Manchetes comentadas 24 – Suspeito de assassinar Glauco pode ter agido sob o efeito de chá alucinógeno

O Jornal Nacional de ontem à noite veiculou uma entrevista com o pai de Carlos Eduardo Sundfeld, o suspeito confesso do assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e seu filho, Raoni. Na entrevista o pai de Cadu, como vem sendo chamado na mídia, afirma que o filho teve um surto psicótico que ele relaciona com o uso da ayahuasca, uma bebida ritualística e alucinógena usada pelos seguidores do Santo Daime (entre outras religiões).

psychotria  banisteriopsis

Chacrona (Psychotria viridis) e Caapi (Banisteriopsis caapi), os ingredientes do Santo Daime

Fontes: www.p-viridis.com e www.sacredearth.com

 

A ayahuasca é um preparado de dois vegetais, a folha da chacrona (Psychotria viridis, Rubiacea) e o caule macerado do cipó caapi (Banisteriopsis caapi, Malpighiacea) em água fervente. A ação deste chá provém dos princípios ativos das duas plantas. A Chacrona entra com o DMT (dimetiltriptamina), uma substância quimicamente semelhante à melatonina com alto poder alucinógeno, porém curta duração do efeito. Aparentemente é possível que o próprio corpo humano produza doses baixas e rapidamente degradadas de DMT, já que o aparato bioquímico para tal está presente, mas o órgão responsável por sua produção ainda não é conhecido. De qualquer forma, a DMT e seus metabólitos foram encontrados na urina de pacientes após surtos de esquizofrenia.

Já o caapi entra com harmalina, que atua como um inibidor da destruição dos neurotransmissores noradrenalina, serotonina e dopamina. Os impulsos nervosos (ou ondas de despolarização de membrana, para os já iniciados) não passam diretamente de um neurônio ao outro, elas são transmitidos no estreito espaço que separa dois neurônios por mensageiros químicos no processo chamado sinápse, após cumprir o papel de passar um impulso de um neurônio ao outro estes mensageiros são metabolizados, destruídos. Isso a menos que algo impeça sua degradação, algo como o princípio ativo do caapi. O resultado disso é um impulso mais persistente, principalmente no caso da harmalina que é pouco seletiva, mantendo altos os níveis de qualquer neurotransmissor em qualquer sinápse e podendo levar a uma intoxicação de neurotransmissores. Quer um resultado bacana? Junte o princípio ativo do caapi com bastante chocolate. Teremos então uma overdose de serotonina, culminando com efeitos que odem ir desde tremores e sedação até convulsões, alucinações e hemorragia cerebral. Terapeuticamente isto torna esta uma droga muito útil contra a depressão em concentrações muito bem calculadas.

quimicos ayahuasca

Estrutura dos fitoquímicos da ayahuasca e dos neurotransmissores

Figura gentilmente preparada pelo Roberto Berlinck do Química viva.

 

Nas primeiras vezes em que é consumido o chá frequentemente causa vômitos e diarréia. Bad trips também podem ocorrer com ataques de pânico, mas nos relatos de que o resultado foi conforme o esperado os usuários tiveram alucinações visuais, sinestesia, sensação de leveza e "consciência expandida". Lembro-me de um livro do J. J. Benítez em que ele relata sua experiência coma  ayahuasca. Ele conta que telefonou para casa e pediu que colocassem em seu quarto um objeto diferente sem, obviamente, contar-lhe o que seria colocado. Durante suas alucinações o escritor deixou seu corpo e foi até o quarto, a quilômetros de distância, onde viu o objeto e pode testar se o desdobramento causado pelo chá era real. Bem, ele jura que funcionou. Durante os rituais do Daime e outras seitas que usam o chá (como a União do Vegetal, a Natureza Divina e diversos cultos xamânicos indígenas) os fiéis narram ter incorporado o espírito da planta e rechaçam a denominação de alucinógeno, considerando a bebida um enteógeno, literalmente libertador da divindade interna.

Há grande probabilidade de que Carlos Eduardo Sundfeld, que segundo a entrevista já tem um histórico pessoal e farta genealogia de esquizofrenia na família, tenha experimentado um desencadeamento de um surto psicótico favorecido pela ação das substâncias presentes na bebida. Todo o quadro relatado na mídia de que o rapaz afirma ser Jesus Cristo e dizia ter uma missão divina no crime que cometeu corrobora isto. A ação de um bom psiquiatra forense e alguma perícia científica nos próximos dias irão certamente indicar se minhas previsões aqui estão corretas ou se toda essa relação com a igreja Céu de Maria na verdade foi uma grande desculpa para atenuar a pena. Mas o que de fato fica é a perda irreparável de um artista que conseguia sintetizar em três quadrinhos tanto humor de qualidade e crítica razoável.

 

glaucowww.uol.com.br/glauco

Discussão - 2 comentários

  1. Henrique Musseli Cezar disse:

    Ótimo texto, porém uma parte ficou um pouco confusa:
    "O consumo do chá frequentemente resulta em vômitos e diarréia nas primeiras sessões."
    Falou!

  2. bessa disse:

    Obrigado pela sugestão prontamente aceita. Veja se agora ficou mais claro?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.