Desafios e Inovação 

O mundo e as cidades sempre enfrentaram desafios que têm sido tratados a partir de grandes ideias. A distribuição de água, o transporte e a eletricidade foram alguns dos desafios enfrentados pelos engenheiros e cidadãos dos séculos anteriores. As necessidades de comunicação e de compartilhamento de informação de longas distâncias foram supridas com o advento do telégrafo, o telefone, o rádio, o cinema, a TV e a internet. Estas tecnologias de telecomunicações mudaram a forma de relacionamento e a conexão das pessoas.

Hoje, ideias inovadoras e respostas inteligentes se fazem necessárias para resolver os grandes problemas das cidades e cabe a nós estudantes, profissionais, pesquisadores, professores e cidadãos identificar e resolver os atuais desafios que impactam o desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia.

Desafios como os engarrafamentos, o tráfego, a poluição do ambiente, o caos urbano, a busca por vagas de estacionamento, o gerenciamento da cidade e a gestão dos serviços públicos (água, energia elétrica e transporte público) precisam ser superados através das existentes e as ainda emergentes tecnologias de informação e comunicação (TICs).

As TICs são as ferramentas que nos empoderam e que podem ser usadas no intuito de buscar as melhores soluções. Como? Criando, compartilhando, pensando, conectando, desenvolvendo, aprendendo, interatuando, questionando e sendo parte. Para mais informações, veja este post da blogueira Paula.

A construção das novas cidades devem ser empreendidas tendo como fonte de inspiração o serviço aos cidadãos e a resolução dos desafios atuais, pensando na tecnologia como instrumento ao serviço da imaginação. O vídeo abaixo identifica um problema atual e apresenta uma proposta de solução: o serviço de estacionamento inteligente.