Direito ambiental – Profissão Biólogo
Fabiana Freitas
Direito ambiental
Sou Bacharel em Direito, Advogada desde 1999 e bacharel em Ciências Biológicas desde 2007. Atualmente faço consultoria jurídica a um Município de São Paulo, atuando em diversas áreas como o direito ambiental.
O direito ambiental tem espaço para a atuação de biólogos. Os profissionais de direito, necessitam de profissionais de outras áreas, e no caso, os profissionais da Biologia podem atuar com a realização de perícias em diversas áreas, especialmente na criminal e ambiental, fornecendo pareceres, relatórios, avaliações, que irão dar embasamento às teses jurídicas. Cabe ressaltar que há muito tempo os conhecimentos relacionados à biologia são utilizados pelo mundo jurídico, como por exemplo, os exames de investigação de paternidade, perícias criminais, e hoje com a atenção voltada para as questões ambientais, o biólogo, pode desempenhar importantes trabalhos, que vão desde a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental até a emissão de pareceres a empresas preocupadas com o ambiente.
No direito a atuação do biólogo funciona como um complemento. O biólogo que presta serviços a um advogado necessita basicamente de conhecimentos técnicos, inscrição no Conselho de Classe (CRBio) e boa redação para elaboração de estudos e pareceres.
No meu caso, participo de trabalhos que envolvem a análise jurídica de estudos de impacto ambiental, audiências públicas e pareceres jurídicos na área ambiental. Trabalho 40 horas semanais, das 8:00 às 17:00 h, boa parte delas dentro de um escritório.
Primeiro me formei em Direito, e depois, decidi estudar Biologia. Logo que me formei em direito me envolvi com o Direito Ambiental, e na contramão de outros profissionais da área jurídica, que vão estudar Gestão Ambiental, aproveitei o fato de ter afinidade e curiosidade em relação a plantas, bichos, evolução de espécies, minerais e decidi estudar biologia, como um diferencial à minha área profissional.
Eu adoro árvores, agroecologia e sou mergulhadora, então logo de cara me encantei com as aulas de botânica e zoologia. Mas sempre gostei bastante das matérias interdisciplinares. Para que se faça a implantação de uma obra que cause impacto no ambiente, é necessária a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental, que na maioria dos casos envolve disciplinas como a zoologia, botânica, além de estudos em relação ao solo, à água, além do impacto humano/social naquele ambiente.
Para trabalhar em direito ambiental fiz as duas graduações em direito e em biologia. Hoje, por ocasião, meu trabalho não está focado somente nesta área, mas faz parte da minha trajetória, os dois cursos. Estou planejando para o próximo ano, uma especialização em Direito Ambiental.
O direito é uma área muito interessante e multidisciplinar, que necessita da atuação de profissionais de outras áreas. Eu sempre gostei de tudo o que envolvia o mundo natural, desde plantas, animais, evolução, preservação, à qualidade de vida. Acredito que para a aplicação do direito nas questões que envolvam o ambiente, o conhecimento da biologia é fundamental. Quando estudava biologia, muitas vezes fui criticada por vários colegas advogados, que achavam que o que eu estava fazendo era uma loucura. Nunca dei importância a isso, pois sempre acreditei na minha escolha. Acho que o mercado para os advogados que trabalham com o Direito Ambiental e biólogos (que em algum momento profissional vão esbarrar nas questões legais) tem que se expandir bastante ainda, não pode ficar restrito a questões relacionadas ao poder público. Acredito que haja um grande potencial para isso, já que vivemos o momento histórico em que temos que cuidar do ambiente para o hoje e para o futuro.
Para quem tiver interesse em seguir a carreira do direito ambiental recomendo gostar muito das duas áreas, já que vai ter que estudar por pelo menos dez anos, ser perseverante, e claro, acreditar no próprio potencial!
Discussão - 30 comentários
Interessante a explicação e a observação de que os advogados precisam de outras profissões para poderem exercer bem a sua atuação. Nem todos admitem isso, mas é bacana ver que há profissionais sérios e que entendem que o conhecimento é limitado. Além disso, o texto aborda também a parte dos biólogos, que têm outra possibilidade de atuação.
Muito legal a sua trajetória profissional, Fabiana Freitas. Conheço algumas pessoas que trabalham na área de direito ambiental que tem as duas graduações também, porém as pessoas são muito ignorantes e acham loucura você estudar outras coisas que não tem a ver com o que você se formou primeiramente.
