Quais os saberes biológicos e didáticos que o biólogo deve constituir?

Apontar tópicos específicos seria tão exaustivo quanto uma reunião pedagógica, para isso existem os documentos do MEC e CFBio, os índices dos bons livros textos e as ementas. O que um formando em biologia precisa é de ferramentas específicas e grandes temas. Eu listaria quatro temas centrais que as disciplinas de Ciências Biológicas deveriam rodear, estes quatro temas deveriam ser tão exaustivamente explorados ao longo de uma graduação que se sedimentariam naturalmente na consciência dos alunos: Evolução biológica, níveis de organização da vida desde célula até biosfera, diversidade biológica e leis da hereditariedade. Como toda lista, esta está incompleta e sujeita a críticas. Façam bom uso do espaço para comentários.
Fora esses tópicos eu sugiro que algumas ferramentas sejam fortemente recomendadas aos estudantes: senso crítico, raciocínio e busca pela informação. O senso crítico ajudará o profissional que está sendo formado a duvidar sempre, primar pelo método científico, não engolir argumentos de autoridade ou falaciosos em geral. O raciocínio significa estimular o estudante , não só a saber conceitos, mas também conectá-los de maneira a resolver problemas mais reais. O gosto pela informação o ajudará a manter-se atualizado numa situação de progresso do conhecimento tão acelerado que pouco tempo parado significa obsolescência cognitiva. Com estas ferramentas e conhecimentos os profissionais que se formarem estarão muito bem munidos para o futuro.

Discussão - 2 comentários

  1. Giqqs disse:

    Eu diria que um bom caminho para a formação do professor de biologia seria a nova resolução do CFBio: Saúde, Diversidade Biológica e Biotecnologia.
    Saúde por razões óbvias, o professor irá ensinar crianças e adolescentes que deverão primar pela sua saúde (não acreditando em homeopatia, por exemplo);
    Diversidade Biológica, englobando evolução, zoologia, botânica, ecologia, etc. Somos o país mais biodiverso do mundo e isso não pode ser deixado de lado. Tenho a impressão que todos os quatro temas que você citou se enquadram nesse tema aqui.
    Biotecnologia, porque é o caminho do futuro para um desenvolvimento sustentável. É a biologia aplicada. É onde a biologia pode gerar renda.

  2. Eu precisaria investigar mais a fundo, mas há tempos tenho visto a Biologia como organizada em dois eixos primordiais: a evolução e as relações ecológicas. Um terceiro seria o da ontogenia: dos genes ao fenótipo.
    []s,
    Roberto Takata

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM