Rio- o filme

à Jade, minha aluna e coincidentemente apaixonada por araras

Fui conferir essa semana o Rio, estreia nos cinemas, aproveitando uma estreia nacional simultânea em Tangará (em geral aqui os filmes chegam bem depois). O filme é dessa nova safra de filmes infantis que não deixam os adultos entediados e, de fato, até levam alguns adultos sem filhos a irem ao cinema, meu caso. O enredo trata de Blu, uma ararinha azul que é capturada no Brasil por traficantes de animais e termina no frio estado de Minesota, nos Estados Unidos. Resgatada e cuidada por uma menina, Linda. Já uma mulher e sempre dedicada ao seu animalzinho, Linda recebe a visita de Túlio, um ornitólogo brasileiro interessado em acasalar Blu com Jade, uma fêmea de ararinha azul, e dar uma chance à espécie.
O filme aborda o tráfico de animais, questões sociais brasileiras, as dificuldades e medos de cada um, conservação ambiental. Um dos responsáveis por isso é o competentíssimo animador brasileiro Carlos Saldanha, responsável pelo filme. Ele é também um painel incrível sobre o nosso carnaval e a cultura brasileira em geral para o mundo inteiro ver. Tudo isso com muita atenção à fuga aos estereótipos e até a precisão científica. Até ocorrem alguns deslizes que só um zoólogo chato perceberia, como inserir fauna do pantanal e amazônia no Rio de Janeiro; a própria ararinha azul era mais típica da caatinga. No entanto o filme é diversão garantida para adultos e crianças e não deixa o cérebro morrer durante a projeção. Recomendo fortemente.

, , , ,

Powered by ScribeFire.

Discussão - 1 comentário

  1. Jade Ayabe disse:

    Pior, que sou mesmo, e o filme é muito interessante e fala do trafico de animais que infelizmente no Brasil é muito comum,mas tambem de um pouco da cultura brasileira, o carnaval.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.