Gostei muito do texto e achei muito interessante sua formação. Já pensei em fazer o mesmo. Me formo em biologia em julho. Tenho interesse em fazer uma pós-graduação em Direito Ambiental. Entretanto não sei como está a área para emprego, você poderia me informar. Acha que seria uma boa eu fazer essa pós?
Obrigado
Renan, o mercado tem muitas oportunidades. Acho que vale o investimento. Mas sugiro só começar a pós depois que você já tiver experimentado um pouco do mercado de trabalho na prática. A pós é super valorizada.
Olá!
Muito interessante este texto!
Eu sou acadêmica de Direito e de Ciências Biológicas, já estou no quarto ano dos dois cursos, cofesso que os cursos são muito distintos, porém ainda espero trabalhar na área de Direito Ambiental.
Este ano tenho que fazer me TCC em Ciências Biológicas, gostaria de saber se alguém tem alguma sugestão de um tema que não seja tão amplo, mas que envolva tanto Biologia quanto Direito.
Aguardo retorno, Obrigada!
Olá, Camille. Moro em Alagoas e eu sou formada em Geografia e há 2 meses me formei em Direito. Não fiz tcc, mas sim artigo científico, mesclando direito ambiental e imobiliário. Fiz uma crítica a um empreendimento construído numa área que antes era protegida pelo Plano Diretor da cidade de Maceió, mas que foi modificado pelos interesses das imobiliárias. Antes, no local, só era permitida a construção de prédio de até 4 andares, com a mudança foi liberado pra 20 andares. O local é bem paradisíaco, aí pense vc o impacto ambiental provocado. O MPF tentou embargar, mas a Justiça Federal liberou a obra. Meu trabalho ficou simples e polêmico. Ficou bem bacana. O segredo é escolher uma área de estudo pequena, restrita. Se quiser falar comigo é só me escrever miange.pacheco@gmail.com
biologia é uma canoa furada, profissao em extincao total
Ola Fabiana
Gostei muito de achar seu site,estou me formando em biologia(licenciatura),e pretendo fazer uma pos graduacao em gestao ambiental e a faculdade de direito tb,soh q jah estou com 36 anosme terminaria tudo com uns 42 mais ou menos,eu iria ter campo de trabalho??
Ricardo, a Fabiana foi minha entrevistada, não é a autora do Blog. De todo modo, acredito que teria sim. Ao contrário de outras áreas, no direito pessoas mais novas têm mais dificuldade de inserção do que as mais velhas devido à falta de bagagem. Então coragem, siga sua formação e boa sorte.
Olá, gostaria de obter o e-mail para contato da Fabiana Freitas, isso é possível?
Desde já agradeço.
Guilherme, passarei o seu e-mail para que ela possa entrar em contato contigo.
Ola, achei a entrevista muito interessante, muito de acordo com o que eu pretendo fazer. Gostaria de saber como entrar em contato com a entrevistada para tirar duvidas..
Larissa, passarei seu e-mail para a Fabiana. Ela irá dar uma palestra por esses dias na UNESP de Jaboticabal sobre o tema. Se tiver chance de ir seria ótimo.
Abraços e Boa Sorte
Bessa
Olá!
Sou formada em dieito e penso seriamente dem fazer pós em direito ambiental, entretanto moro no Rio Grande do Sul e acredito que aqui não tenha instituiçoes tão boas para esta atuação.Quero muito atuar ná área mas confesso que advocacia não me desperta tanto interesse quanto a perícia ambental ou ate a possibilidade de lecionar. De fato gostaria de botar a mão na massa, ajudar de fato ter contato com a natureza e não apenas nos papéis...por isso lhe pergunto devo obter o curso de biologia? Tem futuro? vale a pena o investimento? e com este curso posso atuar internacionalmente em questões ambientais através do direito internacional público? Obrigada!
Maria Thereza, Sou o autor do Blog, não sou advogado nem trabalho com direito ambinetal. Isso quem faz é a Fabiana, minha entrevistada, mas vou tentar te responder. Sou meio cético com o excesso de cursos, te sugeriria procurar um emprego na área e aprender com a prática. Imagine-se querendo atuar com direito ambiental, fazendo biologia e tendo que encarar horas e horas de aulas de genética, bioquímica e anatomia que em nada te ajudarão no exercício do direito ambiental. Eu ficaria com a prática e no futuro... Quem sabe?
