Sereias existem? O documentário

Meu padrasto é um homem muito inteligente e uma conversa sempre agradável. Parte dessas conversas, pelo menos comigo, tem por enredo documentários que ele adora assistir na TV a cabo. Esses tempos estávamos conversando e ele me contou de um documentário sobre sereias que o deixou muito intrigado.

No filme “Sereias, o corpo encontrado” o biólogo marinho Brian McCormick, funcionário da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), descobre um som diferente, que eles denominam bloop, através de microfones submarinos. Sua equipe sai então em busca de mais evidências quando começa a ter contratempos com a marinha americana em casos de encalhes de baleias. Na África do sul um animal não identificado é encontrado no conteúdo estomacal de um tubarão branco. McCormick não só relaciona esse corpo aos bloops que seu microfone gravou, mas também o identifica como uma sereia, um hominídio semi-aquático produtor de ferramentas e que se comunica usando sons, um canto, inclusive compreensíveis por outros mamíferos aquáticos.

Sereias existem? Ao que se sabe, não. Fonte: Animal Planet

Sereias existem? Ao que se sabe, não. Fonte: Animal Planet

Nunca fui muito fã de documentários de história natural, mas acho que o Discovery Channel exagerou dessa vez. O estilo tem até um nome: Mockumentary, uma fusão das palavras mock (imitar) e documentary (documentário); e não é o primeiro exibido pelo canal que já levou ao ar “Dragões, uma fantasia real”. O próprio canal deveria usar um disclaimer mais enfático avisando ser uma brincadeira (parece que no início do vídeo aparece algo avisando tratar-se de ficção científica). Fiz uma pesquisa mais aprofundada para apresentar a vocês. Vamos às minhas evidências:

1)      Não há nenhum artigo científico sobre biologia marinha publicado por Brian McCormick.

2)      Também não há nenhum artigo apresentando o Bloop produzido por qualquer mamífero marinho. Mas, como o Willy me alertou, o som existe e pode ser escutado aqui. Obrigado pelo comentário!

3)      O IMDb traz a lista de atores que integram o elenco do filme, entre eles Sean Michael no papel de Brian McCormick. O ator também estrelou papéis importantes como o do policial em “Esqueceram de mim 4”!

4)      A própria emissora emitiu uma nota de imprensa afirmando que o programa é de ficção científica baseada em alguns eventos reais e hipóteses científicas. A própria NOAA veio a público afirmar que sereias, até o momento, existem apenas no imaginário humano.

Desbancada a farsa, fica meu sentimento de que, com tanta realidade encantadora para descrever nesses canais, para que enganar a audiência? Ainda conhecemos muito pouco dos nossos oceanos e até hoje espécies novas de baleia são descobertas, então não me surpreenderia se um dia descobríssemos sim algo como uma sereia. Que fique claro, no entanto, que até o momento não existe evidência nenhuma da existência desses seres.

 

Discussão - 115 comentários

  1. Eu vi esse documentário também. Acho revoltante, e um desserviço do canal à ciência. Logo o Discovery, que goza de uma credibilidade imensa na audiência leiga... Discovery, History, NatGeo, etc, entraram firme na guerra pela audiência. No final das contas é a síndrome BBB: O programa é uma porcaria, mas é porcaria exatamente o que agrada o grande público. Não tenho acesso a números exatos, mas apostaria que programas como "Tabu", que mostra bizarrices de comportamento, e afins (famílias com hipertricose, etc) tem mais audiência que um programa sério sobre astronomia ou evolução...

  2. Até a Casa Branca foi envolvida na palhaçada:
    "Mermaids: US Government Forced To Deny Existence Of 'Aquatic Humanoids' After Realistic Documentary"
    http://www.huffingtonpost.co.uk/2012/07/03/mermaids-us-government-denies-existence-_n_1647248.html
    ------------

    []s,

    Roberto Takata

  3. Willy disse:

    Sereias são ficção, mas o Bloop é real:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Bloop

    • Anita Miranda disse:

      Como é que sabes que não existe porque nunca a viste de certeza?!
      Por favor, acorda o oceano é inorme!!!
      Estás a ser parvo...porfavor...quer deizer, ~só acreditas no que ves!!!
      Isso é completamente estúpido!!!
      Sabes, acreditar e uma dádiva!!!

      • Eduardo Bessa disse:

        Anita, acho que você se contradiz nos seus comentários. Abaixo você diz que 'só se descobre vendo'; acima você critica o Willy por só acreditar no que vê.

  4. Cleide disse:

    Antigamente os homenes achavam que a terra era o centro da terra. Teve muita gente que matou e morreu em disputas contra a teoria criacionista. Vai que existem sereias... Eu acho muito mais romântico!

    • bessa disse:

      Certamente, também não me surpreenderia, Cleide. É como eu disse, descobriram espécies novas de baleia e um peixe que se acreditava extinto desde o cretáceo está por aí nadando feliz no Oceano Índico. Sereias são plausíveis, mas o documentário é fictício! Não há evidência nenhuma de que existam.

  5. Ana Faria disse:

    Não acho difícil sereias existirem. Não é novidade que governos encobrem evidências diversas para prosseguirem com pesquisas.

    O documentário tem ficção e realidade, trazendo uma série de especulações das mais diversas. Os atores relacionados ao documentário são apenas os que interpretam os cientistas nas simulações (exceto o Dr. Brian McCormick que não participou dos depoimentos). Os cientistas que dão os depoimentos neste documentário são reais.

    Todos os cientistas existem. Procurei por cada um, todos são reais e ligados à saúde e biologia, inclusive a Dra. Rebecca Davis ainda possui arquivos no site da NOAA.

    O Bloop é real, assim como os testes sonares.

    Os achados arqueológicos existem ao redor do mundo, são reais.

    Todos temos nossas crenças e verdades, não podemos afirmar sem provas, mas não podemos negar a existência de pessoas reais...

    • bessa disse:

      Costumamos dizer que ausência de evidência não é evidência de ausência. Mas que o "documentário" é preocupante, é.

    • Mago do Oriente disse:

      Existe um Sistema de Manipulação , para Manter o Gado no Curral para que eles não fuja do Abate.....Lute , Assim como os Mulçumanos estão lutando sobre as Ordens de Allah..

  6. fernando freitas disse:

    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: SEREIAS E EXTRATERRESTRES SÃO PREJUDICIAIS A QUEM ACHA QUE O MUNDINHO É DO JEITINHO QUE APRENDEMOS NA ESCOLINHA.
    Mas quem se interessa em aprender e pesquisar, ninguém, e enquanto
    isso vão enfiando porcarias que dão IBOP na TV.
    Quando surge um assunto curioso e diferente ai a burrice a inocência, ignorância, toma conta assim:

    -É COISA DO DIABO, SATANÁS, ETC.

    • Paty disse:

      Sinceramente ha muito mais em jogo do que sinplismente afirmar que existe ou não sereias ha muitos preceitos religiosos por traz disso isso vai
      contra uma historia que foi escrita há mais de dois mil anos.... analisem hoje os pensamentos são pré fabricados acho que o ser humano já esta evoluindo o suficiente pra descobrir que tudo aquilo no qual aprendemos ou convivemos não se baseia apenas nisso.podemos sim ter um mundo dentro de outro mundo. Acredito sim em sereias.

  7. Bira disse:

    O documentário foi editado de maneira particular para transmissão no Brasil, ocultando entre outras coisas, o vídeo feito pelos garotos mostrando a imagem da sereia ainda viva encontrada na praia. (Ocultar, na minha opinião, é de suspeitar-se.)

    A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) é um site .gov e transparência não é o forte governo americano, sobretudo quando envolve interesses militares. Comprometer o desenvolvimento de uma arma contra sua própria espécie pela descoberta de outra SEMELHANTE seria é um ABSURDO, na cabeça deles.

    Há outras versões dubladas em espanhol que apresentam mais evidências. Arpões, entrevistas, documentos históricos, etc. Vale pesquisar em inglês (mermaids) e em espanhol (sirenas).

    O que um funcionário graduado de agências e universidades conceituadas ganham ao se expor se estiverem errados? Comprometimento de reputação.
    Porque o fazem? Convicção.

    Esta é minha opinião.

  8. laiane disse:

    nossa acho estas historia super verdadereia

  9. mariana disse:

    eu queria saber por que vcs acha que sereias nao existem eu acho que sei porque vcs nao tem permisao mais tudo... pode acontece como as pessoas esintem? por que antis o mundo era tao quenti que os dinolsalru morrerao porque nao aquentaro mais vcs nao sabi muitas coisas ainda mais tudo pode acotece sereias podem ser feias ou bonitas mais quem disse que e real porque viu nao e vcs que vao dize o que eli viu

  10. Bruno disse:

    Muito interessante a Matéria , parabéns . As pessoas assistem esse "filme" e se iludem com milhões de possibilidades , eu pessoalmente achei interessante o documentário , embora parte dele é ilusória. Acho que seria bem mais aceitável se tivesse sido feito um documentário apenas sobre a "Teoria do Macaco-Aquático" , esta Hipótese é aceita e estudada por cientistas realmente , entretanto não é uma teoria ainda é apenas uma hipótese . Mas seria bem bacana eles mostrassem apenas as partes que foram baseadas em evidencias reais , não com historinhas de corpos encontrados e tudo mais .

  11. Anita Miranda disse:

    Eu acredito em sereias, sim!
    Mas, só poderemos descobrir a verdade se formos guiados pelo coraçãp pois, a ciencia não pode comprovar nada este tipo de coisas só se descobre vendo e para isso acontacer vamos ter que ser guiados pelo coração pois essa é a única maneira!!!
    Com isto eu não estou a dizer mal da ciencia mas isto não tem nada a ver com ela só tem a ver com a magia e a magia só se descobre se~acreditarmos naquilo que queremos descobrir e usarmos o coração!!!

  12. Pedro disse:

    E o ET de Varginha? Foi ficcao tb???? O Q o bombeiros levaram de la para a Unicamp no subsolo?

    • Mago do Oriente disse:

      Sem Comentário , Melhor aceitar a Versão oficial da História e deixar que as Futuras Gerações pague o preço da Ignorancia de seus Pais ..( Sim ou Não )

  13. sereia viva estão a onde fica elas eles fala que não tem mais eu a credito em sereia

  14. tawanny disse:

    eu nao acho eu tenho certeza que sereias existem e que sao seres magicos e lindas é claro!!!!

