Na teoria da probabilidade, existe um famoso paradigma relacionado a um apresentador de TV conhecido por Monty Hall. Na parte final do show, os participantes escolhiam na sorte entre 3 portas com prêmios muito bons (como um carro novo) e prêmios satisfatórios (como um piano).

Com base nesse contexto (mas diferente do que acontecia no show), é proposto o seguinte problema: Se atrás das portas tivermos dois bodes e um carro novo, e após a escolha do participante, o apresentador revela o que estava por trás de um das outras duas portas não escolhidas, e pergunta se o participante deseja permanecer na porta escolhida ou se o participante deseja mudar a porta. Qual é a melhor estratégia?

Essa questão suscita muita discussão, porque aparentemente no momento em que podemos trocar de porta, temos apenas duas opções, uma com o prêmio e outra com o bode (supondo que o participante não considere o bode como um prêmio). Ou seja, pode parecer que temos 50% de chance de ganhar ou perder.