Bicho Bizarro: Narval
Essa semana vou falar do unicórnio, ou pelo menos do mais perto do ser mitológico que existe no mundo real. O Narval é um golfinho do Oceano Ártico cujos machos possuem um dente incisivo absurdamente alongado e retorcido, formando uma ponta de mais de dois metros de comprimento se projetando da cabeça desse animal. Como sempre, bizarrices desse tipo são geralmente produtos da seleção sexual. Machos usam essas armas para disputar com outros machos pela chance de acasalar com fêmeas. Estes golfinhos vivem em grupos de apenas cinco animais, mas uma vez por ano migram no inverno para águas ligeiramente mais quentes em reuniões de grupos de até milhares de narvais de modo a evitar predadores como a orca e a morsa. Outro predador dessa espécie são humanos desde os inuites (esquimós) até baleeiros noruegueses que vendem seu dente de marfim.
IUCN- faltam dados para conhecer o estado de conservação
Fonte: http://animals.howstuffworks.com
Discussão - 4 comentários
Não sabia que a morsa poderia predar o narval! Será que existe algum vídeo ou foto com essa cena?
Abraços
Bessa,
já li que a função destes dentes do Narval pode está relacionado a uma função sensorial, algo como detectar um comprimento de onda, não sei ao certo.
Estou muito interessado em entender mais sobre isto, porque tenha uma impressão ("hipótese"?) de que os dentes são órgãos do sentido primordialmente.
.
Você sabe algo a respeito?
.
Flávios,
Também descobri de morsas predadoras de Narval escrevendo esse post, a informação estava no site da encyclopedia of life. Quanto a dentes como órgãos sensoriais, parece uma hipótese interessante e plausível, nunca havia ouvido isso.
Nossa, essa eu nunca tinha visto!