Ganhador do Ab initio – Roberto Takata

Vocês me deram um trabalhão, viu! Vou colocar os comentários e seus respectivos autores abaixo, mas tive um problema, alguns comentários foram excelentes, mas ultrapassaram bastante a uma frase sugerida. É uma pena porque teve poesia muito boa, alguns sérios candidatos a autores de seus próprios blogs (ou ocasionais autores do tubo de ensaios, não se esqueçam que ele serve para vocês que não têm blogs escreverem textos próprios ocasionalmente, viu!)

De qualquer forma o ganhador do Livro é… rufem os tambores: Roberto Takata com a frase:

 

“Garçom! Tem uma ARN em minha sopa primordial!”

A propósito, o editor da Vieira & Lent responsável por esta promoção anunciou que todos os que concorreram terão direito a 30% de desconto e frete grátis na compra do livro. Os interessados podem entrar em contato comigo pelos comentários abaixo que eu encaminho o canal de contato.

 

João Paulo de Oliveira Freitas

Ciência mata? Não, diria Darwin, SELECIONA! “Desde a origem” o mundo sofreu essa seleção, para assim dar a “Origem da Vida”. Não é questão ética ou religiosa, pois ciência e religião, dão as mãos, pergunte a Descartes e a Galileu!

Joab Santana Santos

Permeando probabilidades insólitas…

Dentro de um universo suficientemente hostil,

A vida desponta em um pixel azul…

Advinda da matéria inanimada.

Complexos e redutíveis…

Seus processos mais fundamentais e unidades funcionais,

Acomplam-se por afinidade sob a égide da aleatoriedade…

Em uma dança mecânica sob o tecido do tempo.

Vertiginosa dança… amoral e intensa,

Onde cada molécula e partícula de matéria segue seus próprios passos,

Sem perder o constante compasso,

Em evoluções, co-evoluções e transferências horizontais.

Diante desse espetáculo sem par,

Extasiado o Homo Sapiens inquieta-se…

E como herdeiro genético dos Símios…

Desce das copas intricadas de sua própria consciência e pergunta-se: Como?

Com ciência e método a vida então descobre-se a si mesma…

Enxerga-se produto de sucessivas seleções naturais…

Postula a Evolução gradual das Espécies…

Então abre o olhos e exclama: Posso Compreender!

 

Pablo Costa

A evolução é conduzida por processos aleatórios, mas nem por isto deixa de ser criativa. Seria a criatividade também o resultado de processos aleatórios produzidos pela nossa mente? Não sei, mas que eu gostaria de ganhar este livro, isto é verdade.

 

Roberto Takata

“Garçom! Tem uma ARN em minha sopa primordial!”

 

Marcus

Falando de origem da vida, a melhor prova de que a teoria da evolução é certa é a fralda de meu afilhado: aquilo pode ser fruto de tudo, menos de um design inteligente.

 

Vinícius Placco

Falando de origem da vida, a melhor prova de que a teoria da evolução é certa é a fralda de meu afilhado: aquilo pode ser fruto de tudo, menos de um design inteligente.

Conversa entre a “ORIGEM DA VIDA” (OV) e a “EVOLUÇÃO” (E):

OV: Por que?

E: Porque eu posso!

 

Weasley

Um pálido ponto azul, suspenso num braço de uma galáxia branca floresce a vida. Disputam pelo espaço em sua volta. Para que brigar, se a tanto espaço no lado de fora desse ponto? Uma espécie daquele pontinho percebeu isso. Não sabe voar ou pular alto, mas seu cérebro evoluiu para ir além: imaginar.

 

Layla Tabosa

A mais de 10 mil anos atrás, a maior porcentagem da população do planeta adotavam o nomadismo da vida de caçadores-coletores (Ou seja, coletavam, caçavam, e quando não tinha mais nada se mandavam). No primeiro momento eu imaginei que quando o homem adotava esse estilo de vida ele vivia em mais equilíbrio com natureza. Mas depois eu pensei que isso é isso não está tão certo assim, porque antes de partir para outros locais os caçadores-coletores exploravam muito o ambiente, chegando a causar a extinção de algumas espécies.

 

Anderson Fernandes

Uma frase que gostei muito de ter ouvido (na verdade uma construção coletiva em uma aula de Evolução Orgânica do Prof. Lúcio Antônio de Oliveira Campos), além de ser impactante e profunda, é, na minha opinião, provocativa:

“- Nem só de Seleção vive a Evolução”.

Gostei muito desta frase pois que Seleção Natural é peça chave na proposta de Evolução de Darwin, é fato conhecido até mesmo por público leigo (com algum grau de instrução). Seleção Natural é uma força extremamente importante para os processos de alteração de Frequências, mas aprendi que a Deriva Genética tem fortíssimas influências nas mesmas frequências se nós pensarmos não mais em populações grandes e sim em populações pequenas. Fortes a ponte de pesquisadores como Motoo Kimura considerá-las a força motriz para a Evolução Molecular (Neutra). Controvérsias a parte, fica claro pra mim que em determinadas condições é ela, Deriva Genética, quem conduz as freqüências e a Evolução, de uma maneira geral.

 

Rodrigo Gonsalves

Assim como um lobo trocou a liberdade por um prato de comida e virou um cachorro, o humano trocou a liberdade da vida pela eternidade.

 

José Renato Leite

A vida terá seus mistérios sempre para que o homem, na sua pequenês, busque compreendê-la indefinidamente.

 

Nelson

42 = Teoria da Evolução

 

Rodrigo

Estudar temas como a origem da vida e o processo evolucionário, e tentar entender como chegamos a ser o que somos hoje, coloca mais peso ainda em expressões corriqueiras que falam sobre a busca da excelência, de aprimoramento, e mesmo sobre o sentido ou propósito da vida. Evoluir é o meio pelo qual nos tornamos aptos a deixar nosso legado, e tornarmo-nos ‘eternos’!

