5) Até aonde vai a proximidade?

Vocês já ficaram trancados na sala até 1 da manhã de uma terça-feira, já dividiram o quarto do hotel num congresso, já até saíram para almoçar, mas a relação orientador-aluno não pressupõe amizade. É claro que uma relação saudável, de respeito mútuo e fraternidade deve surgir, mas não espere que o orientador seja seu amigo. Ele irá fazer críticas tão duras a você que te deixarão com raiva, irá te ignorar em horas que ele é tudo o que você precisa, irá falhar contigo e te decepcionar, irá até saber facilmente resolver uma dúvida que te remói há dias e não lhe dirá. Além disso, cada pessoa é única. Tem orientador que critica tanto o trabalho do orientando que o resultado parece nunca estar bom o suficiente para ser divulgado. Tem orientador que aprova tudo sorridente e depois levamos ferro dos referees da revista ou da banca. Tem orientador que vai saber lidar com sua insegurança pré-banca e te colocará para cima, tem outros que não sabem lidar com sentimentos. Esteja pronto para trabalhar com um gênio intelectual na pele de um idiota social. Assim, o que vier é lucro.

Discussão - 5 comentários

  1. JamesD disse:

    Thanks for the useful info. It’s so interesting

  2. Bessa, sugestao de pauta: ocorrencia de namoros entre orientador(a) e orientado(a).

  3. Vinicius disse:

    “gênio intelectual na pele de um idiota social”. Muito bem pensado… Minha pouca experiência já viu de tudo e (ainda bem) que uma parcela considerável não é idiota social. Mas o pior mesmo é que ainda existe também a classe “idiota intelectual na pele de um idiota social”

  4. bessa disse:

    Hum, não sei se saberia escrever sobre isso. Não me lembro de nenhum caso em especial. Tem alguma história picante para contar?!? Manda que a gente do SBBr publica no Tubo de Ensaios.

  5. Davi disse:

    Engraçado.. eu acho que me dou muito bem com minhas orientadoras, elas sempre tentam ser o mais abertas, “gente boa” e divertidas sempre (obviamente cumprindo seu papel de professoras quando necessário), mas por um bloqueio meu não consigo me sentir a vontade com elas como com qualquer outro amigo, o relacionamento profissional sempre fala mais alto..

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM