Bicho Bizarro: Cobra de vidro
Fêmea de cobra de vidro dando à luz um filhote.
Fonte: arkive.org
Nem cobra, nem de vidro. O bicho bizarro de hoje é um lagarto que vive sob o folhiço nas matas e, por isso, perdeu as patas ficando com a aparência de uma serpente. Ele possui pálpebras e lingua não bifurcada, ao contrário das serpentes (veja no vídeo). Já o vidro deve-se a outra peculiaridade, a autotomia caudal, hábito de perder a cauda quando perturbada. Devido a isso reza a lenda que uma cobra de vidro partida em cem pedacinhos, mas remontada, cicatriza a ponto de ninguém dizer que foi cortada. O pavor infundado humano das serpentes tem resultado na morte de muitos desses lagartos que são eficientes predadores de pragas de hortas e jardins.
Discussão - 7 comentários
Olá
Lendo sobre a cobra de vidro(popular) não concordo com a afirmativa que ela é encontrada somente na região da europa e países adjacentes.
Morei em uma vila militar, no Rio de Janeiro(br) e tive oportunidade de inúmeras vezes encontrar este réptil.
Não tenho a menor dúvida disso, devido a peculiaridade de que quando a encrontava, era comum ela se partir( quebra) como se fosse um vidro.
pensava até pouco tempo que se tratava de cobra e agora sei que é uma lagarto.
Gostaria que me confirmassem se ela existe no brasil?
obrigado
paulo
Paulo,
Você tem razão, elas ocorrem frequentemente no Brasil, sim. Aqui em Mato Grosso mesmo temos algumas espécies e sei de diversas outras da mata atlântica.
tenho 2 delas macho e femia....... mas aq en linhares ela se alimenta-se/ de minhocas,baratinhas,grilos,incetos e ate outras cobras subteraneas.... mas aq en linhares ela sao diferentes.....ten ouutras cores.... machos sao maron con azul.... femeas sao maron com verde... aq en rio bananal meu primo concordou mas ele falou q ela..... viven en ciscos,nas bananeiras,enbaixos dos cafes e ate en baixo da terra..... elas sao subteraneas lembre-se disso.
Concordo com vc, Paulo. Esse bicho é encontrado em todo o território nacional. Habita desde regiões extremas, como cerrados, a florestas, como a amazônia.
Paulo,
Estou de acordo com vc, moro na região da chapada Diamantina e já encontrei a mesma duas vezes por aqui, ha pouco tempo um amigo meu conseguiu fotografar uma delas.
Realmente esse pequeno reptil chamado de cobra - vidro era muito comum no quintal da minha casa, no RJ, onde nasci e passei toda a minha infância e as cobras eram identicas a pequenos lagartos, tinham a mesma coloração e se partiam com muita facilidade quando comprimidos e ambos não possuiam escamas e sim pele muito lisa. Nunca mais vi desses repteis´. Eram muito comuns nos nas decadas passadas, observados por mim nos anos de 50 ate aproximadamente os anos de 70 quando me mudei dessa lllocalidade e hoje, pensando nesses pequenos repteis, consultei para saber algo a respeito e concordo com vc, eles têm ocorrência também no Brasil.
Adorei a postagem. Acabei de encontrar uma em meu quintal, moro no RJ, como tenho filho pequeno fiquei supeeeer preocupada. Estou mais aliviada, porém atenta.
Obrigada!