  15. Gabriel disse:

    Eu amo as sereias e eu também acho que elas existem concordo com você 🙂

  16. talita disse:

    obvio q nao existe!!!!!!
    vcs acreditam em td. aff
    ngm nunca viu

  17. gabriela disse:

    eu acredito que exista sereia

  18. Mago do Oriente disse:

    So esta faltando a Massa de Manobra afirmar que Lucifer esta falcificando as Assinaturas dos Lideres Mundiais para que a Ordem Seja segundo o Seu Querer....falei alguma Besteira...10 9 7 6 5 4 3 2 1 o tempo esta acabando , mais ainda existe uma Esperança , os homens Bombas do Exercito Hamas,,,,Graças a Allah...

  19. Mago do Oriente disse:

    Senhor Allah , daime Paciencia , Pensar que a Casa Branca tem Algo de Verdade para passar para o Gado , Fiquei sem Saber o que falar Sobre Isso , EUA = Centro do Projeto de Lei para Criar um Governo Tirano Centralizado , mais não pense que a Ponte do São Francisco esta Interditada para o gado Passar...Paciencia Eterno Allah..

  20. Mago do Oriente disse:

    Vai Moderar o José Genuino por que ele esta querendo mandar no STF ..Paciencia Eterno Allah..

  21. Mago do Oriente disse:

    André Carvalho Vargas , Suas Sujestões foram Muito Válidas , mais quando vc falou sobre Inteligencia , fiquei muito triste , para aver inteligencia em um Sistema de Controle Humano , O Primeiro passo Seria Implatar a Justiça e igualdade para Todos , sem Chefões para dar Ordens , Vejo os Presidios desta Terra , uma Morada de Santos , Comparados com os Criminosos que estão Soltos.( Nosso Hsitória foi Subvertida , nos Tornamos Robotizados , sem ações Próprias )

  22. Mago do Oriente disse:

    Sim , Existe Outros seres Pensantes , mais não Coparados a nossa Condição de Escravos deste Sistema que foi montado e ainda esta montado em Riba de Uma Puta Injustiça..

  23. Mago do Oriente disse:

    Eduardo Bessa , Vc é um Tremendo Brincalhão....Seu Sorriso não Nega.

  24. otacilio Eduardo disse:

    Alguém pode me dizer a respeito do vídeo da sereia capturada na rede cujos pescadores se assustam e deixam que cai ao mar??? O que me dizem??? No caso que a maioria comenta, eu acho que é verdade pois menciona-se muitas análises com os despojos e mediante valores apurados é que se chegou a tal conclusão. É o mesmo caso dos ETS, a população só vai acreditar qdo eles coalharem o céu com suas naves, pois eles existem e a maioria vai na conversa daqueles que não querem que V.saiba!!!!

  25. klaus disse:

    li todos os documentarios... quer saber? num cheguei em comclusao nenhuma. nao se axa nada ha respeto; mas uma coisa eu digo: naum acredite em tudo em q aprendemos nas escolas,muito menos na midia. o mundo vive de mentiras, aproveitam da fraquesa das pessoas com mentes fechadas. mas concerteza q o governo confisca tudo q seria um impacto para a umanidade

  26. Thiago Nunes disse:

    Sereias existem. Assim como o curupira, o boitatá, o monstro do lago Ness e os teletubbies.

  27. Ignorante disse:

    Se isso é tudo mentira e o dr Robertson não existe, porque o governo dos EUA bloqueou o site dele? Vejam aqui:

    http://drpaulrobertson.com/

    http://mermaidsarealive.com/

    http://believeinmermaids.com/

  28. paulo disse:

    Sereias existem sim: são mentecaptos com cérebro de peixe comentando todos os assuntos sem nem saber escrever direito.

  29. Beto X disse:

    Eu acredito em fadas. Acredito, acredito. Eu acredito em fadas. Acredito, acredito.

  30. Mateuz disse:

    Eu só sei que nada sei, e o que sei não sei por que sei, se soubesse eu saberia e ficaria sabendo. hehe... Sereias, OVNI's, Dragões... acreditem naquilo que for conveniente para vocês, sem serem escravizados por idéias alheias e mídia, não deixem que o governo tapem seus olhos, imagine, viaje nos teus pensamentos, tente achar em você uma explicação para tudo. exercite seu cérebro, bombardeie ele com perguntas e exija respostas. Somos uma espécie em começo de evolução, e quanto mais rápidos formos perfeitos, mais teremos certezas, e mais descobriremos. :*

  31. Diego G R dr Aguiar disse:

    Acredito totalmemte que no fundo dos oceanos existem várias espécies de animais que ainda não foram explorados por N fatores. As sereias podem existir mas, não são aquelas que aprendemos na escola e sim, um animal com semelhança ao corpo humano. Os livros de histórias falam que somos o avanço e/ou evolução do macaco e todo mundo acredita, confirma e aceita. A maioria das pessoas acreditam que o homem pisou na lua. Pergunto: porquê vivemos numa era tecnologica tão avançada e ninguém mas foi? Será mesmo que o robô está lá? Rsrsrs. Somos manipulados pela mídia ou cultura da região para acreditar naquilo que eles querem ou a falta de informação nos limita a pensar? Sem mas...

  32. [...] Informações em: E-farsas e Science Blogs [...]

  33. victoria disse:

    eu axo que sereia nao e xiste sereia

  34. Adriana disse:

    Ignorância ou egoísmo ?
    Oque faz pensar q nos seres humanos somos únicos e exclusivos ?
    Pq nao poderia existir outra forma de vida com inteligência , nos mares , no ar e ate no espaço ? Oque leva nos seres sim

  35. Adriana disse:

    Ignorância ou egoísmo ?
    Oque faz pensar q nos seres humanos somos únicos e exclusivos ?
    Pq nao poderia existir outra forma de vida com inteligência , nos mares , no ar e ate no espaço ? Oque leva nos seres simples , acharmos q somos únicos , concordo q deve haver varias formas de vidas inteligentes por ai, olha pra nos! Se vc fosse diferente vc teria coragem de aparecer nas ruas ? Vemos índios , prostitutas, gays sendo espancados sempre por serem diferentes quem dirá uma nova especia !!

  36. roberto disse:

    Qto a existencia de sereias eu não sei mas o bloop..... O Bloop é o nome de som submarino de frequência ultra-baixa extremamente poderosa detectado pelo National Oceanic and Atmospheric Administration durante várias vezes no verão de 1997, e a sua origem continua sendo um mistério. O som nunca mais foi detectado.1 Atualmente, atribui-se o fenômeno ao som gerado por icequakes.

  37. Max Welson disse:

    Se existem ou não a verdade vai ser mostrada um dia, nada pode ficar escondido para sempre, este documentário foi muito interessante, serve de alerta.

  38. Eduardo Beraldo disse:

    Gente, por favor! Primeira linha do site da Discovery sobre o documentário está escrito a nota do editor: FICÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM ALGUNS EVENTOS REAIS E TEORIA CIENTÍFICA. Para o bando de ignorantes q aqui escreve defendendo o documentário até a morte, o que é ficção é a história dos dois cientistas que investigam a fundo os bloops. Os 2 cientistas são fictícios! É isso q é fictício, não a teoria sobre as sereias. A respeito das sereias, eles não provam nada. Existem sim TEORIAS a respeito da existência de sereias. A parte fictícia desse vídeo é somente a história de 2 cientistas investigando o caso da forma que fizeram. O mockumentary expões as teorias já existentes sobre o assunto com uma história inventada que é pano de fundo. É tudo meramente teórico!!! Os amiguinhos cientistas são atores! Será q ninguém consegue perceber isso? Só de ver? Desde quanto um cientista vai ter essa desenvoltura de artista para encarar a câmera? Fazendo pausas dramáticas e respirações expressivas ENCARANDO a câmera!?!?!?! Pessoal, pessoas comuns que não lidam com audiovisual quando se vêem diante de uma câmara nunca vão falar desse jeito! MUITO MENOS ENCARANDO A CÂMERA. Essas pessas falam para um produtor ou jornalista que faz as perguntas, encaminha o diálogo e deixa o cara a vontade! Pelo amor de Deus! Q má vontade de entender o que se passa ali. Fora que depois de tudo isso montar um personagem fake com páginas fake twitter fake e ainda colocar um logo do governo americano dizendo que o site foi censurado é muito fácil! Vamos usar os neurônios? Só um pouquinho, gente. Não precisa ser muito não. O documentário é inconclusivo exatamente porque essa questão nunca foi provada. Teorias de evolução das espécies existem várias! Concordo que deveria ficar muito mais explícito que essa história é fictícia. A partir do momento em que vc cria testemunhas dizendo eu vi, dá-se uma grande realidade para o assunto. Mas as pessoas que dizem "eu vi" são ATORES!!!!!

    Quer saber, esquece. Acreditem em tudo que vcs vêem, tá? Aliás vou indicar uns filmes para vcs assistirem. Um é o Cannibal Holocausto. Temos também A Bruxa de Blair. Rec!!! Alguém já viu esse? Vejam. Rec. E tem um outro mais famoso chamado Clover Field.

    É tudo verdade, tá? Acreditem nesses documentários pois é tudo verdade verdadeira! Acreditem mesmo q tá tudo certo. E assim caminha a humanidade.

    • Eduardo Bessa disse:

      Isso é uma coisa engraçada, né. Porque saiu no cinema, ninguém nunca imaginou que REC ou Bruxa de Blair poderiam ser documentários verdadeiros. Eles eram só uma ficção fantasiada de documentário. Porque saiu no Discovery, ninguém nunca imaginou que esse das Sereias poderia ser falso. Isso me remete a um conceito muito importante nas falácias que é o argumento de autoridade: X é verdade porque fui eu que disse.

  39. Renata disse:

    Bem... eu vi o documentário. Encarei desde o início como uma ficção científica. Mas cheguei a uma conclusão: eles disseram que essas criaturas procuram "lagunas de águas rasas no hemisfério sul" para terem seus filhotes, e que seguem as baleias em suas rotas migratórias. No final do documentário, o cientista diz que há, no Brasil, uma localidade em que os homens e os golfinhos trabalham em harmonia. Então, se há um lugar pra encontrar essas criaturas é em Laguna/SC!!! Geograficamente falando, Laguna (SC) é uma laguna de águas rasas, fica no hemisfério Sul, é rota de baleias (franca) e é o lugar em que acontece a pesca com auxílio dos botos. Alguém pode avisar a esses cientistas que estão procurando no lugar errado?! hihihih

  40. [...] Ah, e você quer saber se sereias existem? Hummmm. Quem sabe? A verdade pode estar nos olhos de quem vê… Na dúvida, indico a leitura do post do colega Ciência à Bessa. [...]

  41. eu e minha prima queremos sere sereia como a jenta faz

  42. giovani disse:

    Boa. noite, esse. documentario tbm chamou minha atenção e gostaria de assistilo novamente pra tirar certas dúvidas mas nao sou descrente quanto a isso o mundo e enorme e as águas na suas profundezas tem seus mistérios

  43. Marcos disse:

    Pelo amor de Deus pessoal, o blog é Ciência a Bessa. Cada qual pode acreditar no que quiser ou conforme convier, mas Ciência tem um método que está baseada em comprovações de teorias por meio da coleta ou geração de evidências por meio da experimentação. Realmente as sereias podem existir, sim. Mas o documentário é uma ficção, os testemunhos e evidências apresentadas são dramatizações, não reais, e o problema que se pôs em discussão não é sobre a existência de sereias, mas sim o erro de se tentar fazer crer que uma obra de ficção se trata de documentário científico com evidências e testemunhos reais. Isso é enganação. Deveriam deixar bem claro pra todos os telespectadores que se tratava de uma ficção baseada em teorias mas com dramatizações, inclusive destacando o que se tratava de evidência e testemunho real ou não em cada evento do trabalho.

  44. poucas palavra e um fato. exemplo: nosso planeta terra, numa imenso universo, por que só o nosso planeta existe vida? seria um desperdício nesta imenso deste universo que só nosso planeta tivesse vida. neste caso a ciência ainda esta em gatinhando. mas a relatos e documentos e documentários que a comprovação que a vidas em outro planetes.

    vi o documentário sobre as sereias, e por que não?
    o tubarão megalodonte e um tubarão de profundidade e evoluiu e sobrevive ate hoje e já foi filmado e catalogado e foi da era dos dinossauros alguns conhecem outros não.
    outro exemplo: os crocodilos, as iguanas, o dragão de comodo, as tartarugas, todos eles evoluirão e fora da era dos dinossauros.

    olhem para traz e vejam a nossa evolução, de onde viemos? de que era viemos? e evoluímos e sobrevivemos ate hoje. toda criatura seja qual for tem inteligencia, a evolução da inteligencia vem com o aprendizado de alguma forma.

    agora lhe pergunto! por que não a veria de existe sereias? neste imenso planeta e suas evolução.

    existe sim, assim como existiram os dinossauros, e esto é um fatos e a documentos e documentários que relata estas exitâncias.

    eu sou Sergio Alves
    mergulhador e pesquisador

    contado: smergulhador46@hotmail.com

  45. matheus wanderley disse:

    Elas existem sim,se elas nao existem como o governo explica os golfinhos que nos ajudam na pesca e os bebes humanos que ja nascen sabendo nadar.
    O governo as esta matando por mei de uma arma sonora para esconder que existe outra forma de vida inteligente conosco e nada esta sendo feito a respeito.
    O que esta acontecendo com a humanidade pois estamos matando uma especie irmã que não nos fes nada de mal muito pelo contrario nos sempre as fizemos mal de acordo com as pinturas rupestres nas cavernas.
    E agora oque vamos fazer,vamos mais uma vez ser manipulados por esse governo egoista que não sabe dividir seu espaço.
    A população tem que se concientizar e acreditar por que eles so precisão que nos não acreditemos para levar a especie a estinção preservando seu controle sobre a população e se mantendo como a unica especie que comanda.

  46. eduarda disse:

    ADOREI PELA MINHA DIVISÃO ACHO QUE OS CIENTITAS DEVIA FAZER UM PROJETO SOBRE SEREIAS,COMO SE FOCE ENTRAR NO MUNDO DELAS OU DELES. EXEMPLO DO QUE ELAS COME DO ELAS DO GOSTA DE MOSTRAR EM FIM ACHO QUE SER PROFICIONAL É ENTRAR NO MUNDO DA LOGICA E FAZER UMA PESQUISA E PROCURAR SE É MITO OU VERDADE É FAZER TRABALHO CIENTIFICO. NÃO QUE ESTOU FALANDO E NEM TE OFEDENDO AO CONTRARIO AGADEÇO PELO ESFORÇO DE CADA UM BEIJOS PARA TODOS E UM ÓTIMO TRABALHO

  47. INCRIVEIS INFORMAÇOES SERA Q ELAS EXISTEM OU TALVEZ SEJAM APENAS COISAS IMAGINARIAS ..VAI SABE......

  48. João Sismeiro disse:

    Tudo bem, se são descendentes de "macacos", são mamíferos...certo??!!!... então, não poderiam ficar submersas por tanto tempo assim a ponto de nunca terem sido avistadas..Seriam parecidas com focas.. Max 20 min prenderiam o ar devido caixa torácica ...Do contrario, seria uma nova espécie de peixe!!!!...Que eu saiba nenhum mamífero marinho evoluiu com guelras??!!!!.......