Sou graduada em Ciencias Biologicas na UNEMAT desde 2005 e registrada no CRBio, mas por motivos pessoais nunca pude exercer minha profissão. Hoje, aos 55 anos, não tenho curriculo para lecionar e nem experiencia e disposição para campo. Entretanto, não quero morrer sem exercer minha adorada profissão e penso em montar um escritório onde pudesse desenvolver um trabalho relacionado apenas ao atendimento sobre documentação ambiental, aqui no Pará, onde resido. Poderia me dar alguma sugestão de como posso fazer isso? Agradeço, antecipado, sua gentileza.
Estou cursando o 7º período de direito, e comecei a ver direito ambiental que a princípio não me dispertou muito interesse, entretanto com o decorrer do tempo, vi que a disciplina é bastante interessante. Como atuar na área ?
Ola...
Tbm sou biologa e faço Direito e minha intençao é a junção destes dois cursos....gostaria de conversar com a Fabiana se puder me passar o email dela agradeço.
Camila, passei seu e-mail para ela pedindo que entrasse em contato.
Boa sorte nas suas opções de carreira.
Olá!
Como posso enviar um email? Sou futura estudante de direito e gostaria de esclarecer umas dúvidas, se for possível, claro! A parte de Direito Ambiental sempre foi a que me interessou.
Obrigada!
Eduardo,
Já estou matriculada em uma faculdade de direito, porém a dúvida ainda existe. Como gosto da área ambiental, pretendo fazer um semestre, ao mesmo tempo, de Direito e também de Ciencias Ambientais, para conhecer mais um pouco.
O que você aconselha sobre o curso de Ciências Ambientais? Quanto a valorizaçao do curso e o mercado de trabalho que o espera.
Obrigada
Heloísa,
Não saberia te dizer como anda a aceitação do Gestor Ambiental no mercado de trabalho. Sempre acho que estudo só pode acrescentar e que essa diversificação irá te tornar uma profissional ímpar, mas considere também a prática como uma fonte valiosa de conhecimento.
Ola , Fabiana, estou na mesma situação que vc. Minha colação de grau em Direito foi em janeiro de 2013 e hoje sou recém advogada e tb estou pensando em fazer biologia, pensando não, farei biologia. Só não entrei na faculdade ainda, pois decidi isso do segundo semestre para cá e já havia passado a inscrição para o enem, para a publica, que na minha cidade não tem em particular esse curso.
Adoro os animais, a natureza e mergulhar tb. Estou em duvida quando a pos de Direito Ambiental, porque temo em ter que defender as grandes empresas em desfavor do meio ambiente. Por favor, se vc ler essa mensagem, entre em contato comigo urgentemente, pois meu ideal de vida, assim como vc, é se fazer o que gosta.
Também ja participei de movimentos pro ambiente etc.
Abraços. Parabens pela sua escolha e coragem. Me identifiquei muito com a sua publicação. 😉
Olá, curso o 3 período de direito e estou me vendo as pretas, rsss.
Amo a área ambiental, mas só descobri isso depois que entrei na universidade, e hoje, não sei se teria a coragem de largar o curso para fazer biologia, já que vejo que posso fazer essa junção. Gostaria muito de conversar com a Fabiana para que ela possa me mostrar as possibilidades, estou um pouco perdida. Agradeço qualquer ajuda
Vou repassar seu contato para ela e vejamos se responde.
Olá, gostaria de saber se seria possível entrar em contato com a Fabiana, estou no ensino médio e tenho certas dúvidas.
Obrigada.
Olá, estou no segundo período do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina (PR) e estou um pouco perdida. Sempre amei estudar biologia e até pensei em fazer algum curso na área de ciências biológicas, mas não tinha certeza, então escolhi cursar Direito por ser uma área que eu também possuía interesse e já conhecia em decorrência do trabalho de meus familiares. Eu não quero largar meu curso, mas gostaria muito de fazer essa junção (cursar biologia ou qualquer outro curso na área Ambiental). Como faço para entrar em contato com a Fabiana? Gostaria muito de conversar com ela para saber sobre mais possibilidades. Desde já, agradeço a atenção!
Para atuar em direito ambiental pôde fazer diretamente a faculdade de direito ambiental e logo exercer.
Oi Fabiana!
Sou graduada em Gestão Ambiental e tenho muita vontade de fazer uma pós graduação em Direito Ambiental. Gostatia que me deste tua opinião.
Desde ja agradeço.
Olá, Sou Biólogo, e acadêmico de direito, cursando o 5º Período, fiquei feliz de saber que não sou o único, mas gosto muito da área criminal, no caso quando eu for advogar, posso usar a área da biologia dando meu parecer dentro da biologia, por exemplo pareceres da esfera forense ?
desde já grato :