Programa de Bolsas no GBMA – 2023

Nosso grupo de pesquisas está procurando alunos de graduação talentosos e com vontade de aprender para desenvolver projetos de pesquisa em nosso laboratório. Atuamos em duas linhas de pesquisa, sempre voltadas à produção de biocombustíveis a partir do processamento de matéria orgânica complexa (podendo ser de resíduos ou de biomassa). A digestão anaeróbia, que é um processo biológico para a produção de diversos tipos de produtos com valor agregado como o biogás, o biohitano (biogás enriquecido com hidrogênio) e ácidos orgânicos voláteis. A pirólise é um processo de conversão termoquímico, que decompõe a matéria orgânica em três principais produtos: o óleo de pirólise, o biochar (também conhecido como biocarvão) e o gás de síntese. Estes projetos serão trabalhos de iniciação científica a serem desenvolvidos com nossos pesquisadores de doutorado e pós-doutorado.

Apesar de trabalhar com biotecnologia e processos termoquímicos, o grupo interdisciplinar de biotecnologia na agricultura e no meio ambiente (GBMA) é um grupo interdisciplinar. Desta maneira, procuramos sempre pessoas com mente aberta e dispostas a aprender coisas novas, com coragem, ânimo e motivação para ir além de seus estudos de graduação e suas formações para encarar problemas complexos e desafiadores.

Os temas principais a serem desenvolvidos estão elencados abaixo. Caso você tenha algum interesse em algum desses temas propostos, entrar em contato com o pesquisador indicado ao lado do tema para uma entrevista e definição do projeto de pesquisa, até o dia 05/05/2021:

• PIBITI – Construção de um reator de pirólise em leito fixo de escala de bancada controlado por Arduino para a produção de biocombustíveis a partir de resíduos urbanos: projeto e caracterização do sistema experimental (Jean Constantino – jean.constantino@cear.ufpb.br)

• PIBITI – Avaliação do potencial bioenergético dos resíduos da poda urbana de Campinas por meio da caracterização físico-química: relação entre as características físico-químicas e sua conversão em biocombustíveis (Jean Constantino – jean.constantino@cear.ufpb)

• PIBIC – Análise de metagenômica e metatranscripitômica de inóculo produção de biogás (Maria Paula Volpi – mcardealvolpi@gmail.com)

• PIBIC – Operação de bioreatores de co-digestão de resíduos da indústria sucroenergética para produção de biohitano (Maria Paula Volpi – mcardealvolpi@gmail.com)

As inscrições do programa institucional de bolsas de iniciação científica e tecnológica (PIBIC/PIBITI-UNICAMP) serão do dia 17/04 a 15/05/2023. Portanto, necessitamos selecionar os candidatos com o perfil de cada vaga até o dia 05/05/2023 para que haja tempo hábil para escrever os projetos e submeter as documentações. Para maiores detalhes sobre a bolsa e o processo de solicitação, vá a página da PRP-UNICAMP com o edital por meio deste link. O edital referente à essas bolsas pode ser acessado por este link.

Além desses temas, estamos procurando também um aluno para atuar no desenvolvimento de metodologias analíticas, com ênfase em cromatografia líquida e gasosa e espectrometria de massas. Os compostos a serem analisados são ácidos orgânicos, álcoois e açúcares de interesse biológico, em uma matriz analítica complexa. Esta bolsa é uma BAEF – Bolsa Auxílio Estudo e Formação, oferecida pelo serviço de apoio ao estudante. O regulamento para esta bolsa pode ser consultado nesta página. O título desse projeto é “Metodologias Analíticas para Biotecnologia e Meio Ambiente”. Para esta bolsa específica, o aluno deverá ter cursado pelo menos 75% do curso e ser de alguma das seguintes carreiras: Engenharia ambiental, engenharia química ou bacharelado em química. É desejável que os candidatos tenham interesse em desenvolvimento e validação de metodologias analíticas.

Onde estamos?

Nosso laboratório faz parte da faculdade de engenharia agrícola – FEAGRI da UNICAMP, e fica na Rua Michel Debrun, 397 – Cidade Universitária – CEP 13083-841 – Campinas/SP.

O endereço é meio escondido, o prédio principal fica no final da rua depois de um portão de grades. O ponto de ônibus mais próximo é o do CEMEQ/Banco do Brasil, pelo circular 2. O ponto de ônibus da FEAGRI/Genética (CMBEG) é o mais próximo pelo ônibus circular 1.

Alternativamente, você pode utilizar este link Waze - ícones de marcas e logotipos grátis para encontrar o lugar usando o Waze.

Para saber mais

Portal da UNICAMP – Unicamp e Shell firmam parceria para pesquisas em biogás

Forbes – Shell e Unicamp vão desenvolver agave para produção de biocombustíveis

Gustavo Mockaitis

Professor de biotecnologia, microbiologia e metodologia científica na Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP. Apaixonado por ciência e tecnologia, tenho interesse em muitas áreas, desde psicologia até astronomia. Atualmente trabalho com digestão anaeróbia para produção de biogás e outros produtos com valor agregado.