Pensamento de segunda

“Não importa quão bela seja sua teoria, não importa quão esperto você é. Se ela não concorda com os experimentos, está errada.” (Richard Feynman)

Discussão - 3 comentários

  1. André Souza disse:

    Bom...O que seria de uma teoria esdrúxula, criada por uma "toupeira tapada" e que, ainda sim, concordasse com todos os experimentos?

  2. Marão disse:

    Sinto uma ponta de ironia de Feynman ao dizer isso. Tem muito cara por aí forçando a barra para fazer dar certo experimentos destinados a embasar suas idéias. A ideologia é uma "droga", às vezes ocorrem fatos assim, inocentemente. "Mas a esperteza quando é grande engole o dono", dizem os mineiros...Marão

  3. Newton atrasou 20 anos sua publicação da lei da gravitação porque sua bela teoria (e ele era esperto!) nao concordava com as observações relativas a orbita da Lua. Ele pensou em adicionar um pouco de vortices Cartesianos em cima de sua teoria da gravitação, a fim de que os numeros batessem com os dados experimentais. Mas a teoria ficou muito feia.
    Depois de 20 anos, verificou-se que o problema era que a medida do raio da Terra feito pelos geografos estava errada. Com o numero certo, a teoria de Newton mostrava-se perfeitamente correta. Só que nesse meio tempo, Hooke descobriu a lei do inverso do quadrado da distancia e publicou antes de Newton.
    O debate Newto vs Hooke sobre quem tinha descoberto primeiro a lei da gravitação foi amargo e destruiu a vida de Hooke.
    Acho que teria sido melhor Newton publicar sua teoria, mesmo que ela, naquele momento, nao batesse com os dados...
    PS: Acho que essa frase de Feynman deveria ser tomada com um grão de sal. Em muitas outras frases, ele reconhece a precedencia da teoria sobre os experimentos (afinal, os experimeentos contém ruido e erros sistematicos que as vezes podem ser muito dificieis de detetar).

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.