Brincadeiras a parte, de todas os processos seletivos que nos submetemos ao longo da vida, aquele no qual desejamos muito obter sucesso, é sem dúvida a seleção natural, rs.

 

Cleanto Fernandes

EVOLUÇÃO DA VIDA: ONDE ESTÃO AS EVIDÊNCIAS?

Desde que Darwin e Wallace apresentaram sua teoria de modificação e diversificação de todas as formas de vida através do mecanismo de seleção natural, muitas pessoas, incluindo cientistas, não acreditam na evolução dos seres vivos. Dizem não haver evidências suficientes para suportá-la – “é apenas uma teoria…” – e ainda apresentam supostas evidências da criação simultânea e intencional de todos os seres vivos por um designer, por vezes colocando o homem no ápice da perfeição.

Diante desse debate, é oportuna a pergunta: finalmente, onde estão as evidências da evolução tal como Darwin e outros biólogos evolucionistas a entendem? A resposta é surpreendentemente simples. Está em mim, está em você, está em todos nós!

Certa vez li um texto que biólogo Jean Remy Guimarães , professor da UFRJ, publicou na Revista Ciência Hoje On-Line intitulado Aos Trancos e Barrancos. Nele, o professor apresenta como os livros As Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Holanda) e Casa-grande & Senzala (Gilberto Freyre) explicam o nosso país e o nosso povo. O Prof. Jean escreveu que cotidianamente vê em todo lugar atitudes tipicamente brasileiras que são bem exploradas nessas duas obras. “Mas o que posso fazer se o Brasil […] tão bem descrito por Gilberto Freyre explode todo dia na minha cara, na mina cara, o ali na esquina”, diz o professor em resposta àqueles que o questionam.

E eu digo o mesmo da obra de Charles Darwin e todas as obras dos campos da biologia evolutiva e suas extensões, como a psicologia evolucionista. A todo o momento vejo evidências da origem comum de todos os seres vivos, de nossa ancestralidade comum recente com
os macacos, e de organismos cegamente desenhados pela natureza a partir elementos aleatórios existentes. Não preciso ir longe para ver essa evidências, posso encontrá-las em mim mesmo, na pessoa que está ao meu lado, evidências que vão da sua estrutura corporal ao seu comportamento. Onde mais haveria de encontrá-las, senão em nós seres vivos?

Na anatomia do corpo humano, a coluna vertebral é um bom exemplo. O estudo de sua estrutura mostra que ela possui adaptação para uma postura e locomoção quadrúpede. Isso ocorre porque descendemos de deu primata que era quadrúpede. Em determinando contexto de nossa história evolutiva, a postura bípede se tornou vantajosa e quaisquer adaptações que nela surgisse para o bipedalismo teriam que surgir a parti desse projeto já existente. Lembro sempre disso quando vejo uma pessoa com problemas de coluna. Se um engenheiro tivesse que planejar uma coluna para um animal bípede, certamente não planejaria semelhante à nossa, ela tem graves erros de design.

Ao observar o comportamento humano, as evidências da evolução “explodem na minha cara”. Os políticos (brasileiros) são, em minha opinião, ótimos para essa análise evolucionista do comportamento. Não raro, vemos na imprensa casos de nepotismo, um deputado que empregou o filho na Câmara. Ajudando o filho a sobreviver, ele ajuda metade de seus genes a passarem para a geração seguinte, às nossas custas! Nos cargos comissionados dos órgãos do executivo e legislativo brasileiro, é comum um político eleito nomear uma pessoa que o tenha ajudado durante a campanha eleitoral. Este não é parente dele, não compartilham genes, mas a ajuda prestada hoje é retribuída no amanhã, contribuindo para nossa sobrevivência e, é claro, para que nossos genes sigam adiante. Outro evento recorrente em nosso cenário político-eleitoral é o indivíduo, durante as eleições, resolver de uma hora para outra ajudar todo mundo, virar o bonzinho. Gastam milhões, muitas vezes apenas para adquirirem fama de boa gente e, por mais que isso lhes custe caro, esperam que venha uma recompensa futura, de pessoas que eles nem conhecem. Essa recompensa vem sob a forma de votos, e depois em verba pública e esta, por sua vez, dizem, pode ser usada para comprar panetones e distribuir entre os pobres, talvez para reforçar a imagem de bom camarada.

Os três casos citados acima, do nepotismo, da troca de favores e da campanha eleitoral exemplificam três importantes teorias para explicar o altruísmo, que ao a seleção de parentesco, o altruísmo recíproco e o altruísmo indireto. Utilizei exemplos de comportamento que achamos imorais para lembrar que a vida em sociedade não é perfeita.

Então sempre que buscar por evidências da Evolução, se olhe no espelho, olhe para as pessoas, e veja o “Eu, primata” (citando Frans de Waal) que há em cada um de nós.

 

Roberto Takata, entro em contato contigo para pegar seu endereço para enviar o livro.

Discussão - 3 comentários

  1. Uhu! \o/
    Parabéns aos demais concorrentes.
    []s,
    Roberto Takata

  2. Cleanto disse:

    Ah era só uma frase era? rs rs Acho que me enpolguei demais… Vou pensar depois em escrever algo legal para o Tubo de Ensaios. Valeu!

  3. Putzzz!! Não segui a regra e me lasquei… nem prestei atenção que era UMA FRASE. Bom, mas de qualquer forma, valeu ter a minha frase estampada aí no blog. E parabéns ao vencedor. Abraços.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

  • Nenhuma categoria

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM