Perito Criminal – Profissão Biólogo

Discussão - 41 comentários

  1. Luisa disse:

    Muito legal saber sobre mais uma das atividades que o biólogo pode atuar!

  2. Mikaelle Cristina disse:

    Eu pretendo fazer o curso de Biologia, pôs em DNA e ser uma Perita Criminalista... adorei muito o assusnto e parabéns!!

    • bessa disse:

      Mikaelle, espero que tenha ficado claro que você não precisa da pós em DNA para ser perita. Conheço peritos que só têm a graduação. Ela não irá atrapalhar, mas a ajuda que oferecerá será pequena comparada ao trabalho que dará. Sugiro estudar para o concrso e se preparar ainda durante a graduação e deixar a pós para depois que estiver dentro da polícia. Muito boa sorte nos seus planos!

  3. lohanne disse:

    Adoorei a materia ,sempre fui apaxonada por essa profissao desde pequena ,acho super interessante ,pretendo sim me tornar perita criminal!!!

  4. Camila disse:

    Olá Eduardo, gostei muito da matéria! Parabéns pela coerência, e ao mesmo tempo agradeço, pois, esclareceu muitas dúvidas que tinha. Estou egressando da faculdade neste ano, concluo Ciências Biológicas, com o sonho em criminalística. Aqui no PR, penso em fazer uma Pós em Biologia Forense, como alicerce aos concursos. Como li no tópico anterior, qual conselho você me daria? Gostaria de manter contato, se possível.

    Att. Camila

    • bessa disse:

      Camila, eu sou o Eduardo Bessa, autor do blog. Não sou perito, apenas entrevistei o Elias sobre o assunto. Vou arriscar meu palpite no entanto. Te sugeriria investir muito em se preparar para o concurso e menos na pós. A pós você faz depois que estiver lá dentro. O concurso será mais difícil agora. Inclusive será bom até para sua aposentadoria se você passar antes da entrada em vigor de uma reforma que vem por aí.
      Boa sorte e feliz natal
      Bessa

  5. Beatriz Cristina disse:

    Olá Eduardo! Muito obrigada por tirar minhas dúvidas e parabéns pelo blog maravilhoso.

  6. Michele Martins disse:

    Olá Eduardo, já conhecia um pouco sobre a ssunto, mas foi possível agregar mais informações. Sobre o trabalho do biólogo na PF dentro de um aeroporto, você saberia me explicar?
    Grata,

  7. Wanderson Andrade Abrão disse:

    Bacana essas informações, sou Biólogo e minha meta (sonho) e ser Perito também. valeuuuu

  8. Rosangela teodosio disse:

    Minha filha, sonha em ser perito criminal, ela vai prestar vestibular esse ano pra fazer ciencia biologica, com essa formaçao ela podera fazer um concurso pra perito criminal? por favor envie a resposta pro meu Email, estamos perdidas nesse assunto. obrigada.

  9. Nadiny G. F. Pinter disse:

    Olá, gostaria de saber onde eu poderia obter apostilas, ou fazer cursos específicos para conhecer melhor a área.

  10. Dayanne disse:

    Olá, gostaria de saber se para ser perita devo fazer licenciatura ou bacharelado em biologia ?

    Desde já, muito obrigada e meus parabéns pelo blog!

    • Eduardo Bessa disse:

      Hum, Dayanne. Isso tem sido muito debatido mesmo. A princípio a formação delicenciado só te habilita a dar aulas, é uma questão de habilitação. O Conselho Federal de Biologia tem restringido muito as áreas de atuação do licenciado e parece que a partir de 2014 isso ficará ainda mais restrito. Acredito que até lá você possa prestar seu concurso, mas certamente uma consulta ao CFBio te responderá essa pergunta bem melhor. De qualquer forma, boa sorte.

  11. Dayanne disse:

    Vou pesquisar sobre esse assunto no CFbio então, mas muito obrigada pela atenção.

  12. Marcelle disse:

    Olá
    As perícias que o senhor faz estão relacionadas com os corpos envolvidos, ou coisas do tipo?? Ou atua mais nas relações do ambiente ao rodor do acidente?
    O senhor está sempre viajando ou seu trabalho é fixo?
    Obrigada

    • Eduardo Bessa disse:

      Marcelle, eu sou professor universitário. O perito criminal foi meu entrevistado, o Elias. Não posso responder por ele, mas pelo que já vi dos peritos que conheço, o trabalho é mais fixo e envolve tanto corpos envolvidos quanto o ambiente ao redor.

  13. Soraya disse:

    Olá Eduardo, sou bióloga também e sua matéria contribuiu muito para minha decisão de prestar concurso para perito. Parabéns, pelo trabalho!
    Sei que você não é perito, mas dentro dos seu conhecimentos e experiência, você pode me informar se o biólogo pode atuar somente nos casos de crimes ambientais ou é obrigatório atuar nas demais áreas?
    Obrigada!