  49. Matheus Jardim disse:

    O documentário trás uma teoria realmente interessante, mas acredito que abusou do uso do sensacionalismo e da ficção para afirmar essa teoria. Mas em contraponto a teoria, está a resposta do João Sismeiro, que na minha opinião a coloca em cheque, que diz...

    "Tudo bem, se são descendentes de “macacos”, são mamíferos…certo??!!!… então, não poderiam ficar submersas por tanto tempo assim a ponto de nunca terem sido avistadas..Seriam parecidas com focas.. Max 20 min prenderiam o ar devido caixa torácica …Do contrario, seria uma nova espécie de peixe!!!!…Que eu saiba nenhum mamífero marinho evoluiu com guelras?"

    E isso leva ao que acredito que o Max Braga quis dizer, quando escreveu: "o que tem que aparecer, aparece". Sendo descendentes de mamíferos, uma hora ou outra íamos descobrir, não estariam no fundo do mar pra sempre. Não conhecemos muitas espécies ainda, mas nesse caso estamos falando de algo que seria fácil de se encontrar, como uma foca, ou um golfinho e etc...

    Quanto a manipulação do governo para descredibilizar o documentário, acho que se existe é desnecessário, o documentário em si já faz com que não tenhamos credibilidade. Vi numa mesma cena o aviso de que era uma dramatização e uma cena real. E outra, se o governo dos EUA não quisessem que estas "evidências" fossem descobertas e blábláblá, elas não estariam em um programa do Discovery...

    Enfim, pode ser que existam sereias, mas não temos prova alguma e acredito que nem perto disso...

  50. Vanessa disse:

    Poxa... eu vi ontem o documentário... peguei depois de uns 10 minutos.
    Foram os dois filmes consecutivos. O "novas evidências", que apresentou a imagem da sereia batendo no vidro do submarino... eu achei muito estranho, mas o segundo me pareceu bem científico com os depoimentos.
    E, se você analisar bem a teoria, parece bem plausível.
    Eu, que amo ciências mas sou extremamente cética... Pensei "Esse discovery só pode estar brincando, não é possível".

    Quando você é uma pessoa bastante cética, ''reza'' para que alguém prove que algo muito interessante é real.
    Foi meio decepcionante quando, no final, apareceu a mensagem de que era ficção.
    No fundo, no fundo, o ser humano sempre espera que algo extraordinário surja!

    Foi uma bela 'pegadinha'.

  51. julia fernandes disse:

    eu acho que existe sim que ela são como nosso mais com cauda

  52. adriano alex disse:

    o problema é que não diz quais fatos são reais e quais são ficticios. A uns seculos atrás a terra éra plana, e que duvidava ia pra foqueira. se pensaros segundo darwin , pode haver um animal parecido com o homem adaptado a um outro meio ambiente.Só precisamos de mais provas, se estas não forem redicularizadas,o problema é quem vai dizer que são as provas reais os governos que escondem tudo de todos, ou as pessoas comuns .Já provaram atraves de varios detalhes tecnicos que o homem nunca pisou na lua. Mas porque a nasa disse que sim todos acreditam , então porque depois dos anos 70 não se construiu uma base na lua,ou outro pouso, só depois o japão descobriu que há agua na lua ,a nasa não sabia mesmo depois de varias viagens a lua. Plantar duvidas é facil .Descobrir o que é real ou não é outra coisa.

  53. Reinaldo disse:

    Se o documentário era tão alienado como se acham, por quê o NOAA teve que vir a público se manifestar sobre tal absurdo?...

    É óbvio que tem algo aí!

    O cientista existe de fato, e são dois aliás, mas pela pressão resolveu se manter anônimo.

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,administracao-nacional-de-oceanos-dos-eua-nega-existencia-das-sereias,896367,0.htm

  54. Jose Lirio de lima disse:

    A Terra é realmente redonda?
    Pessoas foram queimadas por acreditar nisso!
    Os céticos tinham a razão absoluta.

    Especialista em comportamento animal? Cavalo? Gato? Vaca?
    Sabe como se comporta um jundiá ou rato-periá?
    Há muita coisa que precisamos ainda aprender e descobrir sobre os oceanos, se der tempo...

  55. robson disse:

    Com certeza existem sereias e extra terrestre, só não consigo entender porque essas autoridades ficam escondendo isso do mundo.
    Quanto aos extra terrestre e só assistir ao filme APOLO 18 ultima missão, onde os estados unidos mandam três pilotos para uma missão suicida, pois os EUA já sabiam que havia algo anormal na lua.
    Fica uma dúvida, porque mais nunca houve expedição tripulada na lua?
    Assistam o filme.

  56. Camila disse:

    Ingenuidade pensar que só humanos existem com esta vasta extensão de águas que temos no planeta, e que nós humanos não conhecemos nem um terço....

