de possíveis interessados.

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