Como deve aprender biologia aquele que em um futuro próximo dedicar-se-á a ensiná-la?

Com prazer! Essa seria minha resposta mais imediata, mas vou elaborá-la. Existem muitos livros de Zoologia de Vertebrados com muitíssimas informações, possivelmente mais informações desse assunto do que cabe na minha cabeça. Por que então minha disciplina não é apenas uma leitura destes excelentes livros? Acredito que o que difere um curso da leitura de seu livro texto é a emoção, o prazer. Nas minhas aulas posso emocionar com uma sinfonia de cantos de anfíbios ameaçados de extinção, posso cativar com fotos de mamíferos fofos, posso intrigar com a simulação de uma expedição naturalística e fazer rir com um cladograma de sapatos chulerentos. O Pough não pode nada disso em sua encadernação de enésima edição da Vida dos Vertebrados.
Às vezes vale a pena abrir mão de um pouco do conteúdo para encantar sua audiência. Se ela se apaixonar pelo assunto, o que não foi possível ensinar como se deveria, ela irá buscar por interesse próprio porque o professor cumpriu este papel de encantar.
A grande dificuldade reside em saber encantar e em encantar a todos. Quanto ao segundo problema eu já lhes alivio: vocês não conseguirão. É impossível tocar a todos do mesmo jeito, uns sempre se motivarão mais do que outros, isso é natural. Cabe ao professor diversificar as experiências de forma a tentar abraçar a maior parte da sua plateia, mas cabe também a leveza de espírito de saber-se humano e sujeito a incapacidades. Já o saber encantar eu vejo mais como uma auto-sondagem. Pergunte-se por que você ama tanto aquilo que ensina, começar por aí já é um excelente caminho.

Discussão - 4 comentários

  1. Gabriel Cunha disse:

    Falou e disse Bessa, concordo que na maioria das vezes é mais válido cativar a sala de aula do que cumprir os tópicos teóricos.
    Quanto mais os alunos se interessarem, maior a chance de te perguntarem dúvidas em aula (o que ajuda a todos) e de absorverem melhor o conteúdo dos livros.

  2. Aline Curiel disse:

    Repetindo o que o Gabriel disse… Falou e disse Bessa²
    Na faculdade (faço Ciências Biológicas) a gente vê professor louco pra cumprir o bendito cronograma e fazer a aula interessante que é bom, nada…Por essas e outras que tenho uma certa birra com Zoologia, creio que se fosse outro professor…enfim…
    A Missão do Professor é essa cativar os alunos, melhorando o aprendizado e é exatamente isso que ouvimos dos nossos professores das disciplinas de Licenciatura, como dizemos por aqui.
    Que eu consiga despertar essa paixão que tenho pela Biologia nos meus alunos.

  3. lucian vitor disse:

    Pelo que eu apredi as palavras são interessantes que os mamiferos fazem parte da biologia. Eu gostei muito, mas não sei direito. Prometo aprender

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM