Tudo em um ano 6 – Ácido Ribonucléico

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? O dogma (odeio este termo) central da biologia propõe que DNA é transcrito por proteínas em RNAm, este sai do núcleo, anexa-se a ribossomos predominantemente protéicos, e é traduzido em proteínas. Então DNA produz proteínas e proteínas leem o DNA. Mas quem veio primeiro, o DNA ou a proteína? Para a vida como a conhecemos ter evoluído seria necessário ter um replicador (DNA), mas este replicador precisaria de algo que o catalizasse (proteína). Um não serve para nada sem o outro!

god_ribozyme

É clichê, mas é legal

fonte: sage.ucsc.edu

Os narradores da origem da vida em nosso planeta passaram muito tempo às voltas com este problema até que descobertas em outras áreas ajudaram a elucidar o que houve. Seria possível uma mesma molécula conter informações hereditárias e também catalisar reações químicas para sintetizar outras moléculas? Seria! O RNA, ácido ribonucléico, faz exatamente isto até hoje em determinadas situações.

A simplicidade química do RNA permitiria seu surgimento por mecanismos não bioquímicos, desde que tempo o suficiente para combinações quase que aleatórias de elementos estivesse disponível, coisa mais ou menos comprovada hoje em dia. Afinal, foram 400.000.000 de anos de combinações ao acaso.

Este mundo dominado por RNA deve ter existido há cerca de 4,2 bilhões de anos, por regra de três exatamente hoje, dia 9 de setembro. Sua descoberta deu a Sidney Altman o prêmio Nobel de química de 1989.

Discussão - 6 comentários

  1. Érico disse:

    A teoria do mundo de RNA (embora provavelmente tenha realmente existido esse mundo RNA no início da vida) também apresenta problemas. É um problema semelhante à esse paradoxo entre DNA e proteínas. Só que é entre monômeros e polímeros. Pq os catalisadores (incluindo as ribozimas) são polímeros, então surge a questão de como o primeiro polímero de RNA foi sintetizado.
    As teorias falam então de organocatálise, moléculas quimicamente mais simples com sítios de metais transitórios que podem ter sido os primeiros sintetizadores. Metaloproteínas, presença de grupos sulfeto, fosfato e de outros metais nas moléculas atuais talvez sejam resquícios dessa vida primitiva.
    Abraço!

  2. Laís Leão Xavier disse:

    Só uma pequena correção :
    O RNA é ribonucléico!

  3. bessa disse:

    Ai que horror de gafe! Nossa, gente, me desculpe. Já arrumei.

  4. André Souza disse:

    Bessa,
    Sou leigo no assunto, mas à 4,2 bilhões a Terra não seria ainda quente demais e com isso, haveria impedimento à formação de moléculas orgânicas (imaginando que , qt maior a temperatura, maior a agitação molecular e menor probabilidade de formação de cadeias longas, caracteríticas das moléculas orgâncias)? Considerando como correta a estimativa de aparecimento do RNA e, dada a hipótese acima, não seria uma evidência da hipótese de paspermia?

  5. bessa disse:

    André, é possível que sim. Como eu comentei em alguns posts da série, datas precisas nestas contas são muito difíceis. Se o RNA surgiu por aqui ou por outras bandas são possibilidades, assim como se houve mesmo um mundo do RNA (como nos lembrou outro comentário). Tomara que muito do que se acredita hoje sobre origem do universo/ Terra/ vida mude em alguns anos. Assim poderei reeditar essa mesma série!

  6. […] Tudo em um ano 6 – Ácido Ribonucléico Publicado 9 de set de 2010 – republicado enste site em 13/08/2012 Escrito por bessa Categorias Divulgação Científica […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM