Consultoria ambiental – Profissão Biólogo
Ângelo Manzotti
Trabalho na área de consultoria ambiental, com ênfase em diagnósticos da fauna de peixes e avaliação de impactos ambientais sobre os organismos aquáticos. Sou contratado como autônomo por diferentes empresas do ramo, portanto, não sou empregado de uma única empresa. Apesar da grande representatividade de Engenheiros florestais e agrônomos, o mercado de consultorias ambientais tem amplo espaço para atuação de biólogos, principalmente no que diz respeito aos trabalhos envolvendo fauna.
Nas atividades cotidianas, é necessária disposição física para os trabalhos de campo (coleta e visitas às áreas sob influência do empreendimento que está sendo avaliado), conhecimento teórico sobre ecologia, diversidade e comportamento em relação ao objeto de estudo escolhido (por exemplo, peixes) e algumas metodologias de previsão de impactos. Além disso, o profissional deve possuir uma boa escrita e ler com frequência para se manter sempre atualizado em relação aos trabalhos que desenvolve. Tenho os peixes como modelo de estudos. Dentro da área ambiental, realizo trabalhos de Avaliação de impactos ambientais (Estudo de Impacto Ambiental – EIA ou Relatório Ambiental Preliminar – RAP) visando prever como a instalação ou ampliação de empreendimentos do setor agroindustrial poderão influenciar as espécies presentes nos ecossistemas aquáticos. Além disso, também existem atividades sazonais para avaliar o funcionamento desses empreendimentos e verificar se seu funcionamento não está prejudicando o ambiente. Em todos esses trabalhos, além da previsão de impactos, é necessário propor alternativas que sejam capazes de minimizar ou extinguir seus efeitos sobre a fauna. Por se tratar de um trabalho autônomo, a carga horária é bastante flexível e depende do tipo de serviço contratado. Em média, cada trabalho leva em torno de cinco dias de trabalho de campo além do tempo necessário para a elaboração do relatório técnico.
Via de regra não é necessário nenhum outro tipo de formação complementar para exercer as atividades que eu realizo. Entretanto, é importante que o profissional saiba utilizar aparelhos de GPS e realizar a leitura de mapas. Durante a graduação, as disciplinas de comportamento animal, ecologia e zoologia dos vertebrados eram minhas favoritas. As que mais utilizo hoje profissionalmente são, com toda certeza, Ecologia e Comportamento Animal. Sempre me interessei pela área de consultoria ambiental desde o período de graduação. Ainda na condição de graduando, auxiliava amigos biólogos durante os trabalhos de campo e fui adquirindo experiência. Depois de formado recebi o convite de um amigo para realizar trabalhos na área de consultoria ambiental e daí em diante, a cada trabalho surgia uma nova oportunidade.
Além de fazer o que gosto, acredito que o biólogo que trabalha com consultoria ambiental está mais próximo de conseguir atingir algumas metas conservacionista, mesmo que em pequena escala. Por meio de relatórios técnicos que são avaliados pelos órgãos ambientais de fiscalização, é possível propor planos de adequação ambiental a serem desenvolvidos pelos empreendedores a troco da obtenção das licenças ambientais necessárias para a implementação ou funcionamento do empreendimento.
Dentro da área ambiental, ainda é grande a desvalorização do trabalho realizado por biólogos. Apesar de existirem empreendimentos que reconheçam a importância dos estudos ambientais e estejam dispostos a pagar um valor justo, acredito que a ausência de um piso salarial estabelecido por lei, dificulte as negociações durante a fase de contratação dos serviços. Esse seria um dos principais problemas na área.
Toda pessoa disposta a ingressar nessa área deve procurar primeiro o conhecimento teórico, e com toda certeza a ecologia é quem rege esse universo. Depois disso, deve procurar contatos em empresas do ramo e a participar em trabalhos de campo, mesmo como auxiliar (isso pode lhe conferir grande experiência). Por fim, quando a primeira oportunidade aparecer, deve realizar um trabalho de qualidade para que outros convites apareçam.
Discussão - 26 comentários
Legal o post. Também sou Biólogo e trabalho na área de consultoria. Trabalho na coordenação dos estudos ambientais do meio biótico. Participo dos levantamentos de campo apenas coordenando as equipes.
Se possivel, gostaria te ter o seu contato para possiveis parcerias em projetos.
Abraço
Adorei.Sempre gostei de aprimorar o equilíbrio entre "natureza e homem" e esse seu trabalho é perfeito.
Taí uma opção de carreira então, Stella. Tenho visto muita gente se dar bem nessa área. Boa sorte. Bessa
Sou bióloga e estou cursando especialização em gestão sustentável, no momento estou trabalhando como técnico em uma universidade, como faço para iniciar na área de consultoria?
Claudia
Sugiro que você procure uma empresa que faz isso e mande seu currículo. Um pouco de networking também te fará bem, já que há poucas vagas e muita oferta. Conhecer pessoas que te ajudem a chegar até uma empresa é um ótimo canal. Boa sorte
Essa área é muto ruim!
Fora a tristeza que da ao ver uma area verde virar cimento!
Felizmente mude de ramo.
Abraços.
José, legal ter um ponto de vista alternativo como o seu. Em que área está agora? Por que não nos conta mais?
