Sorteio: um tipo para Homo sapiens


O que a Scarlett Johansson tem a ver com a taxonomia zoológica?
Fonte: www.sjohansson.org

Centenas de espécies novas de animais são descobertas todos os anos. Tratam-se de seres desconhecidos pelos cientistas que nem mesmo receberam um nome científico que os identifique. O processo de descrição de uma espécie nova é trabalhoso e num país megadiverso como o Brasil a carência de cientistas voltados para esta área da zoologia, o taxonomista, é imensa.

Ao coletar um animal diferente de todos os outros daquele grupo o pesquisador primeiramente precisará certificar-se de que é uma espécie nova. Para isso ele precisará compará-lo com as demais espécies conhecidas. Sendo confirmada a novidade da espécie inicia-se o processo de descrição.
Será necessário esmiuçar profundamente as características físicas da espécie nova, enfatizando-se em que ela difere das outras. Descrições de diferenças comportamentais ou genéticas também têm sido comuns. Adiciona-se ainda a área de ocorrência, em alguns casos suas relações de parentesco, seu habitat e a explicação da escolha do nome científico (etimologia). Para tudo isso utiliza-se um exemplar dentre aqueles coletados da espécie nova. Esse exemplar receberá a designação de tipo.
Certamente deriva da filosofia platônica que antagoniza o mundo ideal e o real. Em taxonomia toda espécie deve ter seu exemplar tipo, ou o holótipo, aquele que definirá os padrões do que há de mais puro e perfeito naquela espécie, o parâmetro que guiará outros cientistas. Ao lado do verdadeiro holótipo os outros integrantes daquela espécie não passam de meros parátipos ou lectótipos. O holótipo é protegido nos museus a sete chaves, curadores os tratam com mais zelo do que uma filha virgem ou uma ferrari 0 km. A única espécie no mundo que não possui um holótipo é Homo sapiens.

Assim sendo, está lançada a pergunta:
QUEM DEVE SER O ESPÉCIME TIPO DE Homo sapiens?

Respondam nos comentários até o dia 19 de agosto, quando sortearei o ganhador que receberá em casa um exemplar do livro “O Museu” de Veronique Roy. Para isso não esqueça de deixar junto ao comentário o seu e-mail.

Fonte: www.livrariacultura.com.br

Minha resposta, é claro, está no início desse post.

Powered by ScribeFire.

Discussão - 26 comentários

  1. Alliah disse:

    Difícil essa...
    Acredito que a Scarlett ainda vai ganhar muitos votos por aqui... haha!
    Mas escolho Rachel Weisz!
    Abraços,
    Alliah.

  2. Tales Railton disse:

    Concordo com você, a Scarlett seria perfeita. Nesse caso eu seria o primeiro da fila para o cargo de curador do museu.

  3. Vinicius disse:

    Eu voto na Angelina Jolie. Acho que ela tem mais, hmm, "garbo" para representar a espécie humana, hehehe

  4. Tem a história de que sugeriram usar o crânio de Edward Drinker Cope como holótipo. Tb sugeriram Lineu.
    Mas pra acabar com a ilusão de tipos - como se um indivíduo representasse toda a diversidade biológica e, pior, como se espécies fossem tipos fixos -, no que está impregnada toda sorte de preconceitos (contra membros de outras raças, pessoas com orientação sexual divergente, etc), proponho a escolha de um tipo que a maioria de nós consideraria como não típico da espécie humana: Jair Bolsonaro, o elo perdido entre humanos e macacos, a antítese de nosso orgulhoso epíteto específico, a nada sapiente entidade boçonárica (e ainda ganha o gênero _Homo_ pra deixar de ser besta).
    []s,
    Roberto Takata

  5. Pedro Valença disse:

    Eu voto na Natalie Portman: além de ser linda, é inteligente. Perfeita para ser nosso espécime tipo!

  6. Aline disse:

    Estou impressionada como todos estão escolhendo mulheres!
    Pra não destoar eu ecolho uma Miss Universo (a atual é Ximena - http://www.missuniverse.com/members/profile/468715/ag:1/ap:1), afinal elão são eleitas para representar todas as mulheres de todos os paises.

