Interessante como na história da Matemática vemos que várias descobertas (chamemos assim) ocorreram de formas completamente independentes por um simples progresso da ciência/sociedade. Não é como se uma pessoa/grupo tivesse encontrado aquele resultado e os demais copiassem. Claro que hoje com o desenvolvimento dos meios de comunicação instantânea, fica cada vez mais fácil descobrir o que já se desenvolveu em uma determinada área do conhecimento evitando assim “descobertas repetidas”. Uma descoberta Matemática realizada aqui na Terra ou num planetinha a bilhões de anos luz daqui, terá a mesma validade, dado que os conceitos são idênticos. Mas esse é um ponto interessante de se pensar na perspectiva da pesquisa, principalmente em Ciências Humanas, pois o “repetir” só perde o interesse quando os objetos de estudo apresentam características muito similares. Se pensarmos no aspecto humano por trás das divulgações científicas de matemática, um mesmo tema pode ser abordado da mesma maneira por diferentes pessoas (que não se conheçam) e ainda assim, produzir resultados muito diferentes.