Pensamento de segunda

“Nada em biologia faz sentido a não ser sob a luz da evolução” (Theodozius Dobzhanski)

Discussão - 2 comentários

  1. Marão disse:

    Sr. Dobzhanski decerto sabia que sob a luz existem sombras e nelas estamos paradoxalmente condenados à desorientação abissal. Qual o sentido real da evolução ou involução, onde estão os parâmetros e referências passageiras que nos poderão balizar ao badalar dos bilhênios? Quanta cegueira tateando nas trevas. Algo só faz “algum” sentido no seu momentum imediato? Nâo há vidência hipotética que subsista, não há clarividência alguma capaz de contrapor-se ao “nada faz sentido algum.” Tem um cara doidão do séc.III A.C.que falou coisa melhor:” Molda-se a argila para formar um vaso – a finalidade do vaso está no seu vazio;levamtam-se as paredes de um cômodo, abrem-se janelas e portas – a finalidade do cômodo está no seu vazio. A vida é a forma, onde ela não existe, ali está o seu sentido.” Um tao de Lao Tse, no Tao-Te-Kim. Só o caos faz sentido…

  2. Mr. Bhingo disse:

    Parece que a história da humanidade demonstrou que o homem teve e possui diversos paradigmas que refletem a visão de mundo. Se o “cogito, ergo sum” de Descartes ainda está valendo. O aforismo, revelador e, ao mesmo tempo, irreverente, desnorteador, … desaforismo de Lacan “penso onde não sou, logo sou onde não penso” também é válido.
    É irrefutável a concepção de ser humano como um ser limitado e regido pelo inconsciente. Para concepção da ciência contemporânea o ser humano forma um complexo macromicro ou bio-psíquico ou psíquico-bio, uno, inteiro e indivisível. Enfim, cuidemos para que nossa “grandiosidade” não solape nossa própria humanidade.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM