Tratamento Anaeróbio do Soro de Queijo – Alcalinidade

O soro de queijo, também popularmente chamado de soro de leite, é um subproduto da produção de diversos laticínios. É um líquido com baixíssimo valor agregado, comumente utilizado para a produção de ricota ou como ração animal. Além disso, o soro de queijo é um subproduto cuja produção é volumosa: para se produzir 1 kg de queijo são produzidos de 4 a 9 kg de soro, em média. Embora este resíduo possa apresentar várias substâncias com potencial econômico em sua constituição (com ênfase na fração permeada rica em lactose e nutrientes), o aproveitamento integral da produção do soro de leite é difícil. Além de ser um líquido nutritivo facilmente degradável, sua produção é dispersa e descentralizada. Muitos pequenos e médios produtores de laticínios não têm condição tecnológica para converter o soro de leite em um subproduto de maior valor agregado. Os custos logísticos de transporte e conservação desse subproduto também são proibitivos, tornando inviável a alternativa de valorizar o resíduo em unidades industriais capazes de processá-lo.

Outra característica complicada do soro de queijo é sua elevada carga orgânica e concentração de nutrientes. A disposição inadequada desse resíduo em corpos hídricos, considerando ainda seu grande volume produzido, gera problemas ambientais de difícil mitigação, como a eutrofização. Em suma: apesar do alto valor potencial desse subproduto, a produção descentralizada, em grandes volumes, com dificuldades no seu reaproveitamento e potencial poluente, o soro de queijo exige uma disposição final adequada.

Este artigo trata da investigação da digestão anaeróbia do soro de queijo em biorreatores operados em batelada.

Métricas

Altmetrics
PlumX
Dimensions

Introdução

Este trabalho de pesquisa

Conclusões

BioRxiv
Pré Print

Mendeley Data

Gustavo Mockaitis

Professor de biotecnologia, microbiologia e metodologia científica na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP. Apaixonado por ciência e tecnologia, tenho interesse em muitas áreas, desde psicologia até astronomia. Atualmente trabalho com digestão anaeróbia para produção de biogás e outros produtos com valor agregado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content