O Futuro do doutorado

O que vem pela frente?

Fonte: www.nature.com

A revista Nature publicou recentemente um encarte especial sobre o futuro do PhD, um dos itens que integrou este material foi um conjunto de sete entrevistas com doutorandos de diversas áreas sobre sua visão do papel de um doutor ou pós-doutor e o que cada um espera do futuro. As entrevistas são muito interessantes, mas elas, assim como boa parte da discussão levantada pela Nature, fogem da realidade brasileira devido às especificidades de nosso país, nosso histórico científico e as políticas públicas voltadas ao ensino superior. Assim, seguindo a sugestão do Felipe, um leitor do meu Blog, decidi replicar o experimento aqui no Brasil.

Elegi via currículo Lattes, meus contatos, google e sites institucionais pesquisadores em diversas áreas científicas e de diversas regiões do Brasil para responder cinco perguntas sobre o futuro do doutorado. Nos próximos meses vocês poderão acompanhar pelo Ciência à Bessa as respostas desses cientistas. A primeira postagem sairá semana que vem com o Fabrício Barreto Teresa, doutorando em Biologia Animal na UNESP de São José do Rio Preto.

Powered by ScribeFire.

Discussão - 2 comentários

  1. Bessa, vc conhece a proposta de Freeman Dyson de simplesmente extinguir o PhD e fazer os estudantes irem direto fazer pesquisa?

  2. bessa disse:

    Osame, não conheço. Não tem isso online em algum lugar? Ser tiver nos passe o link, porque assim solta a ideia me parece sandice. Já não curtia muito a proposta do doutorado direto, imagina o aumento da concorrência por vagas nas universidades sem o tempo de aperfeiçoamento e de seleção natural que a pós representa! Valeu pela contribuição e acompanhe a série.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM