Mudança

Tenho um vergão vermelho em minha canela e minha esposa ri de mim. As diversas camadas de epiderme foram arrancadas pela quina de uma caixa de papelão cheia dos meus livros no chão da sala. Agora a derme aparece como um tecido rosado, úmido e ardido. Mas esta não é a única marca em meu corpo, há outras contusões. Me mudei de casa estes dias e ainda não está formado em meu mapa cerebral a disposição das coisas.

Há em nosso cérebro uma área responsável por identificar a posição de tudo em nosso corpo, é o córtex somato-sensorial. Em parceria com o cerebelo, ele e o córtex motor primário nos fazem arquitetar nossos movimentos friamente calculados baseando-se em uma memória da disposição das coisas conhecidas. Se nosso corpo muda de forma muito rapidamente (como durante um espichão da adolescência ou após a perda de um membro num acidente) o mapa do córtex somato-sensorial não teve tempo de se atualizar ainda. Isto gera dois fenômenos interessantes: os membros fantasmas de pessoas amputadas, tão bem descritos em diversos ensaios de Oliver Sacks e da Suzana Herculano Houzel; e a natureza inexoravelmente estabanada de nossos adolescentes. Enquanto minha memória não fixar a posição dos móveis e objetos na casa nova ainda irei dar diversas topadas, sempre achei que a canela foi talhada pela evolução para encontrar objetos no escuro.

O pior é que entender fisiologicamente o que está acontecendo não me traz consolo nenhum. Melhor eu encerrar este post e ir ajudar minha mulher a enxugar e engavetar os talheres ou minha próxima mudança será para uma casa sem ela!

Discussão - 1 comentário

  1. Marão disse:

    Mulheres adoram rir de mazelas masculinas. Meu pai estourou um fogão à lenha na lua-de-mel quando incautamente utilizou gasolina para acendê-lo, em quantidade não muito recomendável. Saiu de cara preta, cabelos, pestanas e sobrolhos chamuscados, mas sobreviveu. Uma lástima! Pois bem, até hoje ela, com 85 anos, ri dele, falecido em 79. Que coisa! Marão

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.