  57. na minha ipiniao eu um lado eu echo que tem i outru lado nao mais nu lado eu acho que tem por que voces tudo mundo fica falando i nu outru lado eu acho que nao tem por que e mentira mais pra mim nao enchisti

    • Todos tem direito a sua opinião. Mas, desculpe.
      Voce escreveu tanta porcaria , que esqueceu de dar a sua opinião.
      Gostiria de dixer qui oce tem qui primero apender a isquever,
      fika dificiu intinder u qui vose quix dicher

  58. e mesmo as vezes voces pençam que e verdade mais nao e verdade

    • e sim meu tatara avo era cientista e tambem explorador de novas descobertas um portugues (portugal) ele ja descobriu e trousse para minha avo que tem ate hoje uma coisa enrolado em um panio cinza uma assa delicada fragil que havia em um corpo tao pequeno uma fada morreu ele disse pra minha avo que quando as fadas morrem as assas sai do corpo e meu avo trouxe so a assa porque ele quiz enterra na pequena ilha que ela estava e so trazer a assa

  59. anonimo disse:

    so espero que as autoridades nao saibam que essas criaturas existem porque se ninguem ou poucas pessoas viram é porque elas souberam se esconder por tanto tempo e por isso puderam nao ser extintas

  60. Thayanne disse:

    Eu acho que sereias são seres humanos comuns o problema é que eu acho que elas nasceram com uma doença que fica co as pernas grudadas.

  61. Diana disse:

    Acho importante fazer saber que quando se diz "ficção" é referente às partes em que se faz a regressão do tempo em milhões de anos e não quanto ao documentário em si. Informem-se antes de virem para aqui dizer q todo o documentário é ficção.

  62. Tony Vaz disse:

    Após o último tsunami ocorrido no Japão, foram encontradas nas praias diversos espécimes de seres marinhos não catalogados trazidos pela onda gigante. Ficamos tempo demais olhando as estrelas e nos esquecemos de olhar para nossa própria casa.

  63. Marisa disse:

    Eu piro com a quantidade de gente ignorante e de mente pequena k tem aqui, muitos dos k tão aqui comentando que não acreditam e dizendo k e ficção, aposto que nem viram o documentário. Eu vi, acredito e recomendo a terem mente aberta. Existe muito mais alem do k vemos diariamente.

    • Fernando disse:

      Pessoal, trata-se de um mockmentary! É muito bem feito, então é claro que parece convincente! Agora, Marisa, sempre que vejo gente usando a letra "k"( que tem som de "cá") pra substituir a palavra "que", ou a letra "q" (que tem som de "que"), me pergunto qual o sentido disso, já que o "K" tem som de "cá" e não som de "que" ?! Afinal, me parece que é "que" que vocês querem simplificar, não é mesmo? Pense!

  64. Negrão Do Morro disse:

    Alguém poderia me responder uma pergunta: qual é o interese das "autoridades" em esconder a existência de sereias, extra-terrestres, espiritos, anjos e demonios? o que ganham om isso? então?

    • variavel disse:

      Simples digamos que exista serias(que eu duvido muito) porem se existi-se mexeria com o comercio de petrolíferas causando um caos na economia de diversos países. extraterrestre pelo simples fato que quebraria a religião de muitas pessoas gerando caos novamente. Se existir espíritos anjos e demônios nem o próprio governo conseguiria provar com provas concretas, e não é isso que nenhum pais quer levantar hipótese sem poder provar pois que pais seria este na qual seu governante não sabe o que fala ou o que faz

  65. sophia disse:

    eu acredito só vendo

  66. Reddy Mauro disse:

    Se o Governo Americano, sabe que existe extraterrestres, pra quê ? Eles gastariam milhões para mandar astronautas pra marte pra saber se tem vida lá ?..

  67. luiz paulo fruhauf disse:

    discordo totalmente com esse biólogo, no inicio da reportagem.A terra é redonda , já pensaram que era plana. seres de outros planetas ? só nós? sereias são reais e aquele documemntario era verdadeiro ao menos para mim. VIA-SE a sinceridade dos cientistas. O MUNDO NÃO É SÓ SACANAGEM, pelo amor de Deus.
    med,vet.

  68. John Bender disse:

    Cara, é impressionante. No próprio programa eles dão um disclaimer falando que é ficção, que se trata de um mockmentary, e ainda assim tem gente insistindo em dizer que o que é mostrado ali é real. Puta que o pariu, é muita vontade de acreditar mesmo...

  69. John Bender disse:

    Cara, é impressionante. No próprio programa eles dão um disclaimer falando que é ficção, que se trata de um mockmentary, e ainda assim tem gente insistindo em dizer que o que é mostrado ali é real. Puta que o pariu, é muita vontade de acreditar mesmo...

  70. jaja falarão sobre o possível homem pássaro kkkkkkkkkkkkk

    • mateus bispo disse:

      Sua resposta e idiota e de crianca ,idiotas como vc nao deveriam assistir documentarios como esse pois so. Entram em suas cabecas idioticeS e besteiras ,cala sua boca e nao tente criticar o trabalho que deu tanto trabalho pra ser feito ,se nao sabe como criticar entao cala a boca ,seu troXa

