Existe na universidade um mantra que fala sobre a sua postura em relação a sua ação, que é o tripé universitário ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, a universidade hoje objetiva sua prática em realizar atividades de pesquisa científica, ensino de graduação e pós-graduação e extensão da universidade com a sociedade. Entendemos a importância de todos esses pés. Mas é extremamente claro que o foco sempre esteve na pesquisa, o ensino é levado como obrigação e a extensão… Bom, esta é feita por quem quer. Ou seja, a extensão é visivelmente o mais defasado dentre os pés, tanto que no discurso diário, é difícil até defini-la com precisão e objetividade. Com isso, tentarei dialogar qual a definição de extensão universitária e como existem contradições em seus discursos e sua prática.