  7. Suzana de Souza Rodrigues disse:

    Só tem voto pra mulher nesse blog, não é justo isso! Então eu vou votar pra um espécime masculino e brasileiro pra ser o holótipo, vou voltar Gianecchini, que é bonitão e interessante também, vai ser um bom exemplo da espécie humana kkkk Beijocas

  8. bessa disse:

    Tem razão, Suzana. Sugeri a Scarlett por preferências pessoais, mas claro que até concordo com a existência de alguns espécimes masculinos válidos. Continuem votando!

  9. Vitor disse:

    Voto no Ban Ki-moon, atual secretário-geral da ONU, pois de certa forma, ele já representa a todos os Homo sapiens.
    http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/o-secretario-geral/

  10. Rui Fontoura disse:

    Eu acho que deveria ser o Pelé.
    Rui F.

  11. Igor Santos disse:

    Por mim, pegaríamos quem mais se assemelhasse ao homem desenhado na placa da Voyager. Dessa maneira, teríamos um holótipo universal que até os ETs reconheceriam.

  12. Rock Bruno disse:

    Acho que deveria ser alguém tipicamente "mediano", não pessoas que tem beleza, inteligência ou qualquer outro atributo/habilidade fora do comum. Por isso, sugiro a tia do pastel que fica perto da entrada da Unesp de Rio Claro - mas o pastel é mó bom... fazê-los seria uma habilidade fora do comum? Droga...

  13. bessa disse:

    Então, mas embalsamada ela dificilmente poderia demonstrar tais habilidades, Bruno.

  14. D disse:

    Deveria ser o Tony Ramos auhahaha, quando o homem tinha pelos acho que era mais inteligente, ou pelo menos, menos destruidor em todos os aspectos!! huahauhaa

  15. lúcio saldanha disse:

    Como é para preservar o corpo, não o cérebro, vou ficar com a Juju Panicat.

  16. Monica Blauth disse:

    Como assim mulher? Todo mundo sabe que a genitália masculina é que determina a espécia!!! Ou será que isso só vale para Drosophila???? Voto em você meu amigo! (acho que depois dessa eu mereço o livro!)

  17. Vitor disse:

    Aí galera, tá bom a gente embalsamar logo esse Eduardo Bessa!

  18. bessa disse:

    Eu hein, ficar tendo minha genitália analisada por todo mundo? Tô fora! Além do mais, tenho alergia a bórax.

  19. Ricardo Setti disse:

    Não necessitamos de um holótipo do Homo sapiens, pois, essa é uma criação abstrata do próprio homem, que só tem função para ele. A não ser que "involuímos" para uma nova espécie.

  20. EltonBM disse:

    Essa é uma questão realmente difícil: Precisaria ser um exemplar que não precisasse de plásticas, ou maquiagem ou photoshop. Algo difícil de se encontrar hoje em dia. Para o sexo feminino eu colocaria a Sydney Tamiia Poitier, do lado masculino, vamos ver, pode ser o Nando Reis mesmo.

  21. rozineide pereira disse:

    meu voto vai para Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, morreu no terremoto do Haiti, essa sim tinha pulso para representar toda a especie de humanos do mundo, porém se minha escolha não poder ser aceita pelo fato dela não está mais viva...continua nessa mesma linha de pensamento e dou meu voto para Angelia Jolie Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur,essa sem sombra de duvida é uma sucessora de zilda Arns.:)

  22. Alexandre José disse:

    Minha querida mãe.

  23. Luísa Foggiato disse:

    Oscar Niemeyer.
    Assim não precisa gastar pra empalhá-lo, já que ele já é secular e ao que parece eterno também. =D

  24. Luana Rosa disse:

    Charles Darwin.

    • Nailton Jr. disse:

      nem precisaria. muita gente comentou de gente bonita e inteligente, mas para um taxonomista, que se importa mais com morfologia e anatomia do que sex appeal, o melhor seria alguém que se aproximasse das medidas perfeitas do homem, tipo o homem vitruviano, ou seja, alguém do sexo masculino com bom físico. até porque a beleza da mulher é um tanto relativa quanto ao tempo e cultura de cada povo. Essa é a minha opinião, de alguém que cursa biologia e trabalha com taxonomia.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.