A escolha de tornar-se biólogo VI
6. Pela sua experiência, quais características de sua personalidade, contribuíram no sucesso de sua escolha profissional?
Na minha opinião o biólogo precisa ser criativo, dedicado, curioso, conseguir se relacionar e ser, o que você coloca como um defeito seu, sonhador. Criativo porque em geral a solução dos nossos principais problemas não é evidente. Dedicado porque o caminho é árduo e vai exigir muito de você sem necessariamente oferecer algo em troca. O reconhecimento financeiro é pequeno, o reconhecimento social é difícil e entre os colegas às vezes a guerra de egos impede que reconheçamos uns aos outros. A curiosidade está na base de tudo o que um biólogo faz, já que nosso principal papel é compreender porque o mundo vivo é como é. A imagem que se tem de um cientista biológico é o cara sozinho no laboratório, mas hoje as empreitadas em grupos de pesquisa levam a avanços muito mais significativos do que os esforços individuais. Para isto é necessário saber se relacionar. Por fim, sonhar em um mundo no qual parece que nossas idéias são opostas às de todos os outros que querem o progresso a qualquer custo é importante, desde que possamos retornar, como você faz, e pensar em como tornar aquele sonho uma realidade.
Thais, boa sorte na prova e obrigado pela colaboração no Ciência à Bessa. Espero acompanhar todo o seu progresso como Bióloga.
Bessa
Discussão - 7 comentários
Olá Eduardo!
não sei se essa sua pergunta era mais para os cientistas…
Mas vou responder. ; )
No meu caso, as caracteristicas de minha personalidade que contribuiram no sucesso da minha escolha profissional estão no meu lado extremamente prático, racional e realista.
Fiz Direito. Era o que eu amava? Não.
Mas era o que me daria retorno mais rápido. (prática)
E a partir daí eu poderia ir atrás do que me fascina. (racional)
Consigo me sentir realizada profissionalmente no meu trabalho? Pelo trabalho em si: não. Pela consciência de estar fazendo o melhor que posso ali: sim. (realista)
Ainda quero fazer outra faculdade.
A pricípio, filosofia e física são os cursos que mais me atraem e acho que esse é meu lado ‘lógico’.
Abç. ; )
C.
Chloe, a pergunta foi da Thais, eu a respondi sob a ótica de um cientista. Mas muito legal ter a sua resposta. Me lembrou de algo que li ou ouvi do Marcelo Gleiser, ele dizia que quando adolescente queria ser guitarrista, mas que a vida o fez escolher uma profissão mais concreta e deixar a guitarra para hobbie. Hoje ele vê que como cientista é bem sucedido e ainda surpreende ao mostrar que também toca guitarra e pensa que se fosse mesmo guitarrista por profissão seria apenas mediano.
Ops…
Sorry!
Eu peguei o bonde andando, rs…
Não tinha lido a primeira postagem da série : |
; )
C.
Como arquiteto o meu lado biólogo extravasou no segundo semestre de 1970, quando então passei a desenhar( no que eu era muito bom)para o Departamento de Botânica da Unb. Ajudava o Prof.Dr. Robert Goodland, um canadense, que desenvolvia pesquisa com plantas do cerrado. Saía a campo com ele para efetuar coletas de espécies e eu então as desenhava a bico-de-pena no nanquim. Vários desenhos meus foram estampados em revistas científicas e deram-me grande satisfação. Quando ele partiu deixou um bilhete em portunhol agradecendo-me e presenteando-me com o jogo de canetas Staedler com o qual efetuei os trabalhos. Depois passei a desenhar com lupa para a Mirtes no laboratório, biotério, sei lá, lá se vão alguns anos. Para melhorar fiz Taxonomia Vegetal I e II e Botânica Sistemática. Depois passei a estudar a matéria Ecologia, ministrada pela primeira vez na Unb. Aí acordei e voltei depressa para a arquitetura, quando percebi que já estava apaixonado pela natureza. Essa coisa pega, fim-de-papo!Marão
Hi Eduardo
Wonderful to hear you are a Prof in Mato Grosso. Sincere congratulations. Keep up the great work
Com admiracao. Forte abraco do colega
Rbt
Olá bessa, eu queria saber, quanto em media um zoólogo ganha por mês, tenho 15 anos e pretendo fazer biologia, e mais tarde me especificar em zoologia, mas ñ sei quanto em média se ganha nessa profissão, quebra me galho responde ae !!, desde já agradeço
Então, João, isso varia muito de caso a caso. Como falei no post um graduando recebe uma bolsa de uns R$ 450,00, como primeiro emprego, depois de formado, dá para tirar uns R$ 800,00 a 1000,00, após uns anos vejo profissionais da área de levantamento de fauna para consultorias ambientais tirando até uns 8 mil, mas a média seria de uns 3500,00. Salário é e acredito que será por muito tempo o principal repelente dessa área. Espero ter ajudado. Bessa