  71. jaja vou fazer um documentário sobre o homem pássaro kkkkkkkk

  72. Nanda disse:

    Muitos desacreditam do documentário, que foi brilhantemente bem convincente, claro, para as pessoas que não são cegas e só querem acreditar no livro mais vendido do mundo (Bíblia).
    Se as criticas forem "verdadeiras", observe que foi confiscado material, até o "bloop" que era desconhecido hoje já tem significado, pelo amor de Deus, na Africa do Sul onde teve os encalhes das baleias e onde um novo "bloop" foi encontrado não tem iceberg e nem teve nenhum terremoto naquela ocasião, o governo a qualquer custo quer esconder por alguma razão essa descoberta que na verdade a marinha já tinha feito, tá na cara isso, seja medo de causar grande repercussão ou até mesmo alguma experiencia que resultou em uma nova especie que na minha opinião é improvável, seja por medo de desencaminhar uma grande caçada por expedições marítimas ou até mesmo muito dinheiro envolvido.
    Foi devido a curiosidade e grandes descobertas que hoje temos a cura pra várias doenças, há vacina pra aids que protegem 99% contra ela, se há uma vacina assim, será realmente se não há a cura? Os governos ganham muito mais com a venda dos remédios que com a cura!
    Se fosse tudo mentira, porque então não deixaram os cientistas com o material que eles confiscaram? Se eles tivessem concluído tudo e mostrado ao mundo seria muito mais fácil ver a "possível" farsa, mas é tão verdade que a marinha, sem duvidas recolheu tudo.
    Hoje temos um vídeo feito em um mini submarinho por outros cientistas em trabalho em campo, que provou ao mundo sem dúvidas a existência das sereias e até agora não apareceu ninguém que dissessem ao contrário porque o vídeo é verídico!

  73. adla disse:

    quen e sabi sobre sereia qui

  74. Pensante disse:

    O documentário-ficção é ótimo, tanto do ponto de vista artístico quanto do ponto de vista pseudocientífico. Prende o espectador do início ao fim e por isso é um excelente filme. Quanto aos argumentos expostos para defender a existência das sereias são bem construídos a ponto de suscitar a dúvida em nossas cabeças: "Será que é possível que sereias existam?" Acho genial quando um filme cutuca nossa mente e nos faz pensar em possibilidades nas quais não havíamos pensado antes. Sem contar o fato de que, ao cogitarmos a possibilidade de uma espécie-irmã dos humanos, nos lembra do pouco cuidado que temos com os oceanos - lar de outras espécies reais e que merecem nosso respeito.
    Se sereias existem, não sabemos. Àqueles que acreditam nisso e que possuem meios para tal cabe investigar, pesquisar sobre isso. Quem sabe descobriremos a verdade.Fico com as palavras do personagem Hamlet de Shakespeare‎: "A mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia"

  75. LIZIANE NEVES disse:

    eu assisti o documentario, sou evangelica e gosto de ciencia, e acredito que tem sim como conciliar uma coisa com a outra, pois a Biblia para quem realmente a estuda, abre nossas mentes para novas descobertas. poderia existir seres desconhecidos no fundo dos oceanos? por que não?, tanto na natureza quanto na biblia ainda há muitas coisas ocultas e desconhecidas. Porem é necessario ter cautela antes de criar conceitos, não se deve descarta-los se ja existe alguma evidencia "se a mesma for real", o que ainda tenho duvidas.

  76. marcos disse:

    Bom eu acredito que exista sim sereias e outros seres, o mundo ainda esconde muitas coisas, tanto no mundo quanto no universo acho que pode existir vida , se na terra existe nós os seres humanos e animais e plantas etc...quem pode nos afirmar que naum exista vida em outro planeta..." o governo esconde varias coisas de nós , no nosso planeta ainda estao sendo descobertos outros tipos d vida , agora imagine os tipos que ainda existem fora dele?...foi comprovado que existe um planeta km as caracteristicas da terra ,fora do sistema solar, se aki existe vida pork nos outros planetas naum pode existir.....ainda vao ser deskoberta nos especies , as sereias existem mas e abafado pelo governo cmo elas , outros seres tambem...

  77. Marina disse:

    Não sei nem por que alguém iria querer negar a validade das pesquisas. Sinceramente, é só o descobrimento de outra espécie animal. Não é porque é uma criatura humanoide que deixa de ser o que é - só mais uma espécie animal.

    A hipótese de ancestrais primatas terem retornado ao ambiente aquático é absolutamente plausível, local onde essa espécie evoluiu, e hoje é um primo da espécie humana, ponto final.

    Não sei qual é a dificuldade em se aceitar essa teoria.

  78. ana beatriz disse:

    nossa eu ainda naõ a creditoniso

  79. renatynha disse:

    pode existir, mas nao que seja linda como nos contos mas sim um mamifero que tenha algunha semelhanca c humano tipo cabeca,bracos .

  80. mateus bispo disse:

    Eu acheI facisnante esse. Documentario. Tudo muito bem feito e o assunto e mutio bem construido eu quando crescer vou querer ser cientista como eles

  81. quando eu cresce vou viajar pros estados unidos para poder ver se sereias existem mesmo eu acredito tenho 11 anos,assisti o documentario sereias e eu acredito no que eles disseram

  82. katia disse:

    Me desculpem, mais se ficam atrás de vida no universo, e acreditam em ET. Qual o problema se acaso tiver mesmo um peixe com formato humano. É que quando falam em sereias as pessoas pensam logo nas lindas mulheres com canto hipnotizante, associam e não acreditam. Como o fundo do mar é uma incógnita, eu creio que haja espécies que não são conhecidos.

    • luara lenkiu disse:

      É verdade,existem varias enpecies de peixes no fundo do mar e se no reino unido todo existem diferenciadas tipos de peixes,baleias,e etc...
      deve aver sereias.como desvordar.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.