A escolha de tornar-se biólogo I
Muito tempo atrás, quando ainda escrevia o blog Maravilhosa Obra do Acaso vinculado ao Centro Acadêmico da Biologia da USP, eu disse que quem é biólogo de verdade já o é desde o nascimento, nosso tempo na universidade é apenas para ganharmos competência técnica na profissão, além de um papel para provar para os outros o que já sabemos há tempos: que somos biólogos. De qualquer forma a escolha de trilhar este caminho é complicada, é uma maldade necessária colocar pessoas de 16 ou 17 anos para decidir o que será da sua vida, todo o seu futuro profissional. Foi assim que esta série de posts surgiu, pensando em como ajudar nesta escolha para aqueles que estão propensos a optar pela biologia. Mas ele ganhou corpo mesmo foi graças ao comentário que a Thais Marinho fez outro dia num post antigo. Pedi a ela, candidata à Biologia Marinha na UNESP esse ano, que me mandasse quais as dúvidas que mais lhe afligiam para eu responder aqui. Portanto este texto foi escrito a quatro mãos: A Thais pergunta e eu respondo uma das perguntas dela pelos próximos seis dias.
1. Como foi o trajeto na sua formação como Biólogo? Quais foram as dificuldades? Suas matérias prediletas e as mais chatas na sua graduação?
Olha, para começar as dificuldades que você está enfrentando para entrar na universidade são apenas o começo. O que vem pela frente ainda vai dar muito trabalho e crescer como biólogo também não é para qualquer um. Não encare isso como um empecilho, mas como o processo de seleção natural, onde apenas os mais aptos sobreviverão academicamente. A biologia é uma área muito ampla, então você, que ao que me parece é mais empolgada com a subárea ambiental terá que estudar genética e bioquímica também. Às vezes estas disciplinas serão um desafio, outras serão uma chatice mesmo, mas considero que minha formação mais ampla em Biologia, mesmo com toda a genética e bioquímica, me fizeram hoje um zoólogo mais competente. Aliás, acho que isto de matéria preferida e preterida é muito pessoal (isso foi só uma desculpa porque imagino que vez por outra um ex-professor meu pode passar aqui no Ciência à Bessa e não ficaria bem me flagrar falando mal da matéria dele, sem falar nos meus alunos que leem o que eu escrevo), cada um tem o seu gosto.
Discussão - 6 comentários
Obrigada por esclarecer minhas dúvidas, me ajudou muito, até deu vontade de começar essa carreira logo!... Mas por enquanto devo me contentar em continuar me preparando para o "processo de seleção natural"... (o vestibular no final deste ano!)...rs
Thais, eu é que agradeço a co-autoria. Volte sempre e mantenha contato.
Oiiiiii!!! Nossaaaa!!! Quanto tempo! Lembra de mim enchendo você com um monte de pergunta sobre a carreira de Biólogo!?
Pois é, insisti neste sonho e fui atras... Desculpa não ter voltado aqui mais vezes, ano passado foi uma correria de cursinho pré-vestibular que não sobrou tempo... Mas enfim, VALEU A PENA!!!!!
Este ano estou cursando Biologia na UNICAMP, o curso é integral e bem puxado, mas eu estou amandoooo!!!!
Já fizemos uma excursão pra Serra do Japi, e um estudo sobre a experiência de esquilos Serelepes na abertura de frutos (coquinhos), foi bem interessante. É lógico que também bem amador! Rs... Mas estamos só no começo... No final do semestre, o projeto será em Ubatuba, poderemos escolher um dos diferentes biomas para propor uma perguntar e buscar uma resposta... Pensei em você, e acho que vou escolher o Mangue... Lembrei de você, porque tinha falado de afundar o pé na lama... rs.... Bom... Como você está? Achei legal vir aqui e te contar as novidades... afinal, você me ajudou a ter certeza do que eu queria... Muito Obrigada!
Thais, você me trouxe lágrimas aos olhos. Que bom que insistiu e está se dando bem. Muita água ainda ira rolar, momentos de dúvida, dificuldades, mas se você está convicta e tem um objetivo de longo prazo as coisas ficam mais tranquilas. Boa sorte.
Este ano começo a fazer Ciências Biológicas na UFSJ... Muita lenha pela frente, adorei encontrar seu blog agora!
Abraços
Obrigado e muito boa sorte, Ana Amélia. Aliás, não deixe de seguir as dicas do Cientista S/A também. Sempre tem coisas úteis aos graduandos.