Por que o código florestal que tramita no congresso não pode passar: Biomas

O novo código florestal permite que um proprietário rural que deseje desmatar uma área compense esta perda preservando outra área dentro do mesmo bioma. Mata Atlântica com Mata Atlântica, Cerrado com Cerrado, Caatinga com Caatinga…

O problema é que o que nós chamamos de Cerrado, na verdade é uma mixórdia de ambientes muito diferentes, campos limpos, veredas, cerradões, murundus são algumas das fisionomias que o cerrado pode assumir. Pela proposta que ora tramita eu posso desmatar 50 hectares de vereda no norte de Minas Gerais e compensar com 50 ha de campo sujo em Mato Grosso do Sul! O mesmo vale para os outros biomas, eu posso derrubar uma área de floresta ombrófila densa em São Paulo e compensar com uma cabruca na Bahia. Cada fisionomia dessas tem um papel ecológico, características ambientais e uma biodiversidade específicas e insubstituíveis. Semana passada um pesquisador recém-chegado de Cambridge, Gustavo Canale, veio a Tangará dar uma palestra sobre conservação e ecologia de uma espécie de macaco prego restrita a uma parcela de mata atlântica no nordeste. Um cacaueiro que decida desmatar sua propriedade e compensar isto com um fragmento de mata atlântica no Paraná estará contribuindo para a extinção deste importante dispersor de frutos.biomas

Os pesquisadores do painel de conservação do programa Biota Fapesp sugerem que áreas degradadas sejam compensadas em locais próximos e comparáveis em termos fisionômicos.

Discussão - 1 comentário

  1. Não é apenas o cerrado que apresenta uma diversidade muito grande em diferentes áreas,a própria caatinga,geralmente muito pouco conhecida têm uma diversidade de flora e principalmente de fauna enorme que varia de acordo com a área,podendo ser caatinga propriamente dita,carrasco ou mata seca.
    Visitei a Reserva Florestal Serra das Almas em Crateús e fiquei maravilhada com tamanha biodiversidade!É inaceitável que esse tipo de "acordo" passe a valer para os diferentes biomas dessa forma!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.