Profissão Biólogo – Produção de mudas para reflorestamento

Fernanda Furlan, responsável pela produção de mudas da Ziani Florestal

Ir na contramão de todos no Mato Grosso e transformar áreas degradadas em florestas é profissão biólogo.

Ir na contramão de todos em Mato Grosso e transformar áreas degradadas em florestas é profissão biólogo.

Meu nome é Fernanda Furlan e sou botânica, trabalhando com produção de mudas exóticas e nativas em um viveiro e implantando as mudas produzidas em reflorestamento. Trabalho para a Ziani Mudas Florestais. Esse mercado até tem espaço para mais biólogos, mas é limitado e a competição com profissionais das engenharias agronômica e florestal dificulta muito nosso ingresso.

Para trabalhar nessa área é necessário entendimento sobre fisiologia, anatomia e taxonomia botânica. Principalmente relacionada à nutrição das plantas e adaptação a diferentes ambientes. Sou supervisora de produção de mudas e de campo. Oriento a melhor produção das mudas com indicações sobre substrato, adubação, luminosidade e umidade. Além de supervisionar a implantação das florestas. Minha carga horária semanal não é definida. No trabalho de campo devemos considerar as adversidades cotidianas, mas a dedicação varia de 40 a 60 horas. Trabalho em ambiente aberto e na zona rural.

Depois de formada em biologia, outras formações foram necessárias, mas nada ligado a mestrado e doutorado. É muito importante que o profissional continue reciclando seus conhecimentos e adquirindo novos também, nessa área há muita competição. Muitas disciplinas me agradaram na graduação. Não segui uma linha de pesquisa específica, o que contribuiu muito para o meu trabalho. Mas no trabalho uso todos os dias os conhecimentos que obtive nas matérias de Estatística, Botânica, Taxonomia, Fisiologia e Anatomia vegetal.

Ainda durante a graduação comecei com um estágio extracurricular junto com outros quatro estagiários de diferentes áreas de atuação. A intenção desse estágio era contratar um profissional. Acabei conseguindo essa vaga assim que me formei.

Contato com a natureza em campo é o que me motiva nessa profissão. Poder acompanhar o desenvolvimento das florestas contribuindo para a conservação dos biomas. Todo dia acontece algo diferente, nunca vivo uma rotina, afinal o ambiente não é controlado. Por outro lado, os desafios estão em conseguir sobressair mesmo com a concorrência de outros profissionais nesta área em busca da remuneração merecida.

Se você deseja obter um emprego como o meu, sugiro que busque um estágio na área e faça cursos e workshops sempre que possível. Busque realizar trabalhos científicos nesta área ainda durante a graduação e se aprimore em áreas paralelas como a engenharia agronômica e florestal. É importante não parar os estudos depois da graduação. A concorrência é muito alta, pois a área é muito promissora nos dias de hoje, o profissional deve sempre buscar meios de se destacar.

Discussão - 9 comentários

  1. João Marx disse:

    Belo post, principalmente sobre os conselhos que foram citados.
    Mas baseado nesse link: http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/AGROPECUARIA/424245-PROJETO-AUTORIZA-BIOLOGO-A-SER-RESPONSAVEL-TECNICO-EM-PRODUCAO-DE-SEMENTES.html ,e o que foi também referido como concorrência deve-se construir pertinências curriculares e etc, tudo isso de acordo com o interesse do indivíduo de trabalhar nessa área.Bem, eu como graduando estou tentando fazer isso desde de que entrei na faculdade, participando de palestras, seminário, eventos e tantas outras coisas, e pretendo aprofundar em alguma área, mas estou pesquisando e tentando saber onde futuramente posso trabalhar depois de formado.
    P.S.: O link que postei eu chamo a atenção para os comentários em referencia aos Biólogos e suas funções, demonstrando preconceito e pouco conhecimento em relação a outros profissionais da mesma área.

  2. Fernanda Furlan disse:

    Isso acontece muito mesmo João. Eu que trabalho e sou apaixonada pela área tenho muita dificuldade!! Mas vamos a luta e mostrar para esses profissionais que somos capacitados e dedicados a sempre melhorar!

  3. vanderlei disse:

    ´Suas palavras e comentarios são muito motivadores, mas o principal onde achei interessante é de os profissional fazer do que realmente gosta, issso incentiva a estar sempre buscando e aprimorando os conhecimentos. cursando engenharia agronomica no Parana.

  4. Fernanda Furlan disse:

    Fernanda, eu quero comprar muita muda de pinho cuiabano e outras especies de nativas. Eu sei que as mudas da ZIANI são ótimas e você é uma ótima orientadora.
    Quero pra logo.

    • Fernanda disse:

      =)
      a madeira do momento rsrsrs
      entre em contato!!! As mudas são referencia no mercado! Garantia de qualidade 😉
      e-mail comercial: ziani.florestal@gmail.com

      Grata

  5. Vanessa disse:

    Olá Fernanda !!!!
    Seus comentários e seu trabalho são inspiradores. Tenho formação em Pedagogia, Dança e estudo Educação Ambiental (embora ainda trabalhe na área administrativa, onde a rotina não deixa de ser algo presente).
    Gostaria muito de dar continuidade em meus estudados de forma que meu exercício profissional oportunizasse a vivência com a Mãe Natureza também.

    abraços

  6. Sérgio disse:

    Oi Fernanda. Sou especialista na área de botânica e professor das disciplinas de nossa área em faculdade. Pretendo montar um viveiro para produção de mudas de reflorestamento. Porém, quanto à questão de gastos e material necessário para instalação de um projeto novo, falta informação, já que não tenho ideia de custos. A intenção não é algo muito grande, Você teria orientações para dar?
    Abraço.

    • Eduardo Bessa disse:

      Sérgio, você leu só uma entrevista da Fernanda no meu blog. Como nõ sei responder sua dúvida irei repassar à Fernanda e ela te responde.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.