Previsões para 2010

– Serão descritas mais 10 mil espécies de seres vivos até 23 de Dezembro de 2010. Esta estimativa considerada até conservadora foi sugerida tendo em vista a taxa atual de espécies descritas nos últimos anos. Muito mais poderia ser feito caso houvesse comprometimento dos governos em financiar a formação de taxonomistas. Estima-se que apenas 30% da biodiversidade seja conhecida e que só 5% dela tenha informações que vão além de um nome e uma descrição anatômica.

– O futuro da humanidade estará nas mãos de uns poucos chefes de estado cuja visão de longo prazo só alcança as próximas eleições e que são medrosos ou bitolados demais para ver a sinuca de bico na qual estamos metidos. Por isso as decisões acerca da regulação dos impactos causados por (preencha com sua seu impacto ambiental favorito) serão relegadas para amanhã e não receberão a devida atenção.

– O Encontro Anual de Etologia ocorrerá em Novembro em Alfenas-MG com o tema conservação e etologia. Por mais um ano o número de participantes irá aumentar, demonstrando a importância deste evento e desta linha de pesquisa no Brasil. Essa previsão foi a mais fácil.

– Rachel, essa é para você. Fósseis descobertos no Burundi apontarão para o comportamento de autotomia caudal em brantossauros. A autotomia caudal é a ruptura voluntária da cauda quando do ataque de um predador, como é visto atualmente em lagartixas. Cientistas sugerirão que isso poderia elucidar o dilema sobre serem os tiranossauros realmente predadores ou apenas carniceiros: eles eram especializados em comer caudas amputadas de diplodocus e seus congêneres, não pertencendo a nenhuma das categorias de fato.

autotomia caudal

Autotomia caudal em brontossauros?

www.palenews.com

 

– O prêmio Nobel de fisiologia e medicina será dado a um grupo de pesquisadores incluindo norte americanos e europeus por seus avanços em algum assunto molecular cujas pesquisas tenham custado dezenas de milhões de dólares. Os discursos de entrega do prêmio serão interessantes, no entanto.

– Será publicada a edição traduzida do livro-texto “Animal Behavior, na evolutionary approach” de John Alcock, pela ARTMED. Esta fantástica obra será aclamada pelos etólogos lusófonos, embora alguns chatos reclamem que a tradução ficou meia boca por incompetência do coordenador da equipe de tradução.

alcock

Animal Behavior, agora Comportamento animal

www.sinauer.com

 

– Em diversos aquários públicos pelo mundo serão encontrados celulares perdidos por visitantes dentro do recinto dos polvos. A julgar pelas listas de chamada os animais estavam montando uma rede internacional para tentar dominar o mundo usando cascas de coco. Os aquários fecharão 2010 investindo pesado em tecnologia para evitar o uso da telefonia móvel em suas instalações. Estas descobertas ainda lançarão nova luz sobre o comportamento animal e uso de ferramentas e cultura, embora os críticos afirmem que não foram os polvos que inventaram o celular, eles apenas aprenderam a usá-lo.

– Nenhum escândalo de corrupção será descoberto utilizando-se verba destinada à Ciência e Tecnologia mais uma vez. Alguns afirmarão que este tipo de desvio é menos comum porque a verba destinada a C&T é tão merrequinha que vale mais a pena continuar desviando da infra-estrutura e programas sociais.

– Passada a euforia pró-darwinista de 2009, novos ataques sem pé nem cabeça serão feitos à teoria evolutiva. Eles abordarão a falha nos registros fósseis, a complexidade irredutível e a irreplicabilidade da evolução. Criacionistas sim, criativos nem tanto.

just a theory

e então Deus disse: “Faça-se um novo argumento…”

www.pharyngula.org

 

– O Scienceblogs Brasil atingirá patamares nunca antes imaginados para a divulgação científica pela web. Novos prêmios serão recebidos, mais blogueiros de excelente nível passarão a integrar o quadro, a cada mês um Scibling aparecerá na TV, rádio, numa prateleira de livraria ou nos palcos dos congressos científicos e o número e fidelidade dos leitores ascenderá à exosfera e além!

Discussão - 5 comentários

  1. Que as boas previsões se realizem, Pai Bessa!
    Abraços

  2. Igor Santos disse:

    \o/
    “Se uma cauda de brontossauro cai porque é voluntariamente rompida numa floresta 65 milhões de anos atrás e não há nenhum humano para inventar falsos paradoxos filosóficos, ela se fossiliza adequadamente?”

