Analista microbiológico – Profissão Biólogo
Gesivânia Pires
Desde 2010 sou microbiologista da Marfrig Alimentos. Em mercados semelhantes ao que eu trabalho existe mais espaço para biólogos. Só no laboratório onde trabalho, somos três.
Na minha profissão são exigidos atenção, olhar crítico e muito minucioso. Faço vários tipos de análises microbiológicas para testar se existe contaminação. Assim podemos identificar as bactérias presentes na nossa amostra, no nosso caso carne bovina, antes que a mesma vá para o mercado. Assim pode-se ter garantia de um bom produto. A jornada de trabalho é de 8 h por dia, 48 h semanais por causa dos sábados, sem falar nos eventuais domingos quando é sua vez na rodada. Custa bastante suor o bife na mesa de vocês todos os dias!
Meu ambiente de trabalho é tranquilo, silencioso. Tem apenas três funcionários que atuam no laboratório, todos biólogos, fora o pessoal que é responsável pela coleta que não são biólogos. Não podemos entrar na indústria devido à contaminação cruzada. Ou seja, quem faz a coleta não entra no laboratório e quem fica no laboratório não coleta. A quantidade de trabalho é muito relativa, depende do dia e de que mercado a empresa quer atingir. Por exemplo, os russos são muito exigentes, já o mercado interno é mais fácil de agradar.
Com relação à minha formação, não foi necessário nenhum curso extra para conseguir o cargo. A experiência foi bem mais valiosa. Na graduação eu gostava muito das matérias de microbiologia e zoologia. Microbiologia também é a matéria que mais uso no meu cotidiano profissional. Mais ou menos duas semanas depois de formada consegui emprego como técnica de laboratório numa faculdade. A experiência obtida foi o que me destacou na entrevista para o emprego que tenho hoje. Afinal, todas as minhas concorrentes tinham indicações internas na empresa. Eu só tinha a experiência, mas já estou contratada há um ano e cinco meses.
Minha motivação no trabalho vem do amor à vida, entender como realmente várias formas de vida funcionam. Os desafios aqui são lidar com a rotina e aprender a trabalhar em equipe. Quem quer seguir a área de laboratório tem que saber trabalhar em equipe, afinal um precisa do outro para ter sucesso nos resultados e, no meu caso, para que a indústria possa exportar com confiança o produto. Algumas dicas para quem quiser ingressar nesse ramo: estudar bastante, gostar do que faz, se dedicar e ser atento. Também recomendo ser curioso e diversificar suas experiências. Faça de tudo um pouco, experiência é muito importante. No mais é ser muito perseverante, por que obstáculos sempre irão aparecer.
Discussão - 7 comentários
Eu quero trabalhar na área de microbiologia, estou no quinto semestre.
Quero saber como posso fazer pra ingressar na área .
Leila,
As sugestões da Gesivânia são um bom começo. Ganhar experiência trabalhando num laboratório de microbiologia como voluntária é um caminho. Depois tem que procurar empresas com um setor de análise microbiológica (as de alimentos todoas têm) perto de você, caprichar no currículo e se preparar para a entrevista.
Boa sorte
Eu quero seu telefone.
Amiga, e o salário?
Como entrevistador, acabei deixando a questão dos salários de fora porque pouca gente se sente à vontade em postar isso na internet, pense também que isso varia muito com relação à geografia, experiência do profissional, tempo na carreira. Alguns sites oferecem esse tipo de informação. Espero que ajude.
Ola, achei bastante interessante ! Sou aluna de biologia e nao tive nenhuma experiencia na area , porem estou bastante empolgada e queria saber , em relação a area de mmicrobiologia , depois que nos formamos já é "automatico" que conseguimos algo na area ou precisa ter aum curso direcionado ??
Abraço
Izabele, sei que aqui em Mato Grosso tem sido cobrada alguma experiência em laboratórios, mas não necessariamente formações complementares. Boa sorte na procura.