Brasil x Costa do Marfim – A anatomia de um gol

Luis Fabiano

Esse foi com o pé mesmo

Fonte: www.fifa.com

 

Brasil e Costa do Marfim, 24 minutos do primeiro tempo, Robinho invade a intermediária densamente povoada de jogadores da Costa do Marfim, toca para Luis Fabiano que, de calcanhar, passapara Kaká. O meio-de-campo limpa um pouco a jogada e devolve para Luis Fabiano que manda uma bomba por cima do goleiro.

Ao receber o serviço do Kaká, o artilheiro (agora sim, pelo menos) acompanha com os olhos a bola e registra mentalmente a posição dos zagueiros e do goleiro.

Feita a mira e encontrada a oportunidade o camisa 9 prepara o chute contraindo bíceps femurais e glúteos direitos, o equilíbrio é garantido pelos braços erguidos pela contração dos deltóides, nos ombros.

quadriceps

Bendito seja o fabuloso quadríceps do Luis Fabiano

Fonte: auladeanatomia.com

 

Neste momento, impulsos nervosos cefálicos descem a coluna vertebral até um alargamento nervoso no início das vértebras lombares, dali saem diversos nervos que seguem por dentro das cavidades vertebrais até a altura das vértebras lombares 2 a 4, quando deixam a coluna e formam um nervo femoral. Neurônios motores destes nervos irão inervar o quadríceps, o músculo da parte da frente da coxa. Axônios terminais destes neurônios descarregam substâncias de comunicação em um estreito espaço entre a célula nervosa e a muscular chamada de fenda sináptica, estas substâncias de comunicação, neste caso a acetilcolina, irão fazer com que proteínas na membrana da célula muscular da coxa do Luis Fabiano se abram, deixando entrar uma grande quantidade de íons de sódio e expelindo íons de potássio, um efeito semelhante a um choque elétrico em escala microscópica. A consequência deste “choque”, espalhado pelo interior da célula através de canais especializados, é que um reservatório dentro da célula muscular irá jogar no citoplasma íons de cálcio, um elemento essencial para a contração muscular em si.

 

 

O que faz a perna do Luis Fabiano se estender e acertar com o peito do pé a famigerada Jabulani, mandando-a para a rede é um encurtamento do quadríceps, que começa na parte alta do fêmur e na bacia e termina na patela com prolongamentos que vão até a tíbia, um dos ossos da canela. Este encurtamento é o resultado da contração de inúmeras células musculares. No interior delas há um arranjo de proteínas organizadas em filamentos chamadas actina e miosina, os filamentos mais grossos são de miosina e os mais finos de actina, um desliza sobre o outro em ciclos de reações químicas levadas a cabo pelo cálcio e por ATP, a molécula energética. Para que a actina deslize sobre a miosina, uma parte da miosina precisa se encaixa no filamento de actina e puxá-lo, o problema é que exatamente esta parte da actina fica coberta por um outro filamento, a tropomiosina. Ao cair no citoplasma da célula muscular o cálcio se gruda a uma molécula chamada troponina, que arrasta a tropomiosina para o lado, descobrindo o local onde a actina irá se ligar. Actina e miosina se conectam, a miosina dobra a parte da sua estrutura que conecta as duas proteínas e faz a actina caminhar sobre a miosina. Depois, uma molécula de ATP é quebrada para desfazer a conexão e disponibilizar a miosina para repetir o movimento, contraindo ainda mais o músculo da coxa.

Como junções celulares no músculo espalharam o que eu chamei aqui de micro choque por todo o quadríceps, muitas células são contraídas ao mesmo tempo, dando muita força ao chute. A bola foi tão rápida que o goleiro marfinense ergue os braços depois que ela já tinha passado e a bomba do Luis Fabiano explodiu na rede encerrando seu jejum de seis jogos.

Outros dois gols Brasileiros se seguiriam e um vacilo da nossa defesa permitiria umzinho da Costa do Marfim, mas o que importa é que estamos na próxima fase.

Discussão - 5 comentários

  1. Érico disse:

    Só uma correção: a actina é globular e não fibrosa. Nas miofibrilas, essas proteínas estão organizadas em filamentos homodímeros, esses sim fibrosos, mas existem outros tipos de organização.

  2. maria disse:

    maravilhoso! eu vejo aquelas cenas, as posições absurdas que resultam num gol, como o pé se firma no chão num ângulo impossível como se fosse uma mágica... fico mesmo pensando na musculatura que dá conta daquilo tudo.

  3. bessa disse:

    Muito obrigado, Érico. Correção feita.

  4. Zé Mário disse:

    Cara, parabéns. Você conseguiu deixar essa narração mais chata que a do Galvão Bueno!

  5. bessa disse:

    Obrigado, sempre me esforço.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.