  3. Rachel disse:

    Bessa! Olha só, estou de férias, nada de útil pra fazer, a vida dos opiliões não depende mais de mim… então estou com tempo de sobra para escrever abobrinhas (como se não fosse assim mesmo quando não estou de férias haha). Resolvi agradecer o seu presente de natal avacalhando, ops, quer dizer, comentando as suas previsões e tirando as minhas conclusões e fazendo as minhas previsões.
    1- Eu achei que os taxonomistas é que seriam extintos, por efeito Allee claro. Tudumpá!
    2- ‘Pegada ecológica’ é o que há (\o/ uhu!) Ah tá, não vamos desvirtuar o assunto né, é pra falar de meio ambiente, política e coisas do tipo: pois é… desanimei, quero falar disso não, prefiro brincar de ‘fato, pergunta e hipótese’! Vamos para a próxima previsão…
    3- Esse encontro devia ser em Viçosa, mas tudo bem… conservar a etologia é fácil, e nem precisa ser álcool 70, com álcool 15 a gente já se diverte rs
    4- Yes! o Burundi é aqui! rsrs saiu melhor do que a encomenda! o Palenews também foi ótemo! rs Obrigada! Agora eu sei o que algumas horas de estrada e o calor de Rio Preto fazem com o cérebro das pessoas rsrs
    5- Achei que o prêmio Nobel de fisiologia e medicina iria pro padrasto que inventou um novo estilo de acupuntura: agulhas dentro da criança! (pH do meu humor = 1, revolta)
    6- As pessoas que se metem a fazer traduções deviam antes fazer um curso de Tradutor e Intérprete, porque é óoobvio que só cursando o ensino superior pra se aprender algo na vida (piada interna?). Vou fazer uma carta de repúdio à Artmed… o nível dos escolhidos (sim, deve ser um oráculo que determina quem vai ser o tradutor de alguma coisa) está muito baixo. Estão escolhendo pescador pra traduzir livro de comportamento e professor de inglês pra traduzir livro de medicina… onde é q isso vai parar?
    7- Ah esses polvos aí aprenderam com os pinguins de Madagascar… Quem vai dominar o mundo é o pessoal de um Laboratório da USP, mano! Típico, não? hehe Mas usar polvo pra cuidar de opilião, programar, fazer modelagem e brincar com redes mutualísticas pode ser uma boa…
    8- Merrequinha? Vai ver as casas que alguns professores da USP constroem com essa merrequinha. Mas foi mal aqui é sudeste, esqueci do detalhe. Bom, conclusão óbiva: o centro-oeste esquentar mais faz com que você saia daí e consequentemente receba mais dinheiro pra pesquisa (Reductio ad absurdum é meu ponto forte). A minha previsão é que em 2010 as bolsas vão subir e será possível sustentar uma família só com a bolsa de mestrado… aí eu já apelava e tinha logo uns 10 catarrentos, N bom pra fazer experimentos. Eu não disse que gostava de um absurdo?!?! rsrs
    9- o Dawkins vai surtar e começar a dizer que ele é deus, vai até dar entrevista no Jô Soares hehe
    10- não dá pra ter uma previsão envolvendo o Sílvio Santos?! rs Tá bom, então a previsão é que em 2010 eu tenha um blog e pare de avacalhar o blog alheio.
    Agora o Sr. vê se não publica essa bagaça, capaz que tá maior do que o post, fica como ‘piada interna’, ok?
    Smacks

  4. bessa disse:

    Sorry, não resisti.

  5. Marão disse:

    Caceta, essa Rachel racha o bambu. Levarei séculos para metabolizar o que ela diz. Agora quero saber concretamente se foi por causa dessa esquisitice chamada autotomia caudal, que os répteis perderam o centro de gravidade e resolveram erguer-se dando nessa doideira toda. Essa estória também se traduz, hodiernamente, em “entregar os anéis para não perder os dedos”. Aliás nossos sauros já de muito sabiam que, se é inevitável, melhor é dar o rabo do que perder a vida. A Evolução também provém do descarte de supérfulos e adereços inúteis e de peso? Viva nós, os anuros de nascença!!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM