Sorteio: um tipo para Homo sapiens

O que a Scarlett Johansson tem a ver com a taxonomia zoológica?
Fonte: www.sjohansson.org
Ao coletar um animal diferente de todos os outros daquele grupo o pesquisador primeiramente precisará certificar-se de que é uma espécie nova. Para isso ele precisará compará-lo com as demais espécies conhecidas. Sendo confirmada a novidade da espécie inicia-se o processo de descrição.
Será necessário esmiuçar profundamente as características físicas da espécie nova, enfatizando-se em que ela difere das outras. Descrições de diferenças comportamentais ou genéticas também têm sido comuns. Adiciona-se ainda a área de ocorrência, em alguns casos suas relações de parentesco, seu habitat e a explicação da escolha do nome científico (etimologia). Para tudo isso utiliza-se um exemplar dentre aqueles coletados da espécie nova. Esse exemplar receberá a designação de tipo.
Certamente deriva da filosofia platônica que antagoniza o mundo ideal e o real. Em taxonomia toda espécie deve ter seu exemplar tipo, ou o holótipo, aquele que definirá os padrões do que há de mais puro e perfeito naquela espécie, o parâmetro que guiará outros cientistas. Ao lado do verdadeiro holótipo os outros integrantes daquela espécie não passam de meros parátipos ou lectótipos. O holótipo é protegido nos museus a sete chaves, curadores os tratam com mais zelo do que uma filha virgem ou uma ferrari 0 km. A única espécie no mundo que não possui um holótipo é Homo sapiens.
Respondam nos comentários até o dia 19 de agosto, quando sortearei o ganhador que receberá em casa um exemplar do livro “O Museu” de Veronique Roy. Para isso não esqueça de deixar junto ao comentário o seu e-mail.


Powered by ScribeFire.
Discussão - 26 comentários
Difícil essa...
Acredito que a Scarlett ainda vai ganhar muitos votos por aqui... haha!
Mas escolho Rachel Weisz!
Abraços,
Alliah.
Concordo com você, a Scarlett seria perfeita. Nesse caso eu seria o primeiro da fila para o cargo de curador do museu.
Eu voto na Angelina Jolie. Acho que ela tem mais, hmm, "garbo" para representar a espécie humana, hehehe
Tem a história de que sugeriram usar o crânio de Edward Drinker Cope como holótipo. Tb sugeriram Lineu.
Mas pra acabar com a ilusão de tipos - como se um indivíduo representasse toda a diversidade biológica e, pior, como se espécies fossem tipos fixos -, no que está impregnada toda sorte de preconceitos (contra membros de outras raças, pessoas com orientação sexual divergente, etc), proponho a escolha de um tipo que a maioria de nós consideraria como não típico da espécie humana: Jair Bolsonaro, o elo perdido entre humanos e macacos, a antítese de nosso orgulhoso epíteto específico, a nada sapiente entidade boçonárica (e ainda ganha o gênero _Homo_ pra deixar de ser besta).
[]s,
Roberto Takata
Eu voto na Natalie Portman: além de ser linda, é inteligente. Perfeita para ser nosso espécime tipo!
Estou impressionada como todos estão escolhendo mulheres!
Pra não destoar eu ecolho uma Miss Universo (a atual é Ximena - http://www.missuniverse.com/members/profile/468715/ag:1/ap:1), afinal elão são eleitas para representar todas as mulheres de todos os paises.
Só tem voto pra mulher nesse blog, não é justo isso! Então eu vou votar pra um espécime masculino e brasileiro pra ser o holótipo, vou voltar Gianecchini, que é bonitão e interessante também, vai ser um bom exemplo da espécie humana kkkk Beijocas
Tem razão, Suzana. Sugeri a Scarlett por preferências pessoais, mas claro que até concordo com a existência de alguns espécimes masculinos válidos. Continuem votando!
Voto no Ban Ki-moon, atual secretário-geral da ONU, pois de certa forma, ele já representa a todos os Homo sapiens.
http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/o-secretario-geral/
Eu acho que deveria ser o Pelé.
Rui F.
Por mim, pegaríamos quem mais se assemelhasse ao homem desenhado na placa da Voyager. Dessa maneira, teríamos um holótipo universal que até os ETs reconheceriam.
kkkkkkk boa!
Acho que deveria ser alguém tipicamente "mediano", não pessoas que tem beleza, inteligência ou qualquer outro atributo/habilidade fora do comum. Por isso, sugiro a tia do pastel que fica perto da entrada da Unesp de Rio Claro - mas o pastel é mó bom... fazê-los seria uma habilidade fora do comum? Droga...
Então, mas embalsamada ela dificilmente poderia demonstrar tais habilidades, Bruno.
Deveria ser o Tony Ramos auhahaha, quando o homem tinha pelos acho que era mais inteligente, ou pelo menos, menos destruidor em todos os aspectos!! huahauhaa
Como é para preservar o corpo, não o cérebro, vou ficar com a Juju Panicat.
Como assim mulher? Todo mundo sabe que a genitália masculina é que determina a espécia!!! Ou será que isso só vale para Drosophila???? Voto em você meu amigo! (acho que depois dessa eu mereço o livro!)
Aí galera, tá bom a gente embalsamar logo esse Eduardo Bessa!
Eu hein, ficar tendo minha genitália analisada por todo mundo? Tô fora! Além do mais, tenho alergia a bórax.
Não necessitamos de um holótipo do Homo sapiens, pois, essa é uma criação abstrata do próprio homem, que só tem função para ele. A não ser que "involuímos" para uma nova espécie.
Essa é uma questão realmente difícil: Precisaria ser um exemplar que não precisasse de plásticas, ou maquiagem ou photoshop. Algo difícil de se encontrar hoje em dia. Para o sexo feminino eu colocaria a Sydney Tamiia Poitier, do lado masculino, vamos ver, pode ser o Nando Reis mesmo.
meu voto vai para Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morreu no terremoto do Haiti, essa sim tinha pulso para representar toda a especie de humanos do mundo, porém se minha escolha não poder ser aceita pelo fato dela não está mais viva...continua nessa mesma linha de pensamento e dou meu voto para Angelia Jolie Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur,essa sem sombra de duvida é uma sucessora de zilda Arns.:)
Minha querida mãe.
Oscar Niemeyer.
Assim não precisa gastar pra empalhá-lo, já que ele já é secular e ao que parece eterno também. =D
Charles Darwin.
nem precisaria. muita gente comentou de gente bonita e inteligente, mas para um taxonomista, que se importa mais com morfologia e anatomia do que sex appeal, o melhor seria alguém que se aproximasse das medidas perfeitas do homem, tipo o homem vitruviano, ou seja, alguém do sexo masculino com bom físico. até porque a beleza da mulher é um tanto relativa quanto ao tempo e cultura de cada povo. Essa é a minha opinião, de alguém que cursa biologia e trabalha com taxonomia.