  14. Jairce disse:

    Quanto ganhar

  15. Bruna disse:

    Oi, gostei do texto acima. Vou começar a cusrsar biologia ainda, e meu grande sonho é ser Perita Criminal, nessa area. Apesar de ouvir e ver em outros sites, coisas negativas sobre a área de bilologia, coisas do tipo, que a área não é tão abrangente no mercado de trabalho, porem ainda tenho a enorme vontade fazer. Gostaria de uma opinião, se você acha que realmente não tem tantos meios para a profissão, além de ser professor? Por que concurso na região onde moro, é difícil ter, e quando tem, são poucas as vagas. Obrigado pela atenção.

    • Igor disse:

      Bruna. Que legal que tenha esse objetivo. Espero que não cometa os mesmo erros que eu. Também sonhei em ser biólogo mas não me dediquei o tanto que a profissão exige. Infelizmente como biólogo você não consegue emprego mandando currículo ou procurando no classificados. Exige envolvimento profundo na área fazendo estágios, cursos, estabelecendo contatos, apresentando trabalhos acadêmicos, etc. Na área pública, porém você depende menos da opinião alheia para ingressar bastando se preparar adequadamente para aquela área. Portanto só tenho a lhe aconselhar que se envolva o máximo com sua profissão se não quiser guardar o diploma na gaveta como a maioria.

  16. Nathalya Moura Machado disse:

    Olá, quero muito ser perita criminal,porém estou com duvida sobre qual faculdade cursar, Medicina ou Anatomia qual dessas seria melhor pra me encaminhar a área da Pericia na sua opinião? Sou apaixonada por essa área desde pequena, adorei a matéria parabéns e aguardo a resposta.
    Desde já agradeço, Nathalya.

  17. Gabriela Gaby disse:

    Estou me formando em biologia pra ser perita criminal eu preciso fazer um pós ou só o concurso.

  18. Camila disse:

    Lincenciado em biologia tbm pode virar perito?

    Att,

  19. Ruth Urgal Alves disse:

    Olá, gostei da matéria, pois me interesso muito por essa área! Estou graduando em Ciências Biológicas (licenciatura) e estava planejando fazer uma pós graduação em biologia forense para depois prestar ao concurso. Mas, pelo que li nos comentários, posso fazer a pós depois. A minha dúvida é: como me preparar para o concurso? E com meu curso em licenciatura e registro no CRBio é possível? Desde já agradeço.

    • Eduardo Bessa disse:

      A preparação é como em qualquer concurso, estudando muito as disciplinas que compõem a prova. Com sua titulação já pode sim prestar o concurso, Ruth.

    • Lucrécia disse:

      Olha, acho que sem a carteira seria o exercício ilegal da profissão até mesmo pro bacharel. A única coisa que não precisa da obrigatoriedade dela é pra dar aula. O licenciado pode conseguir a carteira e trabalhar nas mesmas atividades que o bacharel tendo 3200 horas de formação específica, porque ai ambos tem o mesmo tempo de formação. Olha na página do crbio q eles vao indicar como complementar essa carga horária no caso de faltar.

  20. aline disse:

    sou formada em ciências biológicas licenciamento mas tenho permicao para atuar como biologa com a carteira crbio. posso fazer o concurso para perito criminal da políci a civil?

  21. Sou do Rio de Janeiro e quero fazer faculdade de biologia com essa faculdade posso ser perita criminal no Rio de Janeiro ou depende do lugar do Brasil?

  22. Letícia Brasil disse:

    Sou Bióloga do RS e quero prestar esse concurso. Você tem dicas de livros e apostilas da área para estudar?
    Grata

  23. Gisele evelyn disse:

    Olá. Estou me formando em licenciatura em biologia. Tem como eu me concursar pra perto ou tenho que ser bacharel? Vejo que a área de licenciatura esta cada dia pior, quero fazer mais alguma coisa. Minha dúvida é, preciso fazer mais um ano de bacharel ou basta fazer mais um curso na área forense?

    • Lucrécia disse:

      Acho que tendo registro no crbio é só reclamar com eles quando o edital não te permitir participar. Vê na página do crbio o que falta pra completar as horas exigidas - 3200 específicas - e verifica como poder complementar. Talvez tu já até tenha dependendo com o que tu faz estágio (sendo em área biológica e não em educacional) - nele tu pode conseguir até no máximo 360 horas por estágio. Cursos complementares também podem te ajudar, nesse ponto tu podes registrar no máximo 120 horas. Outra forma de alcançar é fazendo pós (especialização, mestrado e doutorado).

  24. Gabriela Chagas Correa disse:

    Olá !

    Não sei se já perguntaram isso, mas uma pessoa formada em Licenciatura em Química pode ser perito criminal também ou só bacharéis que podem?

    Att,

    Gabi.

  25. Victor Rodrigues Tavares de Souza disse:

    OLA ESTOU CURSANDO A FACULDADE DE ENFERMAGEM E SEMPRE ME ENTERRESEI POR ESSA AREA DESCULPE O ERRO MAIS ESTOU CANSADO DEVIDO AOS ESTUDOS POR CONTA DA PROVA E ESTOU FAZENDO PESQUISAS E POSSO ATUAR NA ÁREA FAZENDO UMA PÓS EM CIENCIA FLORENCE

  26. Millena disse:

    Tem algum jeito onde eu possa ser perita e ficar SÓ no laboratório? (Quero estudar biomedicina) por favor me responda.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.