Muito interessante o post! Sou bióloga formada a pouco menos de um ano e também trabalho com peixes, para ser mais específica com pesca, no RJ. Tenho enviado currículo para algumas empresas e ainda não consegui nada na área! Tenho certeza que quero entrar no "universo" das consultorias, mas está difícil! Mesmo assim, não desistirei...
Eu sou Bióloga formada desde 2006 e Mestre em biologia Animal com enfase em pequenos mamíferos. Amo o trabalho em campo e tenho alguma experiencia pois fiquei alguns anos na Fiocruz trabalhando com pequenos mas infelizmente não tenho conseguido emprego. Seria muito bom uma oportunidade na area de consultoria pois conseguiria conciliar o q eu mais amo fazer com uma remuneração salarial..
Sou bióloga, atuando na area da citotecnologia, professora e uma das coordenadoras do curso de Educação profissional de nivel médio de Tecnico de Citopatologia no INCA /EPSJV - FIOCRUZ, acho interessante a divulgação da presença do biólogo nas diversas areas.
Boa noite Eduardo.
Acabei de ler seu texto e gostei bastante.
Estou cursando o último semestre de Ciências Biológicas, e estou querendo muito ingressar nesta área de consultoria ambiental, só não tenho muito ideia de como ingressar, por onde começar.
Agradeço muito se puder me dar uma luz.
Obrigado
Guilherme,
Também nunca atuei nessa área. O texto que você leu foi uma entrevista com um profissional da área. Acho que as dicas dele são um bom começo. No mais, sugiro procurar uma empresa dessa área aí na sua região e tentar um estágio. Especialmente na área de campo sei que tem muita gente precisando de ajudantes. Com a esperiência que for ganhando conseguir um emprego depois fica mais fácil. Boa sorte...
qualquer biologo pode atuar com consultoria? ou exige um curso especifico?
Wesley, qualquer biólogo pode, desde que tenha a TR do CRBio. Os cursos ajudam, mas o primordial mesmo é a experiência.
Boa sorte
[…] das imagens Destaque Imagem 1 Imagem […]
Em quais outras formas de consultoria um biólogo pode ganhar dinheiro?
No momento consigo me lembrar da consultoria em ISO 14000 e semelhantes, não sei se você consideraria isso diferente da ambiental. Em todo caso tem esse documento do CFBio listando as áreas de atuação do biólogo:
http://www.cfbio.gov.br/resolucoes-cfbio/106-areas-de-atuacao-do-biologo
Interessante os pontos de vista de cada um. Também sou biológo especializado em projetos sustentáveis e mudanças climáticas com ênfase em mercado de carbono. Para consultoria o bom é inovações, trabalhar com a iso 14000,14001, efetuar trabalhos em tercerizacao com empresas etc. O ideal é ter uma equipe especializada, um químico, um engenheiro, um biológo, um geólogo, para se atender a todas as aéreas, não trabalho na área ainda, mais hoje é importante ter parcerias, autônomo tem seus prós e contras, mas o ramo ambiental é amplo, se tiver criatividade, vai pra frente, Deus abençoe nossas carreiras!
Olá Ângelo,
Sou recém formada em Biologia, estou em dúvida sobre qual área devo seguir, gosto muito de animais e da área de preservação ambiental, penso muito em trabalhar com consultoria, mas não conheço muito sobre a área Será que poderia me passar seu e-mail? preciso muito trocar uma idéia!
Obrigada!
É importante frisar que todo biólogo que deseja atuar na área de estudo e preservação do meio ambiente (que está totalmente interligada à saúde ambiental, direta e indiretamente) além de seus conhecimentos técnicos/científicos adquiridos na faculdade, deve, pelo menos, se especializar com curso de pós graduação, tecnológico ou mesmo que seja em cursos online autorizados com certificado - e participando de seminários. Outra coisa é o seu conhecimento e domínio das ciências exatas, como matemática: geometria plana, analítica, álgebra Linear e matrizes, funções exponenciais; química estequiométrica; física; e, fundamental, uma especialização na área de gestão ambiental.
Iuri, isso pode ajudar, sim. Mas não é condição para a atuação na área.
[…] Consultoria ambiental – Profissão Biólogo |… […]
[…] de biólogo vai muito além do estereótipo de “dar aulas”. E já apareceram por lá biólogo-consultor ambiental, bióloga-advogada e bióloga-analista microbiológica. (Vem mais por lá, fiquem ligados.) Eu acho […]
Boa tarde!
Sou biologo, estou trabalhando como autônomo. E na prestação de serviço alguns clientes pedem nota fiscal.
Pelo que me informei não podemos ser MEI. Como devo proceder nesses casos?
Olá, sou bióloga e vou iniciar agora minha pós graduação em consultoria e certificação ambiental porém estou em dúvida se essa especialização me dará aval para trabalhar com licenciamentos e em gestão ambiental. Alguém sabe me informar ?
Olá, tudo bem?
Sou estudante de biologia e tenho interesse na área de consultoria, mas sei muito pouco sobre como ter acesso a um emprego na área. A formação pode ser apenas de biólogo (sem pós graduação ou cursos)?
No meu caso, seria mais para a área vegetal. Ficaria muito grato se